Melhores da Semana: 27/09/2013 [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Melhores da Semana: 27/09/2013 [vídeo]

Está no ar mais uma edição do Melhores da Semana, o resumo com as notícias e os artigos mais lidos no Tecmundo nos últimos dias, além das excentricidades preferidas dos leitores do Mega Curioso.

Os destaques desta semana incluem a situação envolvendo as empresas Telefónica e Telecom Italia, que pode abalar o mercado das operadoras de celular no Brasil, além de anúncios importantes da Valve e novas placas de vídeo da AMD.

NOTÍCIAS

Steve Jobs: cápsula do tempo de 30 anos é encontrada

Há 30 anos, durante uma conferência internacional de design, diferentes personalidades guardaram itens importantes para eles em uma cápsula que deveria ter sido aberta em 2000. Por algum estranho motivo, a ideia foi deixada de lado. O tempo passou e a localização da cápsula se perdeu até que um grupo do National Geographic, "Os Escavadores", conseguiu localizar o tubo.

Uma das personalidades era Steve Jobs, cofundador da Apple, que escolheu guardar um mouse. Na época, o periférico era utilizado em um computador Lisa, um dos primeiros fabricados pela Apple. Ainda não há informações concretas sobre o periférico, pois há muita coisa dentro da cápsula, então ainda é necessário catalogar tudo.

(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

Pendrive é encontrado funcionando depois de passar cinco anos ao relento

Eduardo Camacho é um policial militar da cidade de Ourinhos, no estado de São Paulo, que encontrou um pendrive perdido há cinco anos. O dispositivo ficou esse tempo todo ao relento, tomando chuva, sol, terra e tudo o mais.

O detalhe é que o pendrive funcionou direitinho apesar de tudo. Nele estavam fotos de uma festa de aniversário, e todas foram recuperadas. Camacho contou a história para a fabricante Kingston, que preparou um vídeo com o “causo”.

Garoto brasileiro de apenas 13 anos cria aplicativo de mensagens anônimas

Se você está louco de vontade de enviar mensagens anônimas pelo Facebook ou Google+, uma solução é o Backdoor, um aplicativo criado por Daniel Singer, de apenas 13 anos, juntamente com outros desenvolvedores.

O Backdoor é gratuito para o iOS, e, se você quiser descobrir com quem está falando, pode comprar dicas a partir de US$ 0,99 ou conseguir dicas gratuitas ao curtir a página do app no Facebook ou falar sobre o aplicativo no Twitter.

(Fonte da imagem: Glamurama)

TIM Brasil pode ser vendida

A empresa espanhola Telefónica, que já é dona da Vivo no Brasil, vai aumentar a sua participação no capital da Telecom Italia, que controla a TIM por aqui (e que vem passando por apertos financeiros grandes).

A Anatel vai avaliar a maior participação da Telefónica no capital da Telecom Italia a fim de garantir que as leis que impedem que o mesmo grupo controle duas empresas de telefonia celular na mesma região sejam cumpridas.

Valve anuncia o SteamOS, que pretende expandir o universo de games de PC

A Valve anunciou o SteamOS, que vai funcionar como um novo sistema operacional baseado em Linux e com a função de permitir aos jogadores curtir seus games de PC diretamente em suas televisões. Trata-se de uma evolução da função Big Picture, lançada ano passado.

A Valve afirma que já atingiu uma capacidade de desempenho muito significativa e que agora vai aprimorar o áudio e reduzir a latência do sistema. Além disso, desenvolvedores de games já estão aproveitando o SteamOS em seus próximos títulos. O sistema é gratuito e será disponibilizado em breve.

(Fonte da imagem: Divulgação/Valve)

Valve anuncia as Steam Machines, os "consoles" dedicados ao SteamOS

A Valve também anunciou o Steam Machines, que serão máquinas dedicadas ao SteamOS produzidas por empresas parceiras. Ou seja, podemos ter várias configurações e modelos disponíveis no mercado.

A Valve vai ter o seu protótipo e vai disponibilizar 300 unidades para testes. Para participar é necessário aceitar os termos, ter mais de dez amigos na conta, criar um perfil público no Steam Community e jogar um game usando um gamepad no modo Big Picture. Quem cumprir esses requisitos ganha um badge especial e, então, precisa torcer para ser sorteado.

(Fonte da imagem: Divulgação/Valve)

Tudo sobre a Radeon R9 290X e as novas placas de vídeo da AMD

A AMD anunciou sua nova linha de placas de vídeo. Os novos modelos têm suporte para resolução 4K, múltiplas telas e a nova versão da arquitetura GCN (Graphics Core Next). Outra novidade é o True Audio, que vai permitir às placas processar também o áudio dos jogos.

E há ainda o Mantle, uma API de programação gráfica de baixo nível que promete melhorar o desempenho das novas Radeon. A AMD apresentou as linhas R9 e R7. A primeira é dedicada aos jogadores entusiastas, e a segunda traz os modelos de entrada.

(Fonte da imagem: Divulgação/AMD)

MEGA CURIOSO

Por que os médicos usam roupas verdes ou azuis nas salas de cirurgia?

Sabia você que médicos usam roupas verdes ou azuis em salas de cirurgia porque isso também os ajuda a salvar vidas? Pois tais cores impedem que os doutores deixem de perceber as nuances da cor vermelha durante os procedimentos.

O que acontece é que o vermelho e suas variações estão no extremo oposto do azul e do verde no espectro de cores. Se tudo à volta do médico fosse branco, haveria o risco de ele enxergar um coração azul-esverdeado, por exemplo. Logo, o azul e o verde evitam essas ilusões de ótica.

Médicos desenvolvem nariz em testa de paciente na China

Um chinês teve seu nariz seriamente deformado devido a uma infecção. Os médicos então decidiram criar um novo nariz, que vai substituir o original. O detalhe é que o novo órgão foi desenvolvido na testa do paciente.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mirror)

4 casos aterrorizantes de possessões demoníacas

Um suposto caso de possessão demoníaca é o de uma paciente apelidada de Julia. O caso foi documentado em 2008 por um psiquiatra professor da Faculdade de Medicina de Nova York, que conta ter presenciado objetos voando no quarto dela e também ela levitando sobre sua cama.

Outro caso é o de Clara Germana, uma jovem sul-africana que teria aterrorizado as freiras do colégio que estudava. Os relatos dão conta de que ela falava em diversos idiomas e levitava, entre outras coisas. Confira a matéria completa no Mega Curioso para conhecer outros dois casos.

Conheça alguns dos assassinos mais jovens do mundo

Lista com alguns dos assassinos mais jovens do mundo. Um deles é Eric Smith, que, em 1993, assassinou brutalmente uma criança de quatro anos. Smith foi diagnosticado com transtorno explosivo intermitente, uma condição na qual a pessoa não consegue controlar a raiva. Eric Smith, hoje com 33 anos, permanece na prisão.

(Fonte da imagem: Reprodução/Erica Hutton)

Confira a evolução do fisiculturismo em 13 fotos

As técnicas para a perfeita definição muscular estão cada vez mais aprimoradas e esse esporte, mais difundido, como você confere nessas fotos muito interessantes (uma inclusive com o registro de um jovem Arnold Schwarzenegger).

ARTIGOS

Futuro próximo: 3 materiais insanos criados pelo homem e suas aplicações

Nossa primeira dica de artigo dessa semana fala sobre três materiais insanos criados pelo homem e suas aplicações. Trata-se de criações de alumínio e até mesmo de titânio que podem mudar a vida de muita gente em breve.

Esta esponja de titânio pode ser usada para substituir ossos. (Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Formula E: nova categoria de corrida estreará em 2014 com carros elétricos

Texto sobre a Fórmula E, uma nova categoria de corrida que estreará em 2014 e cujos carros elétricos têm motores movidos a bateria. A nova categoria da FIA estreia em setembro do ano que vem com dez equipes.

GTA V: listão com dicas e truques para apavorar no game

Se você gosta de GTA V, não pode deixar de conferir nossa lista com dicas e truques para apavorar no game. Você encontra códigos gerais, códigos para zoar sem limites, para conseguir carros inusitados e mais. Falando em GTA, no Tecmundo há vários artigos com dicas e easter eggs do jogo.

Análise: iOS 7 [vídeo]

Nossa última dica de leitura é a análise que fizemos do iOS 7 com vídeo. A mais nova versão do sistema operacional da Apple chegou aos portáteis e você vai ver como ela ficou. E por falar em análise, já estamos com os iPhones 5S e 5C, além do LG G2. Na próxima semana teremos videoanálises de todos esses aparelhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.