Investimento: quais os tipos e como começar a investir o seu dinheiro

3 min de leitura
Imagem de: Investimento: quais os tipos e como começar a investir o seu dinheiro
Imagem: Shutterstock

Já se foi o tempo em que investir era algo restrito a um grupo bem específico de pessoas. Hoje qualquer um, mesmo com pouco dinheiro e em um mercado financeiro que oscila constantemente, pode entrar no mundo dos investimentos e colocar as finanças em ordem. Porém para fazer isso é preciso buscar conhecimento e aprender um pouco sobre esse universo.

Se você não sabe onde investir, este guia vai ajudá-lo explicando quais são os tipos de investimentos e como começar a investir mesmo com muito pouco dinheiro inicial. É muito importante destacar, entretanto, que este artigo não tem o propósito de servir como uma recomendação de investimentos, mas apenas um incentivo para que você busque cada vez mais informações e conhecimentos sobre esse tema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por que investir?

É importante entender porque você quer investir seu dinheiro.É importante entender porque você quer investir seu dinheiro.Fonte:  Shutterstock 

Responder essa pergunta é um dos passos essenciais para entender como começar a investir. Afinal, por que fazer isso se você não entende o propósito do dinheiro em sua vida?

Mesmo que a frase “o dinheiro não traz felicidade” seja verdadeira, o fato é que recursos financeiros podem permitir que você realize os seus sonhos, ajude as pessoas ao seu redor e até tenha uma qualidade de vida melhor. Portanto, existem bons motivos para entender onde investir o seu dinheiro.

Além desses motivos, é preciso pensar também no fato de que todos nós um dia vamos envelhecer e precisar parar de trabalhar. Quando isso acontecer, além da aposentadoria, pode ser necessário ganhar dinheiro de outras formas e o conhecimento de como começar a investir pode ajudar nesse sentido.

Tipos de investimentos

Dentro do universo financeiro, os investimentos podem ser basicamente divididos em dois tipos: renda fixa e renda variável. A diferença entre essas duas classes está associada ao retorno, liquidez e risco de cada aplicação financeira.

Vamos entender melhor cada um desses termos:

  • Retorno: é o potencial de valor a ser ganho ao se optar por um determinado investimento;
  • Liquidez: é a rapidez com que você é capaz de converter um determinado ativo em dinheiro;
  • Risco: é a variação que o dinheiro aplicado pode receber, sendo que alguns investimentos podem chegar a zerar em algumas circunstâncias bem específicas.

Vale ressaltar que existe uma relação inversamente proporcional entre cada um desses conceitos. Por exemplo: quando um ativo possui um alto potencial de retorno, isso significa que a liquidez é baixa e o risco é alto. Porém, investimentos de baixo risco tendem a ter uma liquidez e retorno baixos.

Renda fixa

A renda fixa é mais indicada para os iniciantes.A renda fixa é mais indicada para os iniciantes.Fonte:  Shutterstock 

Os ativos de renda fixa representam a porta de entrada no universo dos investimentos. Se você não está familiarizado com o mercado financeiro, é aqui que você deveria começar.

A rentabilidade desses ativos segue uma fórmula preestabelecida e sua rentabilidade está associada a um tipo de indexador.

As opções dessa categoria apresentam como características o baixo risco, liquidez alta, mas baixo potencial de retorno – ao menos comparativamente a outras opções e quando a taxa de juros da economia brasileira está baixa. Esse é o caso da famosa caderneta de poupança, que muitos nem consideram uma opção de investimento válida tão baixo é o seu retorno.

Os ativos de renda fixa podem ser classificados de acordo com a sua rentabilidade (prefixada, pós-fixada ou uma mistura de ambos) ou segundo o órgão emissor (empresa privada, instituição financeira ou o governo).

Alguns exemplos de renda fixa:

  • Títulos do Tesouro Direto;
  • CDB (Certificados de Depósito Bancário);
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio);
  • LC (Letra de Crédito);
  • Debêntures.

Renda variável

Os ativos de renda fixa são recomendados para os mais experientes em investimentos.Os ativos de renda fixa são recomendados para os mais experientes em investimentos.Fonte:  Shutterstock 

Na renda variável, os ativos não seguem uma fórmula específica e a rentabilidade não está associada a um indicador específico – como a taxa de juros. É por essa razão que os investimentos dessa categoria são mais arriscados e não possuem garantia sobre quanto o dinheiro vai render ao longo do tempo.

Portanto, estamos diante de um ativo não recomendado para os iniciantes.

Porém, a renda variável também é aquela que possui o maior potencial de retorno, podendo multiplicar o patrimônio daqueles que sabem investir corretamente o seu dinheiro.

Exemplo de renda variável:

  • Ações;
  • Fundos imobiliários;
  • Câmbio e moedas;
  • ETFs;
  • Derivativos;
  • Ouro.

Como começar a investir

Como você pode ter percebido, a renda variável não é o lugar indicado para iniciantes começarem a investir. Portanto, o mais indicado é pesquisar sobre os ativos da categoria de renda fixa, como CDBs e títulos públicos emitidos através do programa Tesouro Direto do governo.

Este último é, inclusive, a recomendação de boa parte dos especialistas para aqueles que querem começar a se familiarizar cada vez mais com o maravilhoso universo dos investimentos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.