Google Meet vs Zoom: veja comparativo dos serviços

4 min de leitura
Imagem de: Google Meet vs Zoom: veja comparativo dos serviços
Imagem: Reprodução / TecMundo

Durante a pandemia da COVID -19, grande parte das empresas tiveram que adotar o modelo home-office para continuar com seus expedientes de uma maneira remota. E os aplicativos para videoconferências foram os mais utilizados desde então, sendo o Google Meet e o Zoom os mais populares. 

Ambos são referência por conta da qualidade de transmissão, integração com outros softwares, e até mesmo possibilidade de utilizar extensões para deixar as videoconferências e reuniões online mais dinâmicas. Porém, os dois também deixam a desejar em alguns quesitos, principalmente quando comparados.

Aplicativos para videoconferências foram um dos mais utilizados durante a pandemia da COVID-19Aplicativos para videoconferências foram um dos mais utilizados durante a pandemia da COVID-19Fonte:  Shutterstock 

Para ajudar na sua escolha, hoje o TecMundo trouxe um comparativo entre os dois softwares, apresentando o que cada um tem de bom e ruim, e qual o mais indicado para cada situação. Confira!

O que é o Google Meet?

O Google Meet é um serviço de videoconferência integrado com outros aplicativos da empresa, como Gmail, Google Drive, etc. Com isso, é possível realizar videochamadas com outros participantes, apenas usando a sua conta na plataforma do Google.

Google Meet é um dos aplicativos de videoconferência mais utilizados do mundoGoogle Meet é um dos aplicativos de videoconferência mais utilizados do mundoFonte:  Google 

Entretanto, assim como seus outros serviços, o Google Meet também possui recursos para empresas que necessitam da funcionalidade para o dia a dia. Por exemplo, é possível fazer uma reunião online com até 250 participantes no plano Enterprise, assim como uma transmissão ao vivo no seu domínio para até 100 mil espectadores.

Mas também há outros recursos interessantes na versão gratuita do Meet. Entre eles, o que mais chama atenção é a praticidade com que ele permite criar as videoconferências. Basta você acessar a página do aplicativo na web e enviar o convite para os participantes, sem a necessidade de instalar um aplicativo no seu computador.

Já nos dispositivos móveis, basta ter o aplicativo no seu sistema, iOS ou Android e realizar o mesmo procedimento. Em questão de segundos a sua reunião online estará disponível e com um link para ser enviado para seus convidados, caso eles não possuam uma conta Google.

O Google Meet possui versões para smartphones, tablets, Windows e MacO Google Meet possui versões para smartphones, tablets, Windows e MacFonte:  Google 

O que é o Zoom?

O Zoom é um aplicativo voltado para a realização de videoconferências. Com ele, é possível fazer apresentações e reuniões online com uma série de recursos, que variam desde o espelhamento da sua área de trabalho, até a utilização de um quadro para fazer anotações em tempo real.

O Zoom é referência em aplicativos exclusivos para a realização de videochamadasO Zoom é referência em aplicativos exclusivos para a realização de videochamadasFonte:  Zoom 

Ele conta com uma versão gratuita, porém limitada, onde é possível realizar uma videochamada em uma qualidade de áudio e vídeo em HD, por até 40 minutos. Caso o tempo seja ultrapassado, a conexão cai e é necessário fazer todo o procedimento novamente.

Entretanto, nas versões pagas do Zoom há uma série de recursos, como a de criar salas virtuais exclusivas, e até mesmo gravar toda a videoconferência na nuvem. E para empresas, há também a possibilidade de criar ID personalizados para identificar usuários em todas as reuniões virtuais, e também personalizar a sala virtual para criar um ambiente similar ao do dia a dia de trabalho.

Assim como seu concorrente Google Meet, o Zoom possui versões para todas as plataformas, sejam elas mobiles como desktops. Além de ter a possibilidade de realizar algumas dessas reuniões em um ambiente na nuvem através do seu navegador.

Os planos empresariais do Zoom trazem uma série de recursos exclusivos para as empresas e assinantesOs planos empresariais do Zoom trazem uma série de recursos exclusivos para as empresas e assinantesFonte:  Zoom 

Preços e Planos

O Google Meet é vendido junto com outros aplicativo dentro do pacote Google Workspace. Além do software você também tem acesso a um e-mail comercial dentro da estrutura do Gmail, Drive com mais espaço de armazenamento, e até mesmo um Docs com mais recursos e compartilhamento de arquivos.

Os planos do Google Workspace são:

Tabela de preços dos planos do Google Workspace, que incluem o MeetTabela de preços dos planos do Google Workspace, que incluem o MeetFonte:  Reprodução / TecMundo 

O Zoom possui dois tipos de planos: o Pessoal e o Corporativo. No primeiro, a grande diferença fica para a quantidade máxima de participantes, que pode de variar de 100 até 300 pessoas, e o armazenamento em nuvem para salvar as reuniões.

O Zoom traz uma série de pacotes para o plano individualO Zoom traz uma série de pacotes para o plano individualFonte:  Reprodução / TecMundo 

Já os pacotes do plano corporativo também variam de número máximo de participantes, além de opções para mais espaço no armazenamento de arquivos em grupo, e quantidade de quadros compartilhados. Além disso, é possível adquirir extensões à parte pagando um valor extra por cada uma delas.

Zoom plano corporativoZoom plano corporativoFonte:  Reprodução / TecMundo 

Vale lembrar que você pode assinar todos esse pacotes por meio de pagamentos anuais, com descontos de até 17%, ou por mês.

Conclusão

Para empresas que necessitam diariamente do recurso de videochamada, investir no Zoom é a melhor alternativa. Os planos da versão paga do aplicativo incluem diversas funcionalidades que agregam ao dia a dia de reuniões online e, principalmente, apresentações e outras atividades online que necessitam de mais recursos.

Já o Google Meet é perfeito para quem quer uma opção gratuita e prática. Além de permitir fazer vídeochamadas diretamente do seu navegador, sem grandes complicações e com uma boa qualidade de imagem, o app também se mostra eficiente quando utilizado em plataformas móveis.

Gostou do conteúdo? Fique ligado aqui no TecMundo para não perder nenhuma novidade sobre tecnologia!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.