25º aniversário do Google: veja 25 funções marcantes do maior buscador do mundo

5 min de leitura
Imagem de: 25º aniversário do Google: veja 25 funções marcantes do maior buscador do mundo
Imagem: Google

O Google completa 25 anos nesta quarta-feira (27) e, em celebração pelo aniversário, a empresa listou os momentos mais marcantes da plataforma. Entre os destaques, estão o uso de inteligência artificial (IA), o Google Imagens e os famosos "easter eggs".

A lista com os 25 itens também destaca algumas ferramentas mais técnicas, como o algoritmo BERT, que deixa a busca mais intuitiva, interpretando termos buscados pelos usuários. Confira nas linhas a seguir, as principais inovações do Google nos últimos 25 anos.

O Google está comemorando 25 anos hoje (27)O Google está comemorando 25 anos hoje (27)Fonte:  GettyImages 

25. Google Imagens

Uma das adições mais importantes do buscador foi o Google Imagens. A seção nasceu a partir de uma demanda do público: fotos do vestido Versace da cantora e atriz Jennifer Lopez no Grammy de 2000.

24. "Você quis dizer?"

Em 2001, o Google começou a tentar deduzir o que você estava buscando usando aprendizagem de máquina. O recurso "Você quis dizer?", que tenta corrigir os termos inseridos na busca, é uma das funções mais importantes da plataforma.

O O "Você quis dizer?" do Google tenta deduzir o que você buscou, mesmo que com erros de digitação.Fonte:  Google 

23. Google News

O feed dedicado para notícias Google News surgiu em 2002. A função da plataforma era apresentar links de artigos e notícias sobre qualquer assunto. De acordo com o Google, a necessidade apareceu após a busca por notícias após o 11 de setembro.

22. Easter eggs do Google

Os clássicos Easter eggs do Google nasceram em 2003. A primeira surpresa foi uma referência ao O Guia do Mochileiro das Galáxias, onde, ao pesquisar a "resposta para a vida, o universo e tudo mais" os usuários encontravam o número 42.

Easter eggs são parte do Google desde 2003.Easter eggs são parte do Google desde 2003.Fonte:  Google 

21. Autopreenchimento

Lançado inicialmente como "Google Suggest", o recurso completa automaticamente os termos buscados, poupando até 25% do tempo dos usuários durante as buscas, além de 200 anos do tempo de digitação.

20. Informações locais

Em 2004, o Google incluiu formas de encontrar informações úteis para descobrir detalhes sobre estabelecimentos locais. A plataforma passou a apresentar resultados mais precisos com base no endereço informado pelo usuário, enfim dando resultados úteis para perguntas como "Melhores pizzas em São Paulo", ou "Salões de beleza no Rio de Janeiro".

As fichas de empresas também ganharam funções importantes como avaliações, opção de ligar diretamente para o local e rotas.

19. Google Tradutor

O importantíssimo Google Tradutor nasceu em 2006. O site é o resultado de um projeto iniciado em 2002 e atualmente suporta mais de 100 idiomas.

O Google Tradutor suporta mais de 100 idiomas atualmente.O Google Tradutor suporta mais de 100 idiomas atualmente.Fonte:  Google 

18. Google Trends

O Google permite que você veja os termos mais buscados com o Trends. O site agrega dados do mundo inteiro e mostra quais assuntos estão em alta a qualquer momento da história do buscador.

17. Busca universal

Foi em 2007 que a busca tomou um rumo ainda mais amplo no Google. A plataforma incluiu o "Universal Search", um aprimoramento que, em uma única busca, apresentava informações como imagens, links, resultados locais e vídeos sobre o termo.

16. Aplicativo do Google

O app Google, versão instalável do buscador para celular, surgiu em 2008. Ele foi distribuído primeiro para iPhone e incluía funções conhecidas da versão web, como o autopreenchimento. Hoje, ele faz bem mais do que isso, tendo suporte até mesmo a busca de imagens com o Google Lens.

15. Busca por voz

A busca por voz do Google surgiu também em 2008. O recurso foi implementado primeiro no aplicativo, sendo expandido para a versão de navegador desktop em 2011.

14. Sistemas de informação de crises

Em 2009, o Google passou a ser ainda mais útil em momentos de urgência. O site inaugurou os sistemas de informação de crises, uma ferramenta que busca identificar quando alguém está em risco, como uma crise pessoal, desastres naturais ou outros momentos críticos.

13. Pesquisa por imagem

Sendo bem útil, a pesquisa por imagem do Google foi lançada em 2011. A busca reversa permite que você suba arquivos ou insira URL de qualquer mídia da internet para encontrar reproduções dela.

12. Knowledge Graph do Google

O painel de informações rápidas do Google foi lançado em 2012. A seção é a coluna que aparece à direita da tela apresentando detalhes agregados da Wikipédia e outras fontes de forma rápida e intuitiva.

O Knowledge Graph reúne informações rápidas sobre um determinado tópico.O Knowledge Graph reúne informações rápidas sobre um determinado tópico.Fonte:  Google 

11. Monitor de lotação do Maps

O Google Maps passou a informar a lotação de determinados lugares em 2015. A ferramenta permite que você saiba em quais momentos do dia um restaurante ou lugar ficam mais cheios.

10. Google Discover

O Google Discover, um feed personalizado, surgiu em 2016. A função entrega um conjunto de notícias, artigos e outros conteúdos na tela principal do app Google.

9. Google Lens

Se a busca por imagens é um recurso útil, o Google Lens é ainda mais. A ferramenta de visão computacional do Google foi lançada em 2017 e identifica objetos, textos e paisagens.

O Google Lens consegue identificar objetos, textos e paisagens em tempo real.O Google Lens consegue identificar objetos, textos e paisagens em tempo real.Fonte:  Google 

8. Monitoramento de enchentes

A ferramenta de monitoramento de enchentes do Google foi lançada em 2008. Atualmente, a função está disponível para mais de 80 países.

7. Google BERT

Num esforço para tornar a busca ainda mais intuitiva, o Google, em 2019, lançou o BERT. O método de treinamento de redes neurais permite que modelos consigam interpretar o contexto completo de uma palavra buscada pelo usuário

.

6. Vitrine do Google

Em 2020, o Google tornou gratuito a exibição de produtos direto na tela de resultados. A ferramenta Shopping Graph reúne produtos, serviços, marcas e análises na tela de busca.

5. Identificação de músicas aprimorada

Desde 2020, você pode cantarolar uma música para encontrá-la no Google. Naquele ano, a plataforma lançou o "Hum to Search", uma função alimentada por aprendizagem de máquina capaz de identificar uma música potencial a partir de uma melodia.

4. "Sobre este resultado"

O Google apresenta o contexto de cada resultado desde 2021. A plataforma incluiu a seção "Sobre este resultado" que mostra o motivo pelo qual o link foi incluído na lista e apresenta mais informações sobre o site, antes mesmo do usuário acessá-lo.

3. Multisearch

Às vezes, palavras não são suficientes para uma pesquisa na web. Então, em 2022, o Google inaugurou o multisearch, função que permite misturar a busca por imagens e texto e ter resultados ainda mais precisos.

2. Search Labs

Mesmo sendo o principal buscador do mundo, o Google continua buscando formas de inovar. Para isso, a plataforma criou o Search Labs, uma plataforma para experimentar recursos em sua fase inicial de desenvolvimento.

1. Search Generative Experience (SGE)

O poder da inteligência artificial generativa chegou de vez ao Google no Search Generative Experience (SGE) em 2023. A ferramenta inclui informações sobre um determinado tema compiladas num texto preparado por IA.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.