Criador do Project Ara vai doar 30 mil reais para quem ajudá-lo a reciclar

1 min de leitura
Imagem de: Criador do Project Ara vai doar 30 mil reais para quem ajudá-lo a reciclar
Imagem: Precious Plastic

Dave Hakkens, o criador do conceito que levou ao Project Ara, é um homem bastante dedicado à redução do desperdício com o lixo reciclável no mundo. Tanto que, recentemente, ele desenvolveu o projeto “Precious Plastic”, um sistema de reciclagem simples que utiliza uma série de máquinas disponibilizadas em open-source.

O projeto de Hakkens foi um sucesso, ao ponto de garantir a ele prêmios em dinheiro pela ideia. Mas parece que ele não está satisfeito apenas com isso: “Eu fiz a primeira versão dessas máquinas. Uma prova de conceito; ainda não perfeita.”, começa ele. “Eu tenho o espaço, ferramentas e materiais para fazer acontecer. Infelizmente, não tenho o conhecimento ou o tempo para fazer isso por mim mesmo”, explicou.

Em busca de melhorias

Assim, Hakkens lançou um concurso para o desenvolvimento da versão 2.0 dos equipamentos. Como explicado no vídeo acima, ele estará doando os 10 mil euros (R$ 31 mil, aproximadamente), além de dar acesso total à sua oficina, para quem for capaz de fazer melhorias no projeto. A ideia é criar um projeto personalizável e modular, além de mais intuitivo para que pessoas com pouca experiência na área possam usar os aparelhos.

Se interessou pela proposta? Então é só seguir as instruções presentes no post do blog do projeto. Vale notar, contudo, que Hakkens está em busca de alguém que tenha, ao menos, experiência no desenvolvimento e construção de hardware – incluindo na utilização de equipamentos de corte e solda –, além de conhecimento na utilização de Arduino ou Raspberry Pi e na criação de desenhos em CAD. Saber falar inglês ou holandês é essencial, é claro.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.