Você pode enganar bebês apenas uma vez, de acordo com uma novo estudo. Pesquisadores da Universidade de Concordia no Canadá observaram que, embora bebês normalmente tenham a tendência de imitar os adultos, eles irão parar de fazê-lo se perderem a confiança naquela pessoa.

A pesquisa foi feita com 60 crianças com idades entre 13 e 16 meses, divididos em dois grupos, um com um instrutor confiável e outro não confiável.

No primeiro teste, os dois instrutores olharam dentro de uma caixa e expressaram uma reação de alegria, como se tivessem descoberto algo interessante. Após isso, eles mostraram a caixa para as crianças. O primeiro instrutor possuía uma caixa com brinquedos e o segundo, uma caixa vazia.

Já no segundo teste, as crianças foram submetidas a um cenário, no qual os instrutores acendiam uma lâmpada simplesmente por olhar para elas. Somente 34% dos bebês com o instrutor “mentiroso” tentaram reproduzir a ação. Por outro lado, 61% deles imitaram o adulto que foi sincero da primeira vez.

Ivy Broker, um dos autores do estudo, disse que “a pesquisa mostra que as crianças irão imitar o comportamento de um adulto confiável. Por outro lado, o mesmo comportamento efetuado por um adulto não confiável será interpretado como irracional ou ineficiente e, consequentemente, não digno de ser imitado”.

A pesquisa foi publicada na revista Infant Behaviour and Development (PDF).

Cupons de desconto TecMundo: