Como salvar músicas do Spotify em MP3?

7 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como salvar músicas do Spotify em MP3?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O Spotify é uma das maiores plataformas de streaming de áudio do mundo. Nele, é possível ouvir músicas e podcasts, identificar seus artistas preferidos e até salvar músicas do Spotify em MP3. Ou seja, um serviço completo.

Fundada em 2006 por Daniel Ek e Martin Lorentzon, em Estocolmo, na Suécia, a plataforma rapidamente tomou fama por ter um preço acessível e ser compatível com diversos celulares sem que os usuários tivessem muita dificuldade no uso. E apesar de ter um enorme acervo de músicas disponíveis, alguns usuários sentem vontade de escutar as músicas fora do formato padrão do Spotify.

Seja para inserir a música em uma apresentação, usá-la em vídeos, ou até mesmo para baixar faixas sem utilizar a assinatura paga, existem meios de converter músicas do Spotify para MP3, ou de diretamente baixar playlists do Spotify em arquivo MP3.  Confira como salvar músicas do Spotify em MP3 de uma maneira fácil e rápida!

Tudo sobre o Spotify: quais são as funcionalidades da plataforma?

O Spotify é uma plataforma para escutar músicas, podcasts e audiolivros que ganhou grande popularidade e importância nos últimos anos. Além de agregar músicas e identificá-las para os artistas corretos, o Spotify faz um extenso trabalho na criação de playlists.

Essas playlists são um verdadeiro termômetro do que está em alta em um local. Por exemplo, a playlist “As 50 Mais Tocadas no Brasil” se tornou parâmetro para as músicas que viralizam e não saem das telinhas dos ouvintes.

ws(Fonte: TechBreak)

O acesso aos podcasts também é um ponto de destaque do Spotify, pois permite que o usuário acompanhe seus episódios facilmente. Existem muitos podcasts que se tornaram virais no Spotify, tendo os mais variados gêneros disponíveis para todos os gostos.

Outra característica que deixou o aplicativo famoso, foi o lançamento do “Spotify Wrapped” a cada fim de ano. O app oferece uma retrospectiva completa, analisando as músicas, os artistas, o gênero e o número de vezes que a música mais escutada foi tocada.

A retrospectiva se tornou uma grande sensação entre os usuários e artistas da plataforma, sendo um dos assuntos mais comentados no Twitter ano após ano.

Qual é o formato de áudio do Spotify?

As funcionalidades do Spotify dependem de alguns fatores técnicos. No formato de áudio, a plataforma utiliza o OGG Vorbis para as modalidades mobile e desktop, enquanto a versão do aplicativo em web player usa o formato AAC.

O OGG Vorbis é um modelo de arquivo de música feito para substituir o MP3, uma das primeiras formas de compressão de áudio, criado em 1993 pelo Instituto Fraunhofer ou ISS. Em 1998, o MP3 passou a ser cobrado em equipamentos e ferramentas que usassem esse codificador.

Já com o OGG, é possível codificar e decodificar qualquer arquivo de áudio, sem a necessidade de uma patente como a do MP3. Comparando ambos, o OGG Vorbis consegue compactar seus arquivos em tamanhos menores, aumentando o nível de qualidade dos áudios.

Já o formato AAC para a versão web player do Spotify também foi desenvolvido para suprir as dificuldades existentes no formato MP3. Sigla para Codificação de Áudio Avançado, em português, esse modelo de compressão de áudio também permite reduzir seus arquivos e manter uma qualidade maior na saída de áudio, com menor incidência de ruídos.

Como converter Spotify para MP3 no PC e no Mac com o UniConverter?

Se você quer converter músicas do Spotify para MP3, ou baixar diretamente do Spotify para o formato MP3, o software da Wondershare UniConverter é uma das ferramentas ideais.

O programa permite que as faixas selecionadas no Spotify sejam modificadas para o modelo MP3 e sejam transferidas direto para seu PC ou Mac. O processo é feito em passos simples, acessíveis para qualquer usuário, como você pode ver mais abaixo.

Após converter em MP3 as músicas desejadas, você poderá escolher a melhor forma para baixar seus áudios. É importante salientar que o usuário deverá baixar músicas do Spotify por conta própria.

O UniConverter é um aplicativo especializado na conversão de vídeos e áudios. Essa ferramenta é capaz de converter, editar, gravar vídeos e áudios com imensa qualidade em poucos minutos. Assim, também é possível converter arquivos de OGG Vorbis ou AAC para MP3 sem complicação.

ws(Fonte: Freepik/UniConverter)

Para iniciar a conversão de músicas do Spotify para MP3, basta baixar a versão do programa compatível com seu aparelho, escolhendo entre as opções para PC ou Mac.

Após o download do UniConverter, abra a aba do Spotify pelo web player ou pelo aplicativo para desktop e escolha a faixa ou playlist que será convertida e baixada. Depois de escolher a música, inicie a sua reprodução e abra o menu inicial do UniConverter. Então, é só importar o arquivo de música e converter o áudio para o formato desejado.

No menu do programa, existem duas possibilidades. A primeira é utilizar a opção “Downloader” e converter as faixas através da URL e a segunda é usar o modo de gravação, o “Screen Recorder”.  Confira quais são as diferenças entre elas:

1. Downloader

Essa é uma opção para baixar músicas do Spotify do YouTube, sem gravá-las. Basta escolher a música desejada e usar o Wondershare Spotify para MP3 Converter.

Escolhendo o Downloader, o usuário só precisa selecionar “Download MP3” nas preferências e colar o link da música do YouTube no local indicado. O UniConverter fará a conversão das faixas automaticamente, transferindo as músicas com download concluído para uma aba específica.

Ao terminar cada download, suas músicas estarão salvas podem ser reproduzidas em seu reprodutor de músicas. Com essa alternativa, por YouTube, você pode baixar com sucesso músicas MP3 do Spotify.

2. Screen Recorder

Ao clicar na opção Screen Recorder, uma nova aba de gravação será ativada. Essa aba pode ser totalmente personalizada pelo usuário, ou seja, pode-se selecionar a tela inteira do computador para gravar, ou personalizar da maneira que desejar através do cursor.

Após a personalização da gravação, clique em “REC” para iniciar a gravação da faixa ou playlist. Quando desejar pausar ou terminar a gravação, basta clicar em “Parar” ou “Stop” no canto superior esquerdo da tela. Para pausar, também pode-se clicar na opção ao lado de “Parar”. Ao lado dessas opções é possível conferir a duração de cada gravação.

Pronto! Terminada a gravação, sua faixa será salva em seu PC ou Mac. Dessa maneira, é possível transferir suas músicas do Spotify para MP3 de forma simples.

O que você pode fazer depois da conversão usando o UniConverter?

Ao terminar a conversão de músicas ou das listas de reprodução do Spotify para MP3, existem inúmeras possibilidades de uso do UniConverter.

Por ser uma ferramenta de conversão de arquivos completa, esse aplicativo também oferece opções específicas para quem deseja:

  • criar vídeos próprios;
  • conteúdo para mídias sociais;
  • quem quer uma ferramenta de edição de vídeos.

Todas essas opções possuem preferências para cada tipo de usuário, com vários manuais, tutoriais e guias de como salvar vídeos para MP3, como criar gifs a partir de vídeos e imagens, como mesclar vários vídeos ou playlists em um único arquivo, e até mesmo de como converter vídeos em VR.

Assim, uma faixa obtida do Spotify para MP3 poderá ser utilizada em todas as funções fornecidas pelo programa da Wondershare. Por exemplo, o usuário pode escolher usá-la na criação e edição de um vídeo para mídias sociais, podendo até incluir legendas, que podem ser colocadas automaticamente ou convertidas de texto (TXT) para arquivo SRT.

Dicas para converter o Spotify em MP3

Existem outras maneiras de converter uma música do Spotify em um arquivo de MP3. Além do uso de aplicativos de conversão e compressão de áudios e vídeos, também existem alguns truques e dicas para os usuários da plataforma.

Se você utiliza o Chrome como seu navegador padrão, existe uma extensão própria que permite baixar músicas diretamente do web player do Spotify para arquivos MP3. Basta acessar a Web Store do Chrome, procurar por “Conversor Spotify” e adicioná-lo ao seu navegador.

Com a extensão ativada, faça login normalmente na sua conta do Spotify. Ao entrar na conta, e escolher a música que será baixada, um botão de “download” aparecerá ao lado de cada faixa. Daí em diante, o usuário só precisa escolher as músicas que deseja baixar e selecionar onde deseja salvar o arquivo em MP3 no seu computador.

Outra opção é procurar por um conversor online do Spotify. Nesses programas de conversão online, basta copiar a URL da faixa desejada e colocá-la no local indicado no site para converter o arquivo. Além de MP3, é possível converter para MP4, AVI, FLAC ou para outros formatos.

ws(Fonte: Freepik)

E agora que você já conferiu alguns dos métodos para converter e baixar músicas do Spotify para o formato MP3, não deixe de testar!

O ideal é sempre procurar por dicas e guias de aplicativos que não tragam dificuldades desnecessárias na hora da conversão. Afinal, quando o assunto é escutar música, sempre procuramos pelos reprodutores de mídia que melhor atendem às nossas necessidades.

O que achou do conteúdo? Aproveite para compartilhar as suas impressões no Instagram do TecMundo e em outras redes sociais do portal. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.