Como manter a sua privacidade na Internet

5 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como manter a sua privacidade na Internet
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Você já parou para pensar em quanta informação é compartilhada diariamente em perfis de redes sociais, cadastros em sites e preenchimento de formulários? São nomes, endereços de e-mail, senhas e até detalhes financeiros que podem ser alvo de criminosos. Esses vazamentos podem resultar em danos à sua reputação e até em perdas financeiras.

Embora existam leis e regulamentações para preservar os direitos do usuário, assumir o controle da sua presença digital para garantir a segurança dos seus dados ainda é a melhor maneira de se prevenir. Pensando nisso, reunimos informações essenciais para você se proteger, e ainda tem um código de desconto de TecMundo Cupons para adquirir os serviços da Norton com o melhor preço.

pessoa segurança notebook(Fonte: Getty Images)

O que é privacidade na internet?

O conceito de privacidade na internet, ou privacidade de dados, refere-se ao direito fundamental de cada usuário de controlar e proteger suas informações pessoais digitalmente.

Por que devemos nos preocupar com a privacidade na internet?

A violação de dados pode ser devastadora para empresas e usuários. Um dos principais riscos é o roubo de identidade, quando criminosos usam as informações das vítimas para fazer transações fraudulentas ou comprometer reputações.

O bombardeio de anúncios online é outro problema causado pela falta de privacidade de dados e acontece quando os sites compartilham as preferências dos usuários com outras empresas sem autorização.

Quais são os maiores problemas relacionados à privacidade na internet e como identificá-los?

Vazamento de dados, violações de segurança, coleta excessiva e não autorizada de informações pessoais e o compartilhamento indiscriminado de dados são os riscos mais comuns.

Para reconhecer esses problemas, é importante estar atento aos sinais. Desconfie de e-mails que solicitam informações pessoais e verifique acessos não autorizados a contas online.

O uso de ferramentas de segurança, como antivírus e firewalls, pode te ajudar o usuário proteger de crimes cibernéticos.

Quais são as leis que regulam a privacidade na internet?

No Brasil, existem várias leis que regulamentam e protegem a privacidade no mundo digital. O Marco Civil da Internet define direitos e responsabilidades dos usuários, provedores de serviços e do governo. Já a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) protege a privacidade dos cidadãos, estabelecendo regras claras sobre coleta, armazenamento, uso e compartilhamento de dados pessoais por empresas e organizações.

Há, ainda, a Lei da Infiltração Policial na Internet, que permite que autoridades policiais infiltrem-se em ambientes virtuais para investigar crimes cibernéticos, e a Lei do Cyberbullying, que criminaliza práticas de assédio e violência online.

pessoa computador senha(Fonte: Getty Images)

10 dicas para garantir a sua segurança e privacidade na internet

Confira o que fazer para manter a sua navegação segura e garantir sua privacidade:

1. Navegue no modo anônimo

Os navegadores modernos oferecem a opção de navegação anônima ou privada, que impede o armazenamento de histórico de navegação, cookies e outros dados temporários. Isso dificulta o rastreamento do usuário.

2. Limite a coleta de dados

Você pode configurar as preferências de cookies para limitar o compartilhamento de informações com buscadores e outras empresas.

Existem bloqueadores de anúncios e rastreadores que ajudam a controlar a coleta de dados e a exibição de anúncios invasivos. Certifique-se de utilizar extensões de fornecedores confiáveis.

3. Use VPN

O uso de uma Virtual Private Network (VPN) pode mascarar o endereço IP do usuário e criptografar o tráfego de internet, oferecendo uma camada adicional de privacidade e segurança.

4. Controle o compartilhamento em redes sociais

Limite o compartilhamento de informações pessoais e restrinja quem pode ver suas postagens, fotos e outros detalhes nas redes sociais. Seja seletivo ao aceitar novas conexões e tenha cuidado ao fazer postagens públicas.

Revise suas informações de perfil e forneça apenas os dados necessários. Evite compartilhar detalhes sensíveis como número de telefone, endereço residencial ou informações financeiras.

5. Seja cuidadoso na definição senhas e configurações de acesso

Escolha senhas complexas, únicas e difíceis de serem adivinhadas. Considere o uso de um gerenciador de senhas para ajudar a guardá-las de maneira segura.

Além disso, ative a autenticação de dois fatores quando possível para adicionar uma camada extra de segurança. No smartphone, utilize métodos de autenticação seguros, como impressão digital ou reconhecimento facial.

6. Avalie as mensagens que recebe

Fique atento a e-mails, mensagens instantâneas, SMSs ou links suspeitos que solicitam informações como senhas, números de cartão de crédito ou dados bancários. Preste atenção a erros gramaticais, URLs suspeitas e remetentes desconhecidos.

Evite clicar em links de fontes não confiáveis, principalmente se a mensagem parecer urgente ou ameaçadora. Verifique o endereço da página para a qual a mensagem está te direcionando e o remetente para garantir que o link é autêntico e seguro.

Não abra anexos de mensagens que venham de remetentes desconhecidos ou suspeitos.

7. Não faça downloads em qualquer página

Evite fazer o download de arquivos e softwares em sites desconhecidos, pois podem conter malwares ou serem prejudiciais à segurança do seu dispositivo.

Faça o download de aplicativos apenas nas lojas oficiais, como a Google Play Store ou a App Store da Apple.

8. Use ferramentas que protejam seus dispositivos

Tenha um bom filtro antispam instalado para identificar e bloquear mensagens de phishing antes que elas cheguem à sua caixa de entrada.

Ative os firewalls, tanto do sistema operacional quanto de roteadores, para monitorar e controlar o tráfego de rede. Isso ajuda a bloquear conexões não autorizadas.

Ajuste as configurações de privacidade do seu dispositivo para restringir permissões de acesso de aplicativos a recursos sensíveis como câmera, microfone, localização e contatos.

Fique atento a sinais de que sua câmera ou microfone estão sendo acessados sem sua permissão, como luzes que se acendem inesperadamente ou ruídos de fundo durante chamadas.

Mantenha seu smartphone protegido contra perda ou roubo ativando recursos de rastreamento, bloqueio e exclusão remota. Além disso, mantenha um registro do IMEI do seu dispositivo para facilitar o bloqueio em caso de roubo.

Utilize um software antivírus e antimalware e contrate esse produto de uma empresa conceituada e confiável. Faça uma pesquisa e leia avaliações para garantir que esteja escolhendo uma solução segura e eficaz.

Configure seu antivírus para fazer verificações regulares no sistema. Agende varreduras automáticas em intervalos regulares. Certifique-se de que o software está configurado para fornecer proteção em tempo real. Isso significa que ele deve monitorar constantemente seu sistema em busca de ameaças e tomar medidas para bloqueá-las ou removê-las imediatamente.

9. Mantenha seus sistemas atualizados

Certifique-se de instalar as atualizações de segurança mais recentes para o seu sistema operacional e softwares, incluindo navegadores, aplicativos e plugins.

As atualizações geralmente corrigem vulnerabilidades e brechas de segurança, fortalecendo a proteção do seu dispositivo.

10. Faça backups regularmente

Faça backups dos seus arquivos importantes, de preferência em locais externos ou em serviços de armazenamento em nuvem seguros.

Isso ajudará a proteger seus dados caso ocorra uma violação de segurança ou perda de dados.

Agora que você já sabe o que fazer para se proteger, que tal contratar um dos melhores antivírus do mercado com desconto? Com a Norton, você tem segurança e bom preço em serviços que vão ajudar a manter a sua privacidade na internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.