WhatsApp, Facebook e Instagram ficam fora do ar nesta segunda (4)

2 min de leitura
Imagem de: WhatsApp, Facebook e Instagram ficam fora do ar nesta segunda (4)
Imagem: Primakov/Shutterstock

Usuários começaram a reclamar no início da tarde desta segunda-feira (4) que o WhatsApp, Instagram e Facebook estavam fora do ar. Enquanto as redes sociais não estavam atualizando o feed, o mensageiro não estava recebendo e enviando nenhuma mensagem.

A queda foi monitorada pelo Downdetector, que começou a notificar um aumento significativo de reclamações por volta das 12h30 (horário de Brasília). O mapa de falhas do site aponta, inclusive, que os problemas foram notificados em várias capitais do país, como São Paulo, Recife, Salvador e Curitiba.

Down Detector

Com as três plataformas de Mark Zuckerberg fora do ar, as pessoas aproveitaram para reclamar da situação no Twitter. De maneira bem-humorada, os usuários pediram para que as redes voltem a funcionar o mais rápido possível. Confira, abaixo, as melhores publicações sobre o tema:

O que causou a instabilidade?

A queda das duas principais redes sociais e do principal aplicativo de mensagem do mundo não aconteceu somente no Brasil. No Twitter, foi possível encontrar publicações em inglês e espanhol, por exemplo, de pessoas falando que os serviços não estavam funcionando. O assunto, inclusive, virou notícia no mundo todo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, as hashtags #instagramdown e #facebookdown ficaram nas primeiras colocações nos Trendings Topics por volta das 13h (horário de Brasília). O mesmo aconteceu em países como Espanha, Alemanha e Reino Unido.

O TecMundo entrou em contato com as empresas para verificar a causa da queda e foi informado, por enquanto, que o assunto está “sendo investigado”. A matéria será atualizada assim que as redes voltarem ao ar.

[ATUALIZAÇÃO — 13h17]: O perfil oficial do WhatsApp publicou, no Twitter, que está “ciente dos problemas” e que está “trabalhando para que as coisas voltem ao normal”.

[ATUALIZAÇÃO - 19h10]: As redes sociais começaram a voltar ao funcionamento normal por volta das 19h. Os usuários conseguiram voltar a fazer publicações no Instagram e Facebook e enviar mensagens pelo WhatsApp.

Apesar disso, a causa do problema não foi ainda totalmente esclarecida. Um pouco mais cedo, Mike Schroepfer, CTO do Facebook, publicou uma mensagem no Twitter se desculpando pelo problema e dizendo que a "rede" da empresa estava passando por problemas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.