Quer saber se você é confiável? Olhe para um bebê

1 min de leitura
Imagem de: Quer saber se você é confiável? Olhe para um bebê
Avatar do autor

Você pode enganar bebês apenas uma vez, de acordo com uma novo estudo. Pesquisadores da Universidade de Concordia no Canadá observaram que, embora bebês normalmente tenham a tendência de imitar os adultos, eles irão parar de fazê-lo se perderem a confiança naquela pessoa.

A pesquisa foi feita com 60 crianças com idades entre 13 e 16 meses, divididos em dois grupos, um com um instrutor confiável e outro não confiável.

No primeiro teste, os dois instrutores olharam dentro de uma caixa e expressaram uma reação de alegria, como se tivessem descoberto algo interessante. Após isso, eles mostraram a caixa para as crianças. O primeiro instrutor possuía uma caixa com brinquedos e o segundo, uma caixa vazia.

Já no segundo teste, as crianças foram submetidas a um cenário, no qual os instrutores acendiam uma lâmpada simplesmente por olhar para elas. Somente 34% dos bebês com o instrutor “mentiroso” tentaram reproduzir a ação. Por outro lado, 61% deles imitaram o adulto que foi sincero da primeira vez.

Ivy Broker, um dos autores do estudo, disse que “a pesquisa mostra que as crianças irão imitar o comportamento de um adulto confiável. Por outro lado, o mesmo comportamento efetuado por um adulto não confiável será interpretado como irracional ou ineficiente e, consequentemente, não digno de ser imitado”.

A pesquisa foi publicada na revista Infant Behaviour and Development (PDF).

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Quer saber se você é confiável? Olhe para um bebê