DOGE-1: missão lunar financiada por criptomoedas acontece em 2022

1 min de leitura
Imagem de: DOGE-1: missão lunar financiada por criptomoedas acontece em 2022
Imagem: Herr Fuchs/YouTube

Criada a partir de um meme, a Dogecoin tornou-se uma moeda diferenciada em 2021, após o bilionário Elon Musk “entrar na brincadeira”, e elogiá-la. Isso fez com que o ativo decolasse como um foguete, chegando a uma valorização de impressionantes 14.000% neste ano. No início de 2022, também veremos a moeda digital chegando ao espaço com o Falcon 9 da SpaceX.

Anunciada em maio, logo após a polêmica aparição de Elon Musk no SNL, a DOGE-1 deverá ir ao espaço no início de 2022, segundo informa o CoinTelegraph. A primeira missão lunar financiada por uma criptomoeda vai colocar um CubeSat de 40 quilos em uma “órbita lunar estável”. A empreitada poderá validar novas tecnologias de navegação, através de monitoração cujas imagens serão enviadas para o fabricante Geometric Energy Corporation (GEC), parceiro do projeto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O lançamento da DOGE-1 será viabilizado pelo investimento em Dogecoin feito pelo ecossistema de troca inteligente Unizen e a incubadora de finanças descentralizada ZenX. O vice-presidente de vendas comerciais da SpaceX, Tom Ochinero, afirmou que a “missão demonstrará a aplicação da criptomoeda além da órbita da Terra”.

A viagem do DOGE-1

Os CubeSats (acrônimo das palavras Cubo e Satélite) não são novidade. Mais de 1,6 mil desses satélites miniaturizados já foram lançados até hoje, e viajam pela chamada órbita terrestre baixa, que fica entre 160 e 1,9 mil quilômetros acima da superfície da Terra. O diferencial do DOGE-1 é que ele será o primeiro CubeSat a viajar pela órbita lunar, o que o coloca a mais de 400 mil quilômetros do nosso planeta.

Isso ocorrerá, segundo as empresas parceiras, porque o primeiro cubo agendado pela NASA para chegar à Lua teve seu lançamento adiado. Pelo novo cronograma oficial, o chamado Experimento de Navegação e Operações Tecnológicas do Sistema de Posicionamento Autônomo Cislunar (CAPSTONE) será lançamento somente no final de março de 2022, quando se espera que o DOGE-1 já esteja em órbita, enviando imagens e informações para o GEC.

Imagem: Curso Completo de Criptomoedas 2021 - Aprenda a Investir
Imagem: Tecmundo Recomenda

Curso Completo de Criptomoedas 2021 - Aprenda a Investir

Aprenda o passo a passo para Investir em Criptomoedas, Bitcoin, Ethereum e Altcoins! Domine Blockchain e muito mais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.