Mito ou verdade: um antivírus pode deixar meu PC mais rápido?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Mito ou verdade: um antivírus pode deixar meu PC mais rápido?
Imagem: GettyImages/Reprodução

Você já se pegou desinstalando o antivírus do seu computador porque o programa está pesando muito no sistema operacional? Inclusive, essa é uma das sugestões que diversos tutoriais apresentam para dar uma acelerada nos processos e você conseguir usar mais programas ao mesmo tempo, reduzindo travamentos.

Só que essa prática pode gerar um efeito rebote: o PC fica vulnerável a malwares que tornam o processamento ainda mais lento. Além disso, é um mito que todo antivírus necessariamente torna o PC uma tartaruga, pelo contrário, existem soluções que trabalham ao seu favor, otimizando tarefas.

O caminho ideal é encontrar um antivírus que some leveza e eficácia com potencial de melhorar o desempenho do computador.

Vamos entender como um antivírus pode ser um aliado e não inimigo nas tarefas do dia a dia?

Falta de proteção gera travamentos

Vírus, malwares, trojans, ransomwares e outros são programas maliciosos que afetam profundamente o desempenho do computador. Como são executados em segundo plano, é bem provável que eles deixem seu PC mais lento.

kaspersky Vírus reduzem velocidade do PC e podem ser difíceis de identificar, já que são executados em segundo plano. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Conforme a Kaspersky, um malware pode consumir muita memória, limitando ainda mais o desempenho da sua máquina. Ele consegue se autoinstalar em diversos locais, o que dificulta a sua remoção, e sua permanência gera travamento e interrupções dos programas, o que reforça a importância da ferramenta correta para retirada completa do vírus.

As soluções da Kaspersky prometem que o usuário jogue, faça suas compras e abra os mais diferentes arquivos enquanto o computador é protegido sem interrupções. Assim, você faz tudo o que precisa com zero preocupações ao clicar em links ou fazer downloads.

Veja também: Os 6 maiores riscos online dos últimos anos

Como o antivírus acelera o PC?

A proteção ideal não permite que sites, downloads e extensões perigosas afetem o computador e até remove vírus que infectaram o sistema antes de o antivírus ter sido instalado.

O ideal é que o sistema de proteção ajude o seu PC a iniciar mais rapidamente e a funcionar sem problemas, do modo que ele foi projetado para fazer. Outra vantagem é que o software de proteção faz uma limpeza periódica de armazenamento no dispositivo, pois além de mais espaço para guardar fotos daquela viagem ou um game pesado, como um The Dungeon of Naheulbeuk, é possível deixar a máquina mais leve. Sabe aqueles arquivos duplicados e enormes que você tem preguiça de organizar? Um bom antivírus faz o trabalho de limpeza por você.

O gerenciamento de aplicativos ajuda a parar aqueles que possam estar travando o PC além de lembrar você de atualizá-los, permitindo que eles funcionem de maneira rápida e segura.

kasperskyAcelerar o dispositivo é possível com um antivírus que faz limpeza do disco e mantém apps atualizados. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Caso haja algum problema no disco rígido, como aumento de temperatura ou qualquer falha, o antivírus é capaz de te avisar. Com isso, você tem a chance de resolver o problema antes que o PC dê tela azul no meio de um projeto importante, certo?

Soluções confiáveis

A AV-Comparatives, organização austríaca independente que testa e avalia softwares antivírus, faz uma verificação chamada proteção em tempo real. Nela, os técnicos abrem sites conhecidos como maliciosos e fazem downloads de forma automatizada.

Nas verificações mais recentes da organização, a Kaspersky teve 100% de eficiência em todas as categorias, protegendo o computador dos programas maliciosos nos 520 casos testados durante dois meses de análise. A solução deixou outros 15 sistemas de antivírus participantes da pesquisa comendo poeira, ficando em primeiro na avaliação.

Outro teste feito pela empresa austríaca, em abril deste ano, foi o de impacto do software de segurança no desempenho do sistema. Tudo para ver se o antivírus, quando está funcionando direitinho, não compromete a atividade normal do PC. Na comparação com outros 16 sistemas, a Kaspersky ficou na categoria chamada Advanced+, a mais elevada da análise da AV-Comparatives.

kasperskyOs antivírus da Kaspersky oferecem proteção avançada e sem ocasionar travamentos ou interrupções. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Essas pesquisas demonstram que a Kaspersky consegue não só proteger o seu PC como não te atrapalhar, já que não compromete o desempenho do sistema. Ah, e lembra das características que fazem o seu PC ficar ainda mais rápido? A companhia tem todas essas funcionalidades disponíveis.

Um dos produtos da marca, por exemplo, o KasperskyVPN Secure Connection, promete maior velocidade com servidores ultrarrápidos e protocolos VPN avançados. Com ele, o PC funciona o mais rápido possível sem perder a proteção, liberdade e privacidade online. Perfeito, não é?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.