UE avisa Apple: privacidade não é desculpa para limitar rivais

1 min de leitura
Imagem de: UE avisa Apple: privacidade não é desculpa para limitar rivais
Imagem: Pixabay
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple não deve usar a privacidade e segurança dos usuários como argumento para reforçar o próprio ecossistema e realizar atitudes que são consideradas anticompetitivas. A declaração foi dada por Margrethe Vestager, autoridade de tecnologia e ações de concorrência na União Europeia, durante uma entrevista para a agência de notícias Reuters.

"Eu acredito que privacidade e segurança estão no topo da lista de importâncias para todos. O importante aqui é que, claro, esse não é um escudo contra concorrência, porque acho que consumidores não largariam mão de segurança ou privacidade se eles usassem outra loja de aplicativos ou se eles fossem carregados por fora", explica. O CEO da Apple, Tim Cook, alegou anteriormente que apps externos seriam um risco à segurança no iOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Apple atualmente encara uma série de investigações ou ações judiciais em várias partes do mundo a respeito de supostas práticas contra a concorrência, monopólio e domínio de setores por favorecimento ao próprio ecossistema. Além do processo movido pela Epic Games, que acabou nos tribunais, a empresa encara uma ação antitruste que pode custar US$ 800 milhões e investigações na Alemanha contra a App Store.

Cookies e navegação

Vestager ainda comentou novas formas de coleta de dados e bloqueio de rastreadores por parte de gigantes da tecnologia. Mais especificamente, ela elogiou o sistema de personalização de privacidade no iOS, afirmando que não há motivos de investigação contra a ferramenta até o momento.

Por outro lado, o plano da Google de substituir os cookies por outra modalidade de coleta de informações sem tanto controle por parte do usuário e das empresas envolvidas deve gerar uma investigação na região.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.