Dona do Facebook, Meta ganha 'prêmio' de pior empresa de 2021

2 min de leitura
Imagem de: Dona do Facebook, Meta ganha 'prêmio' de pior empresa de 2021
Imagem: Meta

O site Yahoo! Finanças realizou uma pesquisa entre os usuários para descobrir qual, na opinião dos espectadores, foi a "pior companhia" de 2021. O título foi disputado, mas acabou com uma empresa que até mudou de nome nos últimos meses: a Meta. 

Companhia que antes só se chamava Facebook, a empresa agora abriga a rede social e outras plataformas comandadas por Mark Zuckerberg, como Instagram, WhatsApp e Oculus. A mudança de nome ocorreu em outubro e visa direcionar a empresa para um novo foco: o metaverso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de dezembro de 2021 e obteve 1.541 respostas — todas de leitores do site, que incluem investidores e entusiastas do mercado de ações. Ao todo, a Meta recebeu 8% dos votos em uma pesquisa de modalidade aberta, ou seja, sem alternativas pré-definidas.

A reformulação na marca gerou respostas positivas e negativas do público.A reformulação na marca gerou respostas positivas e negativas do público.Fonte:  Meta 

O ano, de fato, não foi positivo para a gigante. Em outubro, documentos e estudos internos vazados por uma ex-diretora da empresa indicaram que as redes da marca prejudicavam a saúde mental de usuários jovens e interferiam na democracia em certos países sem tanta moderação de postagens. Novas reportagens que surgiram semanas depois, batizadas de Facebook Papers, detalharam ainda mais essas práticas controversas.

Quase ao mesmo tempo, o Facebook realizou a mudança de nome, passando a apostar cada vez mais nos serviços de metaverso em Realidade Virtual (VR). Cerca de 30% de quem votou na Meta, entretanto, diz que a companhia "pode se redimir" no futuro — especialmente pelo novo direcionamento e eventuais mudanças nas políticas internas e de moderação.

No começo do ano, a plataforma também foi criticada pela falta de ações contra discurso de ódio e organizações extremistas que se reuniam na plataforma, inclusive as que realizaram a invasão do Capitólio dos EUA. A rede também sofreu críticas dos conservadores por uma suposta censura, especialmente após banir o ex-presidente Donald Trump.

Quem mais foi citado?

Embora não tenha divulgado resultados mais precisos, o Yahoo! Finanças divulgou algumas marcas que foram bastante citadas na enquete.

Por desvalorização nas ações, apareceram na lista a operadora norte-americana AT&T e a gigante chinesa Alibaba, esta especialmente pelas sanções impostas pelo próprio governo chinês. A dona do AliExpress foi a segunda mais citada, com pouco menos de 4% dos votos.

Jack Ma, CEO do Alibaba.Jack Ma, CEO do Alibaba.Fonte:  World Economic Forum 

Já o app de finanças Robinhood recebeu menções pelo papel em escândalos envolvendo a compra de fundos de empresas como a Gamestop, no início do ano.

Duas montadoras modernas também receberam muitos votos. A principal foi a Nikola, cujo fundador foi formalmente acusado de fraude neste ano por mentir sobre um caminhão que está em desenvolvimento desde 2016. A outra é a Tesla, criticada pelo adiamento constante de veículos, novas acusações de assédio e "o culto à personalidade" do CEO Elon Musk, que até ganhou o título de Pessoa do Ano pela Revista TIME.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.