4 tendências de segurança digital para 2024

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 4 tendências de segurança digital para 2024

As ameaças cibernéticas não param de evoluir e, em 2024, as perspectivas são ainda mais preocupantes. Os ataques sofisticados atrapalham não apenas grandes corporações, mas especialmente os negócios menores que muitas vezes carecem de recursos para uma defesa robusta.

Entre aqueles que precisam estar atentos e atualizados quanto a essas ameaças, estão os profissionais de TI. As tendências de segurança da informação moldam a maneira de abordar a proteção de dados críticos.

Em 2023, testemunhamos a crescente importância da segurança em nuvem, o avanço das técnicas de autenticação biométrica e o aumento das ameaças como ransomware e engenharia social.

Conheça a seguir as inovações que serão tendência neste ano, com base no relatório "Top Strategic Technology Trends for 2024" da Gartner, os riscos inerentes a elas e como se preparar.

1. Governança da Inteligência Artificial

A crescente presença da IA nos negócios exige uma governança sólida para identificar e gerir vulnerabilidades. Ao alinhar a governança da IA com a governança de dados, é possível criar um ambiente robusto e coeso.

A Gartner propõe o modelo Artificial Intelligence Trust, Risk, and Security Management (AI TRiSM) para orientar essa governança complexa.

Em um ambiente onde a confiabilidade, imparcialidade, solidez, eficácia e privacidade são essenciais no desenvolvimento de modelos de IA, o Retention Lock Compliance (RL-C) da Dell oferece conformidade com rigorosos requisitos de retenção, atendendo padrões regulatórios como SEC 17a-4(f).

Os registros eletrônicos permanecem inalterados até que o período de retenção expire, respondendo às crescentes demandas de governança da IA com uma estratégia de segurança sólida.

Empresas que adotam esses controles movimentam seus projetos de IA para produção com maior agilidade, alcançam mais valor nos negócios e experimentam maior precisão e consistência nos modelos.

2. Aplicativos inteligentes

A ascensão dos aplicativos inteligentes oferece uma abordagem integrada, proporcionando insights diretamente no ambiente que os usuários já utilizam.

Isso também ajuda a eliminar a necessidade de ferramentas separadas de business intelligence (BI) para avaliação e compreensão do estado de seus negócios. No entanto, a busca pela praticidade não pode comprometer a segurança dos dados em hipótese alguma.

A proteção da privacidade e a integridade das informações deve ser uma responsabilidade central para os desenvolvedores de aplicativos inteligentes.

3. Força de trabalho conectada

A estratégia da força de trabalho conectada aumentada, prevista para ser adotada por 25% dos diretores de TI até 2027, emerge como um divisor de águas no desenvolvimento de talentos.

Além de acelerar a aquisição de competências para funções centrais para a operação, a abordagem utiliza tecnologia inteligente e análise da força de trabalho para amplificar o valor entregue pelos funcionários.

Entretanto, o aumento da conectividade da força de trabalho, especialmente em ambientes remotos e híbridos, amplia a superfície de ataque das organizações. Com mais dispositivos conectados, a segurança da informação se torna uma preocupação crítica!

É aqui que soluções automatizadas, como o CloudIQ Cybersecurity para PowerEdge oferecido pela Dell Technologies, desempenham um papel importante por comparar continuamente as configurações dos servidores PowerEdge com políticas de segurança recomendadas.

Em outras palavras, a CloudIQ simplifica processos sem abrir mão da proteção. Ao alertar os administradores sobre desvios, essa ferramenta fortalece a segurança de dados e otimiza tempo para que profissionais de TI se concentrem em outras tarefas operacionais.

pessoas de infraestrutura(Fonte: Dell/Reprodução)

4. Zero Trust

Conforme previsto pelo Gartner, até 2026, 10% das grandes organizações terão implementado um programa de Zero Trust maduro e mensurável. Esse dado é um espelho para as pequenas empresas, que também devem implementar ações para proteger seus ativos digitais.

No caso da abordagem Zero Trust, cada usuário é tratado como uma potencial ameaça, independentemente da sua localização. Ao embarcar na jornada de confiança zero, considere ter um parceiro experiente em tecnologia e segurança.

O programa da Dell Zero Trust se destaca como uma referência nesse cenário, proporcionando suporte para alavancar os resultados das abordagens de cibersegurança em 2024.

A primeira e única arquitetura Zero Trust totalmente integrada, projetada e validada pelo Departamento de Defesa dos EUA conta com proteções integradas, serviços especializados e uma ampla rede de parceiros.

Profissionais autônomos de TI têm acesso a especialistas técnicos em soluções de cibersegurança para desenvolver seus projetos de TI. O Dell Expert Network oferece Gerente de Contas dedicado, plataforma com certificações de soluções Dell Technologies e programa de pontos.

Inscreva-se no programa e aproveite essa e outras vantagens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.