Mexa no currículo: veja as 50 melhores empresas para se trabalhar em 2016

9 min de leitura
Imagem de: Mexa no currículo: veja as 50 melhores empresas para se trabalhar em 2016

Fazer as contas, respirar fundo e ter coragem de abandonar o emprego atual para sair em busca de novas oportunidades nem sempre é uma decisão fácil a ser tomada. Algo que ajuda nesse processo é ter um currículo invejável e muita experiência nas costas ou, quem sabe, conhecer de antemão as companhias mais atraentes do mercado. Para contribuir nesse último quesito, o site Glassdoor compilou, com base nos depoimentos de profissionais desses locais, as 50 melhores empresas para se trabalhar em 2016. Preparado para enviar o CV?

Agindo principalmente nos EUA e em parte da Europa, o portal especializado no monitoramento da qualidade de vida dos trabalhadores e na administração de companhias – através de análises anônimas – compilou os dados coletados durante todo o ano para determinar quais são os lugares mais amados e valorizados por seus funcionários. O ranking enumerou as candidatas conforme os reviews enviados pela comunidade do site nos 12 últimos meses, dando notas que podem ir de uma a cinco estrelas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora diversos nomes tradicionais e conhecidos do público façam parte da seleção, um bom número de “novatos” e algumas gratas surpresas agitaram a lista atual – com destaque mais do que especial para o primeiro lugar. Confira abaixo quais são as empresas que mandaram bem em 2015 e se revelaram bastante promissoras para os trabalhadores no ano que vem:

50. SolarCity (Nota: 3,9)

Fundada em 2006, a empresa californiana é focada no desenvolvimento de soluções de tecnologia para produção de energia limpa – em especial, painéis solares para diversos segmentos.

49. Concur (Nota: 3,9)

Apesar de existir desde 1993, a companhia dona de um sistema de agenciamento de viagens e gastos baseado na nuvem só ganhou mais destaque em 2014, quando foi comprada pelo grupo alemão SAP.

48. Total Quality Logistics (Nota: 3,9)

Uma das maiores transportadoras corporativas dos EUA, a TQL tem mais de 7,3 mil funcionários por todo o mundo e possui equipamento pesado para que todas as entregas sejam feitas conforme o combinado.

47. Nike (Nota: 3,9)

Just do it! Conhecida mundialmente por sua marca, seu slogan e, claro, sua linha de calçados e vestimentas esportivas, a Nike oferece toda sorte de benefícios para seus empregados.

46. Red Bull (Nota: 3,9)

A fabricante de energéticos que é referência no mundo todo não se limita à sua área de atuação original e arrisca se envolver com esportes radicais, empreitadas insanas e até eSports – os funcionários, felizmente, podem experimentar um pouco de tudo isso.

45. REI (Nota: 3,9)

A cadeia de lojas de equipamentos de aventura e exploração, fundada em 1938, se gaba por oferecer aos funcionários oportunidades de crescimento e um bom equilíbrio entre trabalho e diversão.

44. Gartner (Nota: 3,9)

Uma das companhias mais tradicionais na cobertura global do setor de TI, a Gartner é descrita como um lugar repleto de pessoas brilhantes e com um ecossistema interno colaborativo.

43. Stryker (Nota: 4)

Iniciada em 1941 e com foco na fabricação de equipamentos e dispositivos médicos, a marca consegue manter o clima de pequena empresa mesmo com um quadro de mais de 10 mil funcionários.

42. Southwest Airlines (Nota: 4)

Essa companhia aérea norte-americana se diferencia de outras operadoras do país por oferecer tarifas baixíssimas, principalmente para voos domésticos. De quebra, ainda faz pagamentos de bônus para os funcionários mais esforçados.

41. GE Aviation (Nota: 4)

Divisão da General Electric especializada na fabricação de peças e sistema para aeronaves militares e comerciais, a GE Aviation é aplaudida pela eficiência e pela compreensão da sua gerência.

40. Costco Wholesale (Nota: 4)

Criada em 1983, a Costco é simplesmente uma das maiores redes de atacado dos EUA e oferece uma cultura familiar para criar um clima receptivo para seus colaboradores.

39. Chevron (Nota: 4)

Uma das grandes redes petrolíferas norte-americanas, a empresa é conhecida por pagar salários competitivos e prezar pela segurança dos funcionários.

38. Gensler (Nota: 4)

Nos reviews sobre a firma de arquitetura e design, os trabalhadores dizem que é possível experimentar diversas opções de carreira, sem que seja preciso mudar de emprego.

37. Red Hat (Nota: 4)

A desenvolvedora de uma das distribuições comerciais mais populares do Linux é reconhecida por ser um celeiro de bons profissionais, permitindo que as pessoas possam aprender muito umas com as outras.

36. Turner Construction (Nota: 4)

Construtora do segmento comercial e corporativo, a companhia aposta em treinamento e benefícios para conquistar a fidelidade de seus funcionários.

35. Workday (Nota: 4)

Especializada em soluções em software para recursos humanos – com base na nuvem –, a Workday se destaca pelas múltiplas opções de planos de carreira.

34. Genentech (Nota: 4)

A companhia farmacêutica estimula atividades em grupo e ações de caridade para aumentar a cooperação entre os integrantes de seu quadro de funcionários.

33. F5 Networks (Nota: 4)

Recompensas constantes e um ótimo pacote de benefícios fazem parte da cultura dessa companhia voltada para a segurança de redes.

32. Salesforce (Nota: 4)

Outra empresa a utilizar a nuvem para os seus negócios, a Salesforce oferece todo tipo de ferramentas de administração para o mercado e procura criar um ambiente agradável para seus empregados.

31. Akamai (Nota: 4)

Conhecida por hospedar arquivos multimídia de grandes portais e sites, a empresa compensa algumas jornadas extras com uma ideologia galgada na amizade e na troca de experiências.

30. Slalom Consulting (Nota: 4)

Essa consultoria corporativa com quase 15 anos no Mercado disponibiliza um canal aberto para sugestões e críticas dos colaboradores – e, o mais importante, leva esses relatos em consideração.

29. Wegmans Food Markets (Nota: 4)

Estabilidade é a palavra mais usada por funcionários para descrever essa rede regional de supermercados fundada no começo do século passado no estado de Nova York.

28. Paycom (Nota: 4)

Desenvolvedora de softwares para RH e lista de pagamentos, a Paycom é descrita como tendo uma liderança aberta a críticas e que enche suas posições com ótimos profissionais.

27. Vivint Solar (Nota: 4)

Outra representante do segmento de energia limpa, a companhia fabrica painéis solares para os lares norte-americanos e ganha destaque pelo tratamento fora do comum que dá aos empregados.

26. Twitter (Nota: 4)

Um dos grandes nomes da atualidade nas redes sociais, a empresa do pássaro azul precisa de mais do que 140 caracteres para receber elogios de seus trabalhadores.

25. Apple (Nota: 4)

Apesar de render alguns episódios polêmicos de tempos em tempos, a criadora do iPhone ainda é bastante amada por seus funcionários e fica bem no meio do Top 50 para 2016.

24. QuikTrip (Nota: 4)

A franquia de lojas de conveniência valoriza bastante os colaboradores com muito tempo de casa e não economiza na hora das promoções para quem mostra serviço.

23. Protiviti (Nota: 4)

Especializada em consultoria corporativa e auditoria interna, a Protiviti atrai currículos por conta da flexibilidade de horários, da estrutura organizada e dos salários altos.

22. The Church of Jesus Christ of Latter Day Saints (Nota: 4)

Religiosa e sem fins lucrativos, a organização Mórmon – conhecida no Brasil como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – oferece vagas para os mais variados setores e inspira inovação entre seus colaboradores.

21. Delta Air Lines (Nota: 4)

Uma das maiores companhias aéreas do mundo, a Delta possui tanto planos de carreira bem definidos para os trabalhadores quanto vantagens em voos e viagens.

20. Memorial Sloan Kettering (Nota: 4,1)

O centro de tratamento de câncer que é referência para grande parte das pessoas nos EUA foi fundado em 1884 e oferece um pacote completo de salários, benefícios e respeito aos interessados em ingressar na empreitada.

19. Adobe (Nota: 4,1)

A dona de softwares de ponta no campo de design e edição – como Photoshop, Premiere, Illustrator e tantos outros – premia os colaboradores com belos aumentos e planos de compra de ações da empresa.

18. Riot Games (Nota: 4,1)

Responsável pelo megassucesso League of Legends, a desenvolvedora de jogos tem um dos climas mais agradáveis para se trabalhar e disponibiliza benefícios como poucas companhias no mercado.

17. H E B (Nota: 4,1)

A rede de mercearia coloca nas mãos do funcionário a decisão de quanto – e do quão rápido – subir entre as fileiras da empresa.

16. Expedia (Nota: 4,1)

Esse site de viagens tem como destaques a atmosfera positiva e uma rotina veloz de produção para manter a energia dos envolvidos no trabalho.

15. Power Home Remodeling Group (Nota: 4,1)

Especializada em reformas residenciais, a companhia tem um bom número de opções e trilhas para que o empregado galgue posições e evolua profissionalmente.

14. Mindbody (Nota: 4,2)

Firma que agencia profissionais e contatos fitness para empresas, a Mindbody oferece um ambiente encorajador para que as pessoas cresçam em sua vida pessoal e profissional.

13. In-N-Out Burger (Nota: 4,2)

Com restaurantes fast-food espalhados por todo os EUA, a rede de hambúrgueres é descolada e repleta de benefícios e pagamentos extras.

12. World Wide Technology (Nota: 4,3)

Benefícios de ponta, jornadas flexíveis e um clima bastante divertido são as principais características dessa companhia de consultoria voltada à tecnologia.

11. Eastman Chemical (Nota: 4,3)

Com uma estrutura amigável e repleta de oportunidades, a empresa do ramo de compostos químicos incentiva os colaboradores a trabalharem em ações de voluntariado.

10. Zillow (Nota: 4,3)

Portal que oferece serviços de marketing e dados para clientes corporativos, a Zillow ganha pontos pela fartura de comida e bebidas para os funcionários e também pela estrutura de constante aprendizado.

9. Nestlé Purina PetCare (Nota: 4,3)

Conhecida mundialmente no segmento de alimentos para animais, a Purina oferece canais de comunicação aberta e investe constantemente em seus empregados.

8. Google (Nota: 4,3)

Ah, é claro que a Gigante das Buscas não poderia faltar nessa lista, entrando no Top 10 das companhias mais desejadas para 2016. Com uma estrutura gigantesca, atividades paralelas e um ambiente criativo, a empresa faz parte do emprego dos sonhos de muita gente.

7. Boston Consulting Group (Nota: 4,3)

Consultoria corporativa renomada, a BCG constantemente desafia seus funcionários para que eles evoluam profissionalmente e interajam com os colegas.

6. LinkedIn (Nota: 4,4)

Sim, a principal rede social de interação entre profissionais e busca por vagas também é um dos locais mais amados pelos trabalhadores. Bom humor, criatividade e inovação fazem parte da rotina da marca.

5. Facebook (Nota: 4,4)

A empresa de Mark Zuckerberg é uma das referências no setor de redes sociais e tecnologia e também conhecida por oferecer uma experiência profissional única a quem ingressa em suas fileiras.

4. Hubspot (Nota: 4,4)

Companhia desenvolvedora de softwares de vendas e marketing, a Hubspot se destaca pela administração transparente e pelas amplas oportunidades de carreira.

3. Guidewire (Nota: 4,5)

Especializada em programas de segurança, essa empresa se enquadra no Top 3 da Glassdoor por trazer os melhores recursos presentes em uma pequena startup aliados aos benefícios de uma grande marca.

2. Bain & Company (Nota: 4,6)

Outra firma de consultoria a fazer parte da lista, a Bain é descrita como uma companhia que guia os seus funcionários para o sucesso de um jeito agradável e focado.

1. Airbnb (Nota: 4,6)

Um dos representantes máximos do sucesso do sistema de negócios SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço), ao lado de nomes como Uber e Alibaba, a plataforma de reserva de hotéis e outras formas de acomodações Airbnb parece ter conquistado de supetão o coração dos profissionais. Se no final de 2014 a companhia nem apareceu no Top 50, neste ano a coisa mudou de figura e a marca ficou no degrau mais alto do pódio de melhores empresas para se trabalhar. Atmosfera positiva e apaixonante são destaques da Airbnb.

--

E você, ficou surpreso com o fato de a Airbnb ter desbancado gigantes como Google, Facebook e LinkedIn? Achou interessante que a dupla Twitter e Apple tenham ficado lá pelo meio do Top 50? Diga para a gente o que achou da lista e se você acredita que tem chances de conseguir uma vaguinha em alguma dessas empresas.

Atualize seu currículo e confira as melhores empresas para se trabalhar em 2016. Comente sobre a compilação no Fórum do TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.