5 coisas que vão deixar saudades no Windows Phone [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: 5 coisas que vão deixar saudades no Windows Phone [vídeo]

O Windows Phone ainda não foi oficialmente descontinuado, mas não temos mais produtos da linha há vários meses (ou mais de um ano, se só levarmos em conta a família Lumia), serviços não param de ser descontinuados para a plataforma e a Microsoft nem se pronuncia mais sobre o assunto. Ele merece muitas críticas, mas isso é assunto pra outro vídeo.

Aqui, a gente vai falar só de elogios. O sistema operacional móvel obteve um desempenho bastante modesto no mercado mundial, mas conquistou uma comunidade bastante fiel em países como o Brasil — e com vários motivos para isso.

Confira alguns deles:

1) Live Tiles

Um celular.

As Live Tiles são aqueles ícones em forma de quadrados e retângulos que substituem os ícones e widgets. Eles são bem mais personalizáveis que nos sistemas rivais e estão totalmente integrados ao Windows Phone, mostrando vários conteúdos diferentes. Um conceito parecido foi incorporado também no Windows pra desktop. A recepção do público é mista até hoje com esse recurso, mas ele com certeza marcou.

2) O app de Câmera

Os smartphones da série Lumia, fabricados pela boa e velha Nokia, sempre foram elogiados pelo hardware de fotografia. Em software, a novidade chegou um pouco depois, mas também foi muito bem recebida.

Um app para celular.

O app Lumia Camera tem vários recursos de captura personalizada, além de controles manuais em forma de arcos pra você deixar a foto com aquela cara de profissional. Os direitos do app voltaram pra Nokia, agora sob o comando da HMD Global, e serão incorporados nos mais recentes smartphones da fabricante com Android.

3) O ecossistema da Microsoft

Três eletrônicos.

Se você é fã de Android e usa os serviços da Google, então sabe como uma integração nativa entre nuvem, editor de documentos, mensageiro e sistema operacional fazem a diferença. Por isso, os fãs da Microsoft e dos seus produtos tinham como opção o ecossistema da fabricante. OneDrive, Skype, Outlook, Office, Xbox e o próprio Windows nos computadores

4) WordFlow

Um celular.

O WordFlow era o teclado mobile da Microsoft, que chegou a fazer parte do iOS por um tempo até ser descontinuado totalmente. E muita gente jura que ele era disparado o melhor nesse segmento. Os destaques eram o deslize pra formar palavras, as teclas no tamanho ideal e também as opções que previam o que você queria escrever. Vários dos recordes mundiais de digitação mais rápida foram feitos no WordFlow.

5) O preço

O Brasil foi por anos o segundo maior mercado do Windows Phone e boa parte disso se deve ao fator preço. Os smartphones da série Lumia chegavam ao país por valores bem abaixo dos iPhones e competindo de forma acirrada com os Android, além de entrarem rapidamente em promoção. Especialmente pra quem iria comprar o primeiro celular mais moderno da vida, a Microsoft parecia uma ótima pedida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.