Elon Musk demite cerca de 14 mil funcionários da Tesla para reduzir custos

1 min de leitura
Imagem de: Elon Musk demite cerca de 14 mil funcionários da Tesla para reduzir custos
Imagem: GettyImages

A Tesla vai cortar mais de 10% do quadro de funcionários, de acordo com uma nota escrita por Elon Musk, presidente-executivo da montadora de carros elétricos. Isso representa ao menos 14 mil trabalhadores dos mais de 140 mil empregados pela companhia do bilionário sul-africano.

As demissões foram anunciadas por Musk em um memorando interno, obtido pelo site britânico Electrek. No texto, o dono da montadora cita a rápida expansão das fábricas em todo o mundo e o aumento no número de empregados. Agora, a Tesla se prepara para a "próxima fase de crescimento". Segundo ele, a empresa deve reduzir custos e aumentar a produtividade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Como parte deste esforço, fizemos uma revisão completa da organização e tomamos a difícil decisão de reduzir o nosso número de funcionários em mais de 10% globalmente. Não há nada que eu odeie mais, mas deve ser feito. Isso nos permitirá ser enxutos, inovadores e ávidos pelo próximo ciclo da fase de crescimento", segue o memorando.

O anúncio das demissões foi feito por Elon Musk, em um memorando interno para os funcionários da Tesla. (Imagem: Getty Images)O anúncio das demissões foi feito por Elon Musk, em um memorando interno para os funcionários da Tesla. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

Em seguida, o magnata da tecnologia, que também é dono do X (antigo Twitter) e dar SpaceX, agradeceu os funcionários demitidos "pelo seu trabalho árduo ao longo dos anos". "Aos restantes, gostaria de agradecer antecipadamente pelo difícil trabalho que ainda temos pela frente", emendou.

O memorando citou ainda o trabalho da Tesla no desenvolvimento de tecnologias para automóveis, energia e inteligência artificial. A montadora, porém, vem de um ano complicado, sem atender as expectativas de mercado. No primeiro trimestre de 2024, foram entregues menos de 390 mil unidades, 13% abaixo da projeção.

Esta foi a primeira queda em quase quatro anos. As estimativas dos analistas preveem US$ 0,50 de lucro por ação no relatório trimestral a ser divulgado na próxima segunda-feira, dia 23 de abril. O valor é US$ 0,85 abaixo do lucro do ano passado, na mesma época.

A Tesla entregou 13% a menos carros aos clientes do que a projeção feita para o primeiro trimestre deste ano. (Imagem: Getty Images)A Tesla entregou 13% a menos carros aos clientes do que a projeção feita para o primeiro trimestre deste ano. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

Recentemente, a Tesla teve problemas de produção, como um incêndio criminoso na fábrica na Alemanha, e ataques a navios no Mar Vermelho. A empresa ainda tem uma montadora na China e outras quatro nos Estados Unidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.