Apagão no Facebook e WhatsApp aumentou a audiência na Netflix em 14%

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Imagem: Mollie Sivaram/Unsplash/Reprodução
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Um relatório da Netflix revelou que o serviço de streaming se beneficiou da queda do Facebook no início de outubro. Conforme o documento enviado para acionistas, a plataforma teve um aumento de 14% de audiência naquela data.

Sem poder usar diversos apps, como Instagram e WhatsApp, muitos usuários recorreram ao streaming como meio de distração. Algo que coloca as redes sociais como um dos principais rivais da plataforma.

Netflix encara Fortnite e TikTok como “fortes concorrentes”.Netflix encara Fortnite e TikTok como “fortes concorrentes”.Fonte:  Erik Mclean/Unsplash/Reprodução 

Um trecho do relatório enfatiza que a Netflix compete diretamente com outras atividades que ocupam o tempo e a atenção dos espectadores. Então, a plataforma cita "assistir TV linear, ler um livro, acessar o TikTok e jogar Fortnite" como seus concorrentes.

"Um exemplo dessa dinâmica, em 4 de outubro, quando o Facebook passou por uma paralisação global por várias horas, nosso engajamento teve um aumento de 14% durante esse período", destaca o documento.

Com a queda dos serviços do Facebook durando cerca de sete horas, o aumento da audiência da Netflix não é uma grande surpresa. Vale citar que o serviço viu um movimento semelhante nos primeiros meses da pandemia de Covid-19 em 2020.

Sucesso mundial, Round 6 foi assistido por mais de 142 milhões de assinantes.Sucesso mundial, Round 6 foi assistido por mais de 142 milhões de assinantes.Fonte:  Netflix/Divulgação 

O sucesso da Netflix

Embora tenha disputado com vários concorrentes nos últimos anos, a Netflix segue como o principal serviço de streaming de muitos usuários. O catálogo bastante variado com filmes, séries e realities shows exclusivos é uma das razões para o sucesso.

Produções como Round 6 e as novas temporadas de You e Cobra Kai estão ajudando a plataforma a se manter em ascensão em 2021. Assim, a empresa encerrou o 3º trimestre com 4,4 milhões de novos assinantes globais.

Entretanto, o recente relatório mostra que o serviço de streaming tem apenas 6% do tempo de exibição na TV dos consumidores norte-americanos. Por isso, indiretamente, a empresa considera qualquer outra atividade que ocupe o tempo do espectador como "um rival".

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