Não há nada mais chato que procurar por algo no Google Imagens e encontrar centenas de resultados que não têm relação alguma com o que gostaríamos de ver. Seria impossível que o sistema de buscas adivinhasse o que queremos, mas que tal se ao menos ele organizasse os resultados semelhantes?

A proposta do Google Image Swirl (redemoinho de imagens do Google) é inovar nos resultados de pesquisas por imagens. Com o sistema – que ainda está em fase de testes – você vê as imagens agrupadas de diversas formas. Logomarcas são colocadas em um único espaço, paisagens em outro e assim por diante.

Como funciona

Tudo é apresentado na forma de círculos repletos de imagens semelhantes, o que requer o Adobe Flash para funcionar corretamente. Ao clicar em um dos grupos, ele avança para a frente da tela e aparece em destaque. Isso permite que você alterne entre eles com facilidade. Ao utilizarmos a palavra “Jaguar“ obtivemos o seguinte resultado:

Repare que os carros da Jaguar, a logomarca da empresa e os felinos estão classificados em grupos isolados, o que facilita a busca e evita aquela mistura de imagens que tanto incomodam em certas buscas. Ao clicar em um dos grupos, veja o que acontece:

Novos subgrupos aparecem a cada clique, com ainda mais semelhanças entre as imagens. Assim você filtra rapidamente os conteúdos que deseja e encontra a imagem que mais lhe agrada. Vale ressaltar que a qualquer momento é possível clicar nos círculos anteriores e retornar na busca.

Ainda em fase de testes

O que vemos no Google Image Swirl é um aplicativo que acaba de ser lançado e está em fase de testes. Ainda faltam diversas características fundamentais nele – mais páginas de busca, palavras-chave não tão conhecidas, filtrar os arquivos por tamanho.

Isso tudo é perfeitamente normal e será incluso com o tempo. Por enquanto, conheça a prévia de um modo mais inteligente para pesquisar imagens e não fique de fora das inovações que o gigante da internet tem a oferecer.