Netflix: Cade revela por engano número de assinantes do streaming no Brasil

Imagem de: Netflix: Cade revela por engano número de assinantes do streaming no Brasil
Imagem: rafapress/Shutterstock

De maneira não intencional, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia federal responsável por fiscalizar e prevenir abusos do poder econômico, acabou revelando o número de assinantes da Netflix no país. De acordo com a “gafe”, a gigante do streaming tinha 19 milhões de assinaturas por aqui em janeiro de 2021.

A informação do vazamento foi divulgada nesta segunda-feira (11) pelo site Notícias da TV, que revelou ter tido acesso ao documento do Cade que acabou sendo colocado em modo público. O dado é considerado sigiloso pela Netflix, que não faz este tipo de divulgação, já que considera a proteção do detalhe como uma estratégia comercial. A única menção a isso veio em 2019, quando a companhia disse que o Brasil tinha ultrapassado a marca de 10 milhões de assinantes.

O veículo explicou que a particularidade estava presente em um arquivo da Associação NEO, que representa prestadores de serviço de TV por assinatura de pequeno porte. A entidade reclama da fusão entre WarnerMedia e Discovery, que poderia gerar um monopólio.

Netflix

Rebatendo o argumento que os streamings são concorrentes da TV paga a NEO disse que “a Netflix, por exemplo, já foi capaz de conquistar 19 milhões de assinantes no Brasil sozinha”. E para sustentar seu argumento, a NEO anexou o arquivo em que a Netflix revelava a informação. O arquivo em questão foi utilizado em outro processo do Cade e deveria ter sido mantido em sigilo, já que era exclusivo para a análise da autarquia federal, mas foi disponibilizado publicamente.

Sobre o vazamento, tanto o Cade quanto a gigante do streaming disseram ao Notícias da TV que não comentariam o caso.

No final do ano passado, a Netflix revelou ter ultrapassado a marca de 200 milhões de assinantes no mundo. Com a revelação de que o Brasil tinha 19 milhões de assinaturas em janeiro, é possível calcular que o país chegou a representar quase 10% do número de inscrições no mundo todo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.