5 dicas para se tornar um freelancer de sucesso

3 min de leitura
Imagem de: 5 dicas para se tornar um freelancer de sucesso
Avatar do autor

No primeiro trimestre de 2017, o Brasil contava com 14 milhões de desempregados. Nessas horas, o importante é manter a calma e continuar a busca. Uma das formas de garantir um dinheirinho é através de empregos temporários ou freelas. Porém, mesmo esse tipo de trabalho necessita de cuidado para você não se perder nas oportunidades.

Portanto, se você pretende ganhar uma boa grana como freelancer, anote 5 dicas preciosas:

1. Evite se tornar freelancer em tempo integral

Se você tem um emprego fixo, os freelas podem ajudar a compor a renda. Entretanto, evite largar a garantia do emprego fixo para se dedicar exclusivamente aos jobs temporários, mesmo que eles estejam se tornando mais rentáveis no momento. Pense bem: pode ser que a oferta de freelas diminua ou até acabe, então só troque a estabilidade quando estiver completamente adaptado a ser seu próprio chefe.

O ideal é ir se acostumando com esse tipo de oportunidade, se dedicando em tempo integral apenas se rolar uma demissão. Também é importante dar tempo ao tempo até você ter uma vasta rede de networking, assim, se algum cliente ficar algum tempo sem pedir nenhum serviço temporário, talvez outros peçam.

2. Drible a solidão

Uma das características preferidas dos freelancers é poder trabalhar em casa e de pijamas. Porém, isso pode ser um martírio para muita gente, principalmente quem tem a necessidade do convívio social. Só que esse problema é facilmente contornado!

Você pode, por exemplo, procurar algum espaço de coworking para se integrar com o mais variado tipo de trabalhadores – muitos em situação semelhante à sua. Outra ideia é efetuar algum job em cafeterias ou outros espaços desse gênero, afinal, você evitar se sentir sozinho e ainda muda a rotina.

3. Mantenha o foco

Não tente querer abraçar o mundo. O mercado vai valorizar muito mais aquele freelancer especialista em determinado assunto do que alguém que tenta fazer todas as coisas. Claro que algumas áreas até são relacionadas, mas evite procurar jobs de redação ao mesmo tempo que busca trabalhos de imagem, por exemplo.

Descubra o que você tem mais afinidade e se especialize nisso. Se puder, faça cursos e continue aprendendo cada vez mais – lembre-se que o mercado sempre privilegia as pessoas mais antenadas com as novidades!

4. Tenha tempo para respirar

O maior medo de um freelancer é ficar sem trabalhar; assim, muitos acabam pegando um volume muito exagerado de trabalho para fazer um pé-de-meia. Só que isso não faz nada bem para a sua saúde e nem para seus jobs, afinal, você acaba se preocupando demais com muita coisa e fica difícil concentrar no que está fazendo no momento.

Portanto, vá com calma! Tenho um tempo para respirar, parar assistir a filmes e séries, para sair com os amigos e para descansar. Ser seu próprio chefe tem que ter suas vantagens, então não abra mão delas. Outra coisa importante é planejar a vida – e principalmente os gastos –  para tirar alguns dias de férias de tempos em tempos.

5. Divulgue seu trabalho

Depois de você descobrir o nicho que mais te agrada e criar um portfólio, está na hora de investir no marketing. E isso nem precisa ser feito gastando dinheiro, não... Procure grupos e comunidades relacionadas àquilo que você está se propondo a fazer, crie portfólios online, divulgue seus serviços e seus valores, esteja sempre aberto a negociações e busque seus clientes! Lembre-se: o “não” você já tem, então que tal correr atrás do “sim”? Seja criativo, invista em material de qualidade e o retorno vai acabar vindo naturalmente.

***

O Mega Curioso está em diversas redes sociais, sabia? Você pode nos seguir no Facebook, no Instagram e também no Twitter. E você ainda pode conferir todas as novidades em primeira-mão através do nosso aplicativo! Venha com a gente!

Comentários

Conteúdo disponível somente online
5 dicas para se tornar um freelancer de sucesso