menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Itaú oferece Pix a partir de imagens no WhatsApp; saiba como usar

Além de fotos com os dados para pagamento, clientes do Itaú também podem efetuar as transferências no mensageiro via texto, áudio e QR Code.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule05/01/2026, às 16:45

updateAtualizado em 05/01/2026, às 17:04

O Itaú anunciou hoje (5) o lançamento dos pagamentos via Pix no WhatsApp por meio do envio de imagem, dispensando a necessidade de digitar valores e outras informações para a transação. A novidade será liberada para todos os clientes ainda em janeiro.

De acordo com o banco, a ferramenta utiliza inteligência artificial generativa para realizar os cálculos de cada transferência automaticamente, identificando os valores envolvidos e propondo a transação em poucos segundos. Dessa forma, o usuário precisa apenas confirmar a operação no próprio app para o envio dos valores.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Como fazer pagamentos por imagem via Pix no WhatsApp do Itaú?

Para aproveitar o novo recurso e fazer pagamentos com ainda mais facilidade e rapidez, o cliente do Itaú Unibanco deve habilitar o Pix no WhatsApp pelo Superapp Itaú. Depois, siga os passos abaixo para realizar as transferências:

  1. Inicie uma conversa no mensageiro com o perfil oficial do banco na plataforma, no número 4004-1515;
  2. Envie uma foto contendo a chave Pix ou o número da conta bancária que receberá a transferência, bem como o valor do pagamento;
  3. Aguarde a “Inteligência Itaú” agir, identificando as informações contidas na foto — conforme o banco, ela pode interpretar qualquer tipo de imagem;
  4. Verifique as informações do destinatário e o valor da transferência;
  5. Se estiver tudo certo, digite a senha do banco e confirme o pagamento, tocando em “Continuar”.
print-de-pix-no-whatsapp-do-itau
Ao compartilhar uma imagem com os dados da transferência, a IA do Itaú identifica as informações e agiliza o pagamento. (Imagem: Itaú/Divulgação)

Ao final, o comprovante da transferência será exibido na tela, com todas as informações da operação, incluindo valor, nome do destinatário, data e horário da transação, entre outras. Pelo próprio mensageiro, é possível compartilhá-lo com a pessoa que recebeu o pagamento.

Segundo o Itaú, o novo recurso segue todos os padrões de segurança integrados às soluções disponíveis para os clientes, como a solicitação de senha transacional e criptografia de ponta a ponta. A funcionalidade também torna as transferências mais intuitivas e seguras.

Outras opções para o Pix no WhatsApp

Além dos pagamentos por imagem, o Pix no WhatsApp do Itaú oferece outras opções para realizar as transferências a partir do serviço de mensagens. Clientes do banco também conseguem efetuar as operações via texto, mensagem de áudio e QR Code.

“Queremos que os clientes resolvam suas necessidades financeiras sem complicação, no mesmo ambiente em que já conversam com amigos e familiares. Com a possibilidade de realizar o Pix no WhatsApp enviando imagens, pagar uma conta passa a ser tão simples quanto enviar uma foto, algo já comum na rotina dos milhões de brasileiros que utilizam o WhatsApp diariamente”, apontou a diretora do Itaú Unibanco, Beatriz Bernardi, em comunicado.

Gostou do conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.