Wi-Fi em motorhome: como funciona a internet na estrada?

4 min de leitura
Imagem de: Wi-Fi em motorhome: como funciona a internet na estrada?
Imagem: GettyImages

Ter Wi-Fi em seu motorhome pode fazer toda a diferença em sua viagem. Você se mantem conectado com amigos e familiares, trabalha remotamente, planeja suas rotas, assiste a filmes em streaming e faz muitas outras atividades com mais tranquilidade.

Para quem ainda não viveu a incrível experiência de viajar em um trailer, temos uma informação que pode surpreender: permanecer conectado durante o trajeto nunca foi tão fácil com as opções de Wi-Fi veicular disponíveis no mercado!

Quer saber mais sobre o assunto? O TecMundo te explica como funciona o Wi-Fi em motorhome e dicas importantes para ter acesso à internet na estrada enquanto viaja pelo país. Confira!

Como ter Wi-Fi na estrada?

Como dissemos, ter Wi-Fi em um motorhome é mais acessível do que você imagina. Há várias opções tecnológicas que a sua conexão à internet, mesmo nas áreas mais remotas. Aqui estão algumas maneiras de obter Wi-Fi enquanto viaja:

1) Plano de dados do celular

A maneira mais simples de obter Wi-Fi em um motorhome é através de um plano de dados do celular. A maioria das operadoras de telefonia móvel oferece planos de dados que permitem compartilhar a conexão com outros dispositivos, como notebooks e tablets.

Tudo o que você precisa fazer é adquirir um roteador Wi-Fi que suporte um cartão SIM e inserir o cartão em seu dispositivo. Isso cria uma rede Wi-Fi que você pode usar no veículos para navegar na web, responder e-mails e descobrir pontos turísticos pelo caminho.

Verifique sempre a fatura do plano de dados de celular contratado para garantir que você utilize o que está pagando.Verifique sempre a fatura do plano de dados de celular contratado para garantir que você utilize o que está pagando.Fonte:  GettyImages 

Para garantir que essa solução seja eficaz, é preciso ficar atento ao limite de uso de dados. Dependendo de seu plano e do país que estiver, você pode enfrentar restrições de dados que podem ser insuficientes para uma conexão Wi-Fi constante em viagens longas.

Além disso, em áreas remotas ou com sinal de celular fraco, a qualidade da conexão pode ser comprometida, resultando em velocidades lentas ou desconexões frequentes. Por isso, busque relatos de quem já passou pelos lugares que você pretende ir para saber como é o sinal da rede por lá!

2) Hotspots Wi-Fi portáteis

Outra opção é usar um hotspot Wi-Fi portátil. Esses dispositivos são projetados para fornecer acesso à internet em movimento. Eles se conectam à rede de celular e criam uma rede Wi-Fi que você pode usar em seu motorhome. Os hotspots Wi-Fi portáteis são uma opção conveniente, pois geralmente são pequenos e fáceis de transportar.

Sempre utilize criptografia, com WPA2 ou WPA3, ao compartilhar a internet de um roteador portátil.Sempre utilize criptografia, com WPA2 ou WPA3, ao compartilhar a internet de um roteador portátil.Fonte:  GettyImages 

Vale lembrar que os hotspots Wi-Fi portáteis dependem da bateria para funcionar. Se ela estiver descarregada, você perderá sua conexão à internet até que o dispositivo seja recarregado novamente.

E não se esqueça: seu planejamento financeiro deve considerar como custos adicionais de adquirir um dispositivo hotspot Wi-Fi portátil, o pagamento de um plano de dados separado.

Há sempre a opção de usar Wi-Fi público e, para isso, você pode contar com aplicativos que facilitam a busca por eles, como InstaBridge e iOverlander, e seguir as boas práticas de cibersegurança, como usar VPN.

3) Antena e repetidor Wi-Fi

Se você está planejando ficar em áreas mais remotas, uma antena e um repetidor Wi-Fi podem ser a melhor opção. Eles funcionam da seguinte maneira: uma antena é montada no telhado do seu motorhome e capta o sinal de Wi-Fi de fontes distantes, como postos de gasolina, cafeterias e campings.

Em seguida, o repetidor Wi-Fi amplifica o sinal, fornecendo uma conexão de alta velocidade dentro do motorhome.

Antena e repetidor Wi-Fi são uma boa alternativa para acessar a internet em locais remotos.Antena e repetidor Wi-Fi são uma boa alternativa para acessar a internet em locais remotos.Fonte:  GettyImages 

Vale destacar que o custo inicial da compra e instalação desses dispositivos é maior em comparação com as alternativas anteriores. Colocar uma antena e um repetidor Wi-Fi exige habilidades técnicas e, como nem todo proprietário(a) de motorhome tem esse conhecimento, é mais seguro contratar um profissional para realizar o serviço.

Escolher a solução que melhor atenda às suas expectativas ao viajar de motorhome deve analisar diversos fatores para não haver gastos desnecessários. Portanto, avalie sua rota, o uso de dados necessários, seu orçamento disponíveis e relatos de outros viajantes.

Como funciona o sistema Wi-Fi veicular?

Os sistemas de Wi-Fi veicular são projetados para manter você conectado enquanto está em movimento. Eles geralmente consistem em uma combinação de antenas, roteadores e cartões SIM. O sistema é instalado no motorhome e alimentado pela bateria do veículo.

Quando o motorhome está em movimento, a antena capta o sinal de celular disponível e o roteador cria uma rede Wi-Fi que você pode usar para se conectar à internet. Esses sistemas geralmente têm antenas de alto ganho que podem captar sinais de Wi-Fi a longas distâncias, tornando-os ideais para quem viaja para áreas remotas.

aaFonte:  GettyImages 

Outra vantagem dos sistemas de Wi-Fi veicular é que eles são capazes de se conectar a várias redes celulares ao mesmo tempo. Isso garante que você sempre tenha a melhor conexão disponível, independentemente de onde esteja.

Por outro lado, como qualquer sistema tecnológico, o sistema de Wi-Fi veicular requer manutenção e atualizações regulares. Isso pode exigir tempo e recursos adicionais, sendo aconselhável não perder esse tópico de vista do seu calendário de manutenções do automóvel!

De modo geral, muitos viajantes de motorhome consideram que os benefícios das soluções que apresentamos superam suas desvantagens, uma vez que elas permitem desfrutar de uma conectividade confiável enquanto exploram novos destinos.

Gostou do conteúdo? Permaneça conectado com as novidades do universo da tecnologia aqui no TecMundo. Aproveite para ler em seguida sobre a van elétrica baseada na 'BrightDrop' que está em desenvolvimento!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.