MSN, ICQ e outros mensageiros nostálgicos

2 min de leitura
Imagem de: MSN, ICQ e outros mensageiros nostálgicos
Imagem: Yahoo!

Atualmente, o WhatsApp se tornou o mensageiro mais utilizado do mundo, passando a ser adotado até mesmo por grandes empresas para atender os seus públicos. Todavia, antes do app surgir, outras plataformas parecidas fizeram sucesso entre os internautas, deixando diversas memórias nostálgicas sobre aquela época.

Para que você relembre alguns deles, trouxemos uma lista com os mensageiros que mais marcaram as décadas de 90 e 2000.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira abaixo!

1. MSN

(MSN Memories/Reprodução)(MSN Memories/Reprodução)Fonte:  MSN Memories 

O Windows Live Messenger, mais conhecido como MSN, foi um software disponibilizado pela Microsoft entre 1999 e 2014 — neste mês, a plataforma completou 23 anos! O mensageiro foi utilizado por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo e ficou famoso principalmente pelas funcionalidades que ele oferecia, como ficar invisível, chamar a atenção dos colegas e os seus efeitos engraçados.

No entanto, com o passar do tempo e o desenvolvimento do Skype, a empresa norte-americana decidiu encerrar as operações do programa, incorporando-o ao novo serviço.

2. ICQ

(ICQ/Reprodução)(ICQ/Reprodução)Fonte:  ICQ 

Lançado em 1996, o ICQ foi o primeiro aplicativo de mensagens instantâneas da internet. Devido a isso, milhões de usuários aproveitaram a novidade para conversar com amigos, familiares e colegas de trabalho de forma remota pela primeira vez na vida.

Diferente do MSN, o software ainda está disponível, tendo recebido cada vez mais recursos para voltar a ganhar popularidade em todo o mundo.

3.  Google Talk

(Google/Reprodução)(Google/Reprodução)Fonte:  Google 

Na tentativa de absorver uma fatia do mercado que estava em expansão, a Google lançou o Google Talk em 2005. O aplicativo se tornou famoso principalmente por ocupar apenas 1 MB de memória, permitindo que mesmo os usuários com pouco espaço de armazenamento se aventurassem pelo software.

Suas funções disponíveis envolveram principalmente a troca de mensagens por texto e voz, necessitando de uma conta da empresa estadunidense para o funcionamento. Com o passar do tempo, o programa foi incorporado ao Gmail e ao Google Hangouts, que mais tarde, se tornou o Google Meet.

4. AOL Instant Messanger

(AOL/Reprodução)(AOL/Reprodução)Fonte:  AOL 

O AOL Instant Messenger foi lançado em 1997 e também se tornou um dos primeiros apps a permitirem a comunicação instantânea pela internet. Apesar de suas primeiras versões já oferecerem diversas funcionalidades, como grupos de mensagens, o software recebeu atualizações constantes, que também permitiram a comunicação por áudio e vídeo.

Um dos seus grandes pontos positivos, foi o lançamento para múltiplas plataformas, que atenderam os usuários do Windows, Mac OS e Linux. Após 20 anos de seu lançamento, em 2017, a AOL optou por descontinuar o software, encerrando os seus serviços.

5. Yahoo! Messenger

(Yahoo!/Reprodução)(Yahoo!/Reprodução)Fonte:  Yahoo! 

O Yahoo! Messenger surgiu em 1998 como o aplicativo de mensagens instantâneas do Yahoo. Com o passar do tempo, o software adicionou novas funcionalidades, permitindo o envio de mensagens de voz, arquivos e chamadas de vídeo. Um dos grandes diferenciais do programa foi a sua integração com o YouTube e o Flickr, que possibilitava os usuários compartilharem e reproduzirem seus conteúdos direto no chat.

Sua grande popularidade fez o programa existir por um pouco mais de 20 anos, sendo descontinuado em junho de 2018 pelo Yahoo.

6. BBM

(BlackBerry/Reprodução)(BlackBerry/Reprodução)Fonte:  BlackBerry 

O BlackBerry Messenger, também conhecido como BBM, foi lançado em 2005 e permitia a troca de mensagens, áudios e arquivos entre os usuários de celulares BlackBerry.  Apesar de ter sido desativado em 2019, o programa foi utilizado por mais de 190 milhões de usuários em todo o mundo, fazendo parte de 87,5% dos dispositivos da Indonésia em 2016, país onde obteve sua melhor performance comercial.

Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.