Dogecoin: de zoeira a uma das criptomoedas mais valorizadas do mundo

4 min de leitura
Imagem de: Dogecoin: de zoeira a uma das criptomoedas mais valorizadas do mundo
Imagem: Wikimedia Commons

O mercado das criptomoedas está mais aquecido do que nunca. Grandes instituições financeiras estão adotando aos poucos as carteiras digitais, a comercialização de non-fungible tokens (NFTs) movimenta valores insanos por arte digital e o bitcoin sozinho recentemente superou todo o mercado de ações da Bolsa brasileira.

Contudo, entre todas as atuais histórias desse tema, existe uma tão surreal que parece quase inacreditável: a trajetória da dogecoin, uma criptomoeda que nasceu como uma brincadeira e permaneceu sorrateira durante anos, como uma alternativa que poucos investidores levavam a sério.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Agora, graças ao aquecimento do setor em geral e a tweets de uma celebridade em especial, ela virou uma das moedas digitais mais valorizadas do mercado.

A origem da dogecoin

A dogecoin é uma criptomoeda criada no fim de 2013 por dois desenvolvedores: Billy Markus e Jackson Palmer. Ela começou com uma grande brincadeira, uma espécie de paródia do bitcoin, que ainda era visto com muito ceticismo por boa parte da comunidade online, ao mesmo tempo que já atingia altos valores.

Palmer foi o idealizador de combinar uma criptomoeda com um meme, enquanto Markus, um engenheiro de software da IBM, havia acabado de criar um projeto de moeda digital em seu tempo livre.

A primeira logo da Dogecoin: sem qualquer esforço de seriedade.A primeira logo da dogecoin: sem qualquer esforço de seriedade.Fonte:  Wikipédia 

Em poucas horas em um único dia, a dupla desenvolveu uma criptomoeda do zero com as mesmas características e funcionalidades do bitcoin. Isso os deixou tão surpresos quanto bem-humorados: o fato de tudo ser tão simples e quase abstrato nesse mercado era digno de uma piada.

O funcionamento da dogecoin é como o de uma moeda digital simples: a partir de blockchain próprio, você ganha como "recompensa" uma fração da moeda ao fazer a mineração, podendo utilizá-la para pagamentos em locais que a aceitam. Entretanto, não tem um limite definido a ser minerado e é mais simples em transações e mineração, o que pode contribuir para a inflação e a instabilidade em níveis altos até mesmo para criptomoedas.

Doge quem?

O próprio tema escolhido foi uma grande brincadeira: o meme "Doge", apelido de uma cadela da raça shiba inu japonesa chamada Kabosu.

Tudo começou com a inocente divulgação de uma foto de Kabosu em que ela aparece com um semblante sereno, o rosto rechonchudo e as patas dianteiras cruzadas. Rapidamente, a imagem viralizou e ganhou legendas toscas, coloridas e na fonte Comic Sans, como se fossem os pensamentos do animal escritos em um inglês rudimentar.

Uma das montagens com a foto do Shiba Inu que virou celebridade.Uma das montagens com a foto da shiba inu que virou celebridade.Fonte:  Know Your Meme 

O nome do meme é escrito de forma errada: "Doge", uma variação de "dog", que significa cachorro, em inglês. A palavra nasceu em 2012 em fóruns do Reddit e virou sinônimo de fotos de shiba inus.

Com a dogecoin estabelecida oficialmente, Markus foi o primeiro minerador, obtendo o equivalente a US$ 10 mil e dividindo com o sócio. A partir daí, o projeto foi divulgado em fóruns e redes sociais — atingindo proporções que os criadores jamais imaginariam.

O auge (até agora)

A brincadeira, com o tempo, ganhou ares de especulação financeira, e a dogecoin passou a ganhar uma importância relativa no segmento de criptomoedas, ainda que bem abaixo de bitcoin e ethereum.

Em 2014, ainda no ritmo das piadas, a dogecoin patrocinou uma equipe da NASCAR e até levou o time jamaicano de bobsled para as Olímpiadas de Inverno — praticamente uma reedição do filme Jamaica Abaixo de Zero. Ela até virou um jogo em forma de simulador, sem que você precise lidar com a moeda de verdade.

O carro com o patrocínio da moeda.O carro com o patrocínio da moeda.Fonte:  CNN 

O tempo passou, e a dogecoin voltou ao noticiário em 2021. Os motivos foram vários e envolvem alguns elementos que mexeram com a economia mundial nos primeiros meses do ano: Reddit e Elon Musk.

Atual CEO da Tesla e da SpaceX, além de outros projetos, Musk é uma das figuras mais influentes do mercado de tecnologia também por suas postagens no Twitter envolvendo criptomoedas. E ele fala de dogecoin desde 2018, mas foi só em 2021 que algumas mensagens curtas postadas pelo executivo levaram a moeda a ser valorizada repentinamente.

Uma impressão da dogecoin.Uma impressão da dogecoin.Fonte:  Aranami/Flickr 

Além disso, ela virou uma espécie de "queridinha" de comunidades do TikTok e do subreddit WallStreetBets, o mesmo que bagunçou o fundo de investimentos da GameStop.

Esses grupos tinham como objetivo levar a Dogecoin "para a Lua", expressão que indica valorizá-la ao máximo para testar os limites da especulação financeira. Se deu certo? Em 2021, ela já valorizou 8.100% — em abril, chegou a subir ao mesmo tempo que as demais principais criptomoedas do mercado sofreram queda histórica.

Só que a clássica instabilidade das criptomoedas também atinge a dogecoin. Até a publicação deste texto, ela perdeu 43% do volume em apenas 24 horas e viu a capitalização de mercado encolher em pouco mais de 5%. Atualmente, 1 dogecoin é o equivalente a US$ 0,29, segundo CoinMarketCap.

A valorização ao longo dos anos.A valorização ao longo dos anos.Fonte:  CoinMarketCap 

Anos depois de ser estabelecida, a criptomoeda que nasceu como uma piada virou coisa séria — e parte do mercado especulativo que ela queria parodiar.

[Atualização – 03/04/2023, às 15h15]: O polêmico criptoativo do cão shiba inu voltou a virar assunto após o dono do Twitter, Elon Musk, substituir o tradicional símbolo da rede social pela foto da criptomoeda.

Poucos minutos após a alteração, o mercado já reagiu com a notícia e a dogecoin começou a apresentar uma grande valorização.

Dogecoin

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.