Análise de dados mostra quem tem mais chance de morrer em Game of Thrones

2 min de leitura
Imagem de: Análise de dados mostra quem tem mais chance de morrer em Game of Thrones

Daenerys vai morrer. Arya e Sandor Clegane muito provavelmente vão também. Jon Snow e Tyrion Lanister vão sobreviver no final.

Calma! Não são spoilers de algum episódio ou do roteiro de Game of Thrones que foi vazado, mas sim as previsões feitas por um sistema de análise de dados criado por Milan Janosov, Ph.D. do Center for Network Science da Universidade Centro-Europeia, em Budapeste, na Hungria.

Bola de cristal? Não, análise de dados

Janosov desenvolveu um modelo de previsão quantitativo que leva em conta uma série de fatores para dizer quem tem mais ou menos probabilidade de morrer no seriado. Para isso, ele desenvolveu uma rede social dos personagens com o relacionamento entre eles e uma análise das características de cada um deles.

Uma das primeiras mortes chocantes de Game of Thrones

A essência do cálculo é que consideramos todos os personagens mortos e vemos como são seus padrões de colaboração social

“Game of Thrones é um mundo complexo no qual a posição social e os verdadeiros amigos parecem ser bastante importantes, então eu quantifiquei os padrões de interação social de cada personagem usando as ferramentas de ciência de rede. Eu, então, prevejo seu destino usando métodos de machine learning”, disse o Ph.D.

“A essência do cálculo é que consideramos todos os personagens mortos e vemos como são seus padrões de colaboração social – e com base no quão parecido é um personagem ainda vivo, maiores são suas chances são de morrer. Portanto, essa é uma hipótese e, durante os próximos episódios, vamos descobrir se essas diversas medidas de posição social são bons preditores”, ele continuou.

As ligações entre os personagens

Quem vai morrer?

Janosov fez uma tabela com os resultados de sua pesquisa. Nela, é possível ver que a personagem com mais probabilidade de morrer é Tyene Sand, uma das filhas bastardas de Oberyn Martell, com 95% de chance (o que acabou realmente acontecendo na série). A mãe dos dragões Daenerys vem em segundo lugar, com 91% de probabilidade de morrer até o final da série, seguida por Robin Arryn e Grey Worm, com 90% cada.

Já na parte inferior da tabela, com pouquíssimas chances de morrer, estão Theon Greyjoy e Jorah Mormont, com 5%, seguidos pelo selvagem Tormund, com 14%. Outros personagens populares que também têm uma probabilidade baixa de ir dessa para uma melhor são Tyrion Lanister, Jon Snow e Sam Tarly, com 52%, 45% e 35% respectivamente. Para a tristeza dos fãs, Cersei também parece que não vai embora tão facilmente: ela tem apenas 35% de chances de bater as botas.

Alguns personagens presentes na lista já morreram desde que o estudo foi divulgado e você mesmo pode fazer a comparação para ver se as previsões realmente funcionam.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.