Muito antes dos smartphones surgirem, anotar lembretes no celular já era uma prática bastante comum. Com o surgimento dos aplicativos e aparelhos mais completos, isso só se intensificou e hoje é possível abandonar de vez a agenda de papel e usar apenas o telefone para lembrar-se de compromissos e fazer anotações.

Existem muitos apps que fazem isso, porém poucos são realmente interessantes. Neste artigo, nós mostramos cinco dos melhores programas para fazer anotações no Android, como o Evernote — que pode ser considerado o mais completo e usado — e o Catch Notes. Se você não gosta ou não quer usar o Evernote, este segundo pode ser uma ótima opção.

 

Baixar Catch Notes

 

O app Catch Notes é um programa bonito, muito bem feito e com funções realmente úteis: compartilhamento de notas com os amigos, criação de lembretes usando comandos de voz ou fotografias, separação de anotações em espaços etc. Veja neste tutorial algumas das principais ferramentas deste aplicativo.

Os “Spaces” de anotações

Este aplicativo é baseado na separação das suas notas em “espaços” (“Spaces”), que podem ter diferentes temas. Esses espaços são bastante úteis para a organização e, de maneira mais importante ainda, para que você possa compartilhar aquele grupo de anotações com outras pessoas.

Espaços e compartilhamento de grupos com outros usuários (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Por exemplo, se você tem um grupo de faculdade para um trabalho, crie um “Space” separado para compartilhar com os outros integrantes as anotações, listas e arquivos relativos ao tema. Para convidar outras pessoas, abra aquele espaço, clique no botão do cantinho superior direito e coloque o email de outros usuários, que também precisam usar o app.

Mesmo que um dos integrantes não tenha como usar o Catch Notes em aplicativo, é possível acessar todas as notas e listas em Catchnotes.com, direto pelo navegador. Sincronize manualmente ou configure para que o app sincronize em intervalos periódicos e mantenha sempre os lembretes atualizados.

Criando anotações

Clique na opção desejada e crie o lembrete, nota ou lista. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Existem cinco tipos de entradas que você pode criar: lembretes, fotos, anotações, notas de voz e listas. Para criar uma nova nota, entre no espaço no qual você deseja criar aquela entrada, clique no botão “+” na parte de baixo da tela e escolha o tipo de lembrete.

O primeiro é usado quando você deseja anotar algo com um alarme, para lembrar mais tarde. Quando você coloca isso em um grupo compartilhado, o Catch Notes vai avisar sobre aquele compromisso para todas as pessoas daquele espaço. O segundo tipo, com fotografia, é uma “anotação evoluída”, na qual você anexa um arquivo de imagem.

Criação de notas por voz e com arquivos de imagem (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O botão do meio é o de anotações básicas: lembretes sem alarme e que você faz para guardar qualquer informação importante que não pode perder. O quarto tipo é uma anotação de voz, que salva um arquivo de áudio para ser escutado depois. Esse tipo de lembrete é importante quando você precisa anotar algo rapidamente e não tem tempo de escrever todo o recado.

Por último vem a famosa lista de tarefas: indique um título e coloque todas as etapas a serem cumpridas. Essa opção pode ser usada de forma criativa, por exemplo, como uma lista de compras ou de leitura, não apenas para afazeres. Dentro dos espaços, é possível criar quantas entradas você quiser ou precisar, de qualquer um dos cinco tipos.

Use tags para conseguir localizar as notas posteriormente. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Se você quiser encontrar as suas notas de maneira mais fácil depois, pode usar tags na composição dos lembretes. Essas tags, que são escritas usando o símbolo # na frente (como mostra a imagem), podem ser pesquisadas posteriormente no botão de busca, no cantinho esquerdo inferior.

Configurações do aplicativo

Na tela principal do Catch Notes existe um botão em forma de engrenagem, no qual você pode acessar as configurações do app. As cinco primeiras opções servem para indicar o tipo de sincronização e o intervalo de atualização. Marque a primeira caixa se você quiser que o aplicativo envie as mudanças feitas para a sua conta na web e marque a terceira opção para que isso seja feito sempre que o programa for aberto.

Configurações globais do aplicativo (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Em “Connections”, escolha se você deseja que o aplicativo sincronize com a web em qualquer tipo de conexão ou apenas quando o Wi-Fi estiver ligado e funcionando, para não gastar o seu plano de dados. No campo “Notifications”, escolha o comportamento do app para os tipos de avisos que ele envia para a área de notificações (som de toque, vibração e frequência).

Em “Passcode Lock”, coloque uma senha no aplicativo para que apenas você tenha acesso aos lembretes criados, tornando mais seguro o uso do app e permitindo que você guarde informações pessoais sem o perigo de alguém ver.

Configurações de um “Space” específico. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Existem outras configurações, como o tamanho do texto e a forma com que o aplicativo mostra as notas e espaços, e você pode personalizar tudo para que o app fique com o seu estilo. Além das preferências globais, ainda existem as configurações especiais para cada “Space”, que permitem trocar o nome e a cor daquele grupo.

Cupons de desconto TecMundo: