Conheça as 17 câmeras fotográficas da sonda Curiosity

1 min de leitura
Imagem de: Conheça as 17 câmeras fotográficas da sonda Curiosity

Entre os equipamentos que fazem parte da sonda Curiosity, o robô que está em missão em Marte desde agosto do ano passado, as câmeras fotográficas que registram imagens de todos os ângulos do planeta e enviam esses retratos para a NASA são os mais curiosos.

Ao todo, são 17 câmeras espalhadas pelo robô. Cada uma possui uma utilidade bastante específica, como fotografar o solo por cima, apenas no momento da aterrissagem ou na retaguarda da sonda, caso ela tenha deixado algum detalhe escapar.

O clipe acima, que explica essa e mais algumas curiosidades sobre a fotografia em Marte, ainda fala o motivo de alguns retratos serem em preto e branco: para certos cientistas, não há a necessidade de usar cores, já que só a imagem em si é o suficiente para a identificação de rochas. Outros, especialistas em solo, por exemplo, precisam olhar para tonalidades diferentes para fazer as classificações necessárias.

A resolução também é variada: há câmeras de 1 MP e 2 MP – e até vídeos já foram registrados pela sonda, mas poucos são feitos porque o arquivo é pesado demais para ser enviado. É possível também tirar fotos panorâmicas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.