Todos concordam que, nos dias atuais, falar uma língua estrangeira é imprescindível para conseguir um bom emprego. A necessidade de estudar existe, mas, ao mesmo tempo, os cursos custam caro e não oferecem horários muito flexíveis.

Se a grana anda curta ou se você não tem tempo para estudar em horários convencionais, pode resolver o problema com ferramentas online para a tarefa. É claro que estudos virtuais exigem muita dedicação e concentração do usuário, mas os resultados podem ser fantásticos.

Para quem está disposto a enfrentar a tarefa de estudar a distância e policiar o próprio aprendizado, o Baixaki listou seis serviços criados para auxiliar na aquisição de uma segunda língua.

Utilizando-os juntamente com uma escola de idiomas tradicional ou combinados entre si, eles com certeza farão a diferença para quem realmente deseja aumentar seu conhecimento.

Palabea

PalabeaO Palabea é uma rede social que funciona de forma muito parecida com o Orkut. A diferença é que, em vez de comunidades, temos salas de aula. Nos perfis sabemos qual idioma a pessoa quer aprender e qual pode ensinar. Assim, o site oferece desde aulas das mais variadas línguas até a possibilidade de fazer novas amizades enquanto estuda outra cultura.

 É legal porque...

- Você pode encontrar novos amigos de diversos países e estudar com eles de forma totalmente gratuita.

- Existem usuários do mundo todo, o que aumenta o número de línguas disponíveis para estudo.

Não é legal porque...

- Como você aprende somente com falantes nativos voluntários, não há garantia de que eles sejam bons professores.

Clique para Acessar

Busuu

Busuu

O Busuu oferece o ensino do inglês, espanhol, alemão, francês, português e italiano. Você aprende pelo sistema de flashcards, que são cartões com dicas de vocabulários e construções gramaticais. Depois, pratica o que aprendeu fazendo exercícios que podem ser corrigidos por outros usuários falantes da língua estudada.

É legal porque...

Traz cursos focados em objetivos com a língua e diferentes níveis de cada uma. De quebra, você pode conversar e fazer novos amigos através do globo. Os grupos do Busuu não só servem para praticar o idioma, mas se unem por interesses em comum.

Não é legal porque...

- As Lições Premium só funcionam gratuitamente por sete dias. Depois, é necessário pagar.

- O sistema de flashcards exige mais dedicação que outras modalidades de curso.

Clique para Acessar

LiveMocha

LiveMochaLivemocha combina lições autodidatas, ferramentas motivacionais e toda uma comunidade para ajudar você a aprender um idioma. Ele explora quatro capacidades: aprender,  ler,  ouvir e  relacionar. Conforme o avanço, você também exercitará o falar e o ouvir.

 

É legal porque...

-  Oferece uma linguagem mais próxima do cotidiano dos nativos da língua porque os cursos são preparados com ajuda desses usuários.

- É o lugar certo para aprender a linguagem do dia a dia e estruturas gramaticais atuais.

- O site promove interação entre os usuários e os premia com pontuação e ranking dos mais participativos.

Não é legal porque...

- Alguns cursos mais procurados são cobrados.

- Como no Busuu, o sistema de flashcards exige mais dedicação que outros sistemas de aprendizagem.

Clique para Acessar

eLanguage School

eLanguage School

O eLanguage School oferece o aprendizado dos idiomas chinês, alemão, francês, holandês, italiano, japonês, coreano, português, russo e espanhol. Ele trabalha com métodos bastante convencionais, o que pode ser mais fácil de acompanhar para quem já fez um curso de línguas anteriormente.

É legal porque...

- Se você já tem a base de um idioma e deseja avançar nele com um curso de apoio, eLanguage School oferece muito material extra, como exercícios e textos de estudo.

 Não é legal porque...

- O site é um pouco poluído visualmente com um grande número de banners de propaganda.

- eLanguage School está todo em inglês, é necessário conhecimento básico na língua para conseguir utilizar.

- Não tem conversação.

Clique para Acessar

My Language Exchange

My Language ExchangeO MyLanguageExchange tem como objetivo facilitar o aprendizado de línguas estrangeiras por meio de cursos desenvolvidos pelos próprios usuários. Em vez de seguir cartilhas específicas, quem deseja aprender uma nova língua entra em contato direto com seus falantes nativos e também participa como professor, ensinando a outros os idiomas que domina.

É legal porque

- Você pode participar de salas de chat com falantes nativos  país.

- O ensino se apoia em jogos e atividades divertidas.

- Existe uma biblioteca de termos traduzidos à disposição.

Não é legal porque...

- Como todos os sites em que os professores são falantes nativos voluntários, não há garantia da qualidade de ensino.

- O site é um pouco desorganizado além de totalmente em inglês.

Clique para Acessar

XLingo

XLingo

XLingo oferece uma comunidade de falantes interessados em aprender e ensinar. Todos podem  interagir utilizando um plugin para o programa Skype, permitindo o uso de voz ou texto. Os sistemas de ensino são todos criados por professores voluntários que desejam praticar intercâmbio linguístico.

É legal porque...

- Você pode treinar a fala e escuta da língua, através de um aplicativo especial para isso.

- É uma possibilidade de fazer amigos ao redor do globo.

Não é legal porque...

- Não há garantia nível de proficiência da turma da sala escolhida ou do professor que vai auxiliar você.

Clique para Acessar

Com o uso destas ferramentas não existe mais desculpa para não falar uma língua estrangeira. O que você está esperando para conhecer outras culturas?

Cupons de desconto TecMundo: