App de finanças Robinhood bloqueia ações da GameStop e AMC

1 min de leitura
Imagem de: App de finanças Robinhood bloqueia ações da GameStop e AMC
Imagem: Robinhood
Avatar do autor

Após uma ação orquestrada por investidores independentes no Reddit, a plataforma de finanças Robinhood bloqueou a compra de ações de companhias como GameStop e AMC. O aplicativo estava sendo utilizado como principal meio de negociação para um movimento que visa valorizar os ativos de empresas quase falidas para gerar prejuízo para grandes fundos de investimentos.

A plataforma Robinhood é conhecida por oferecer liberdade para investidores independentes, mas a movimentação incomum na bolsa de valores fez a empresa impor limites em sua plataforma. Segundo a companhia, o bloqueio acontece por causa da "volatilidade atual do mercado".

Fonte:  Robinhood 

Além da GameStop e a rede de cinemas AMC, outras ações que tiveram uma alta incomum não podem ser negociadas no aplicativo. Os usuários do Robinhood também estão impedidos de comprar ativos da BlackBerry, Nokia e Bed Bath & Beyond.

A empresa também disse que está expandindo o site Robinhood Learn, que inclui artigos educativos sobre finanças. Com a movimentação atípica da bolsa de valores nos Estados Unidos, a companhia disse que está disposta a ajudar novos investidores a entrarem com segurança no mercado de ações.

Recepção negativa

As restrições impostas pela Robinhood não foram recebidas de maneira positiva pelos usuários. Nas redes sociais, a plataforma está sendo acusada de promover manipulação de mercado com a atitude.

A mudança anunciada pelo aplicativo chegou a ganhar a atenção de parlamentares nos Estados Unidos. Rashida Tlaib, do Partido Democrata, considerou as restrições um "absurdo" e disse que realizará um debate sobre o assunto com o Comitê de Serviços Financeiros do país.

Vale ressaltar que o Robinhood não é a única plataforma a bloquear a negociação de ações da GameStop e AMC e instituições renomadas também tomaram medidas similares. Ainda assim, o caso do aplicativo gera preocupação porque, segundo o Motherboard, mais da metade da base de usuários da plataforma utiliza o serviço para negociar os ativos das empresas bloqueadas.

News de tecnologia e negócios Deixei seu email aqui, e welcome to the Jungle.
App de finanças Robinhood bloqueia ações da GameStop e AMC