Apple compra startup de IA para otimizar streaming de vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Apple compra startup de IA para otimizar streaming de vídeo
Imagem: WaveOne/Divulgação

A Apple adquiriu a WaveOne, uma empresa que desenvolve algoritmos de compressão de vídeo usando inteligência artificial (IA). A negociação durou dois anos e foi realizada de forma discreta, com a transferência de vários ex-funcionários da startup para a Apple, incluindo um dos cofundadores da empresa.

A startup desenvolveu um algoritmo de compressão e descompressão de vídeo "consciente do conteúdo" que utiliza aceleradores de IA presentes em muitos telefones e PCs. O algoritmo detecta cenas e objetos em um quadro de vídeo e pode priorizar certos elementos, como rostos, para economizar largura de banda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A WaveOne foi fundada em 2016 por Lubomir Bourdev e Oren Rippel, ex-funcionários da Meta, empresa proprietária do Facebook. Eles trabalhavam na área de visão computacional da companhia e foram responsáveis pela moderação de conteúdo, busca visual e ranqueamento no feed da rede social.

A tecnologia deve ser incorporada pela Apple, mas ainda não há informações oficiais sobre isso. Especula-se que a inteligência artificial possa ser integrada ao Apple TV+ –  serviço de streaming da empresa –, a fim de reduzir custos de infraestrutura, possibilitar resoluções mais altas e entregar mais qualidade.

Qual o impacto da IA nos serviços de streaming?

Sistema de compreensão de vídeo por inteligência artificial pode ser integrado à Apple TV+. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Sistema de compreensão de vídeo por inteligência artificial pode ser integrado à Apple TV+. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Com o aumento da popularidade do streaming de vídeo e o aumento da demanda por conteúdo de alta qualidade em dispositivos móveis, a necessidade de uma compressão de vídeo eficiente se tornou mais importante do que nunca.

A Apple não é a única empresa a investir em algoritmos de compressão de vídeos. O YouTube adotou um algoritmo chamada de DeepMind em 2022, que reduziu em 4% a quantidade de dados necessários para transmitir o conteúdo audiovisual aos usuários.

No entanto, a IA adquirida pela empresa da maçã pode ter um impacto ainda maior, já que é capaz de lidar com interrupções repentinas na conectividade e reduzir o tamanho dos arquivos de vídeo pela metade, com ganhos ainda maiores em cenas mais complexas.

E então, o que achou da novidade da Apple? Para ficar por dentro desse e outros assuntos, continue acompanhando o TecMundo. Aproveite!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.