Quais os eletrônicos e fabricantes que foram tendência em 2015?

2 min de leitura
Imagem de: Quais os eletrônicos e fabricantes que foram tendência em 2015?

Você sabe dizer quais os aparelhos eletrônicos e fabricantes que mais fizeram sucesso no ano de 2015? Para responder a essas perguntas, nós utilizamos o serviço Google Trends e comparamos como foram as buscas por alguns dos nomes mais conhecidos da tecnologia durante os últimos 12 meses. Está curioso para saber quais são estes aparelhos e marcas? Então confira este artigo agora mesmo!

Nele, trouxemos as comparações com algumas das fabricantes de smartphones mais populares do ano, além de sistemas operacionais portáteis, aparelhos e também consoles de vídeo game. Vale dizer que os resultados são referentes ao público brasileiro e envolvem cinco termos no máximo — limitação da plataforma utilizada. Será que os seus favoritos são tendência no Brasil?

Fabricantes de eletrônicos

Para a construção deste gráfico, utilizamos cinco das fabricantes que mais se destacaram durante o ano aqui no Brasil. Como você pode perceber na imagem que está mais abaixo, a empresa que passou o ano todo sendo mais procurada no motor de buscas da Google foi a Samsung, seguida por outra fabricante sul-coreana: a LG.

Você pode perceber também que as pesquisas referentes a todas as empresas aumentam bastante no final do ano, perto do período da Black Friday e das compras do Natal.  Também é possível reparar que Apple e Motorola ficam variando na ocupação da terceira posição. Por fim, a ASUS ainda corre na quinta colocação entre as fabricantes analisadas.

Sistemas operacionais portáteis

Durante o ano de 2015, outra vez o Android se saiu melhor do que os seus rivais — sendo mais buscado do que os concorrentes como já havia acontecido em anos anteriores. Durante todo o ano, o sistema operacional da Google ficou na frente dos adversários e ainda cresceu bastante no final do ano. iOS e Windows Phone disputaram a segunda colocação com proximidade, sendo que o iOS só conseguiu abrir uma certa vantagem no terceiro trimestre.

Smartphones

Quando analisamos as buscas por smartphones, é possível ver que existe um padrão bem interessante e bem compreensível. Todas as buscas por aparelhos crescem bastante perto do lançamento — acompanhado do crescimento dos rumores e do próprio anúncio. O exemplo mais evidente disso é o iPhone 6s, que teve um salto gigantesco logo no primeiro mês.

Consoles

No mercado de vídeo games, existe um movimento bem diferente do visto nos smartphones. Como nenhum dos consoles foi lançado em 2015, as buscas são bem aliadas à procura para aquisição e também aos jogos que são disponibilizados para cada plataforma. E por incrível que pareça, dois vídeo games da geração passada são os mais buscados.

Durante o ano de 2015, o Xbox 360 foi o console mais buscado, seguido pelo PS3. O console da Sony chegou a ser ultrapassado pelo Xbox One, mas voltou à medalha de prata rapidamente. Ainda em reação ao Xbox One, é possível ver que ele e o PS4 seguiram um certo padrão de pesquisas durante o período analisado. O Wii U da Nintendo permanece bem abaixo

.....

Você acha que o Google Trends reflete diretamente no funcionamento do mercado? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.