(Fonte da imagem: ShutterStock)

Os professores de antigamente já alertavam: depois que se inventou o lápis, esquecer tarefa deixou de ser perdoado. E, é claro que, hoje, com a quantidade de dispositivos portáteis que carregamos em nossos bolsos e mochilas, papel e caneta se tornaram praticamente dispensáveis.

Quem possui um smartphone ou tablet com Android tem, à sua disposição, uma miríade de softwares para anotações que podem ser baixados gratuitamente ou mediante pagamento de alguns poucos dólares. Muitas vezes, esses apps trazem integração com serviços online e recursos extras que os tornam bem mais atraentes do que a boa e velha "agendinha".

Para facilitar, listamos a seguir os melhores aplicativos do gênero, destacando seus diferenciais.

1. Evernote

Esta lista só poderia ser iniciada com o Evernote, um dos maiores e mais completos softwares de anotações disponíveis gratuitamente para o sistema operacional da Google. Além de notas de textos, o aplicativo também permite que você registre suas ideias em áudio ou foto sem se preocupar com hospedagem do arquivo multimídia: o próprio app faz o upload e hospeda o arquivo.

Outra vantagem no uso do Evernote é a possibilidade de sincronizar suas notas em diversos dispositivos, desde o seu computador desktop até o tablet ou smartphone. Basta instalar o software, se autenticar com seu usuário e senha e, em seguida, baixar as notas.

O programa também possui outras funcionalidades, mas algumas delas são restritas e só podem ser liberadas mediante a assinatura de um plano anual. Entre esses recursos estão o suporte a arquivos do tipo DOC e o acesso offline aos anexos enviados nas notas. Portanto, se isso for essencial para você, talvez valha a pena analisar os valores dos planos no site do Evernote.

Outro ponto negativo é o fato de que o Evernote não conta com recursos de lista de tarefas, sendo mais útil, mesmo, para anotar lembretes e insights.

2. ColorNote Notepad Notes

Quem não dispensa o uso de vários post-it grudados na tela do computador não pode deixar de instalar o ColorNote Notepad Notes, versão virtual das notinhas coloridas e autoadesivas. Os pontos positivos desse aplicativo estão na utilização, que é bastante intuitiva, e na possibilidade de bloquear determinadas notas com uma senha, ideal para quem deseja manter a anotação longe dos olhos de bisbilhoteiros.

ColorNote Notepad permite colar post-its no desktop do Android (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Como desvantagem fica o fato de o software possuir muitas limitações se comparado com o Evernote, como ausência de suporte para a inclusão de arquivos às notas.

3. Catch Notes

Se existe um concorrente à altura do Evernote esse é o Catch Notes, que possui propósito semelhante: permitir que você registre suas ideias em forma de texto, som ou imagem e possa trabalhar nelas posteriormente, até mesmo compartilhando-as com amigos pela internet. O software também possui recursos avançados de buscas, para que você encontre mais facilmente suas notas, e a presença de alarmes, que lhe avisam quando um compromisso se aproxima.

Crie notas com anexos e compartilhe-as com amigos (Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

O ponto negativo do Catch Notes é o fato de que a versão gratuita está limitada à criação de apenas três spaces, espécies de pastas que podem servir para delimitar o escopo de um projeto e compartilhá-lo com outras pessoas. Ao passar para o plano Pro, você tem direito à criação de até 50 spaces e 1 GB para o armazenamento de arquivos online. Para quem precisar de mais, há o plano Premier, que oferece 200 spaces e 5 GB mensais.

4. AK Notepad

Quem prefere aplicativos mais simples, que foquem apenas nas notas de textos, pode recorrer ao AK Notepad, app simples e que também possui integração com o serviço online do Catch Notes. Além do suporte a diferentes temas, o AK Notepad também possibilita backup online das anotações ou no cartão de memória do telefone. Os widgets também ajudam a manter as notas mais importantes no desktop do aparelho.

AK Notepad possui suporte a hastags (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Entre os pontos negativos está a impossibilidade de separar suas notas em pastas, para deixá-las mais organizadas. Além disso, os widgets do aplicativo possuem tamanhos pré-definidos e não podem ser redimensionados.

5. Note Everything

Este é, provavelmente, o app mais simples de todos e, portanto, não é recomendado para quem deseja recursos avançados de anotações, como a possibilidade de anexar arquivos às notas. Entretanto, o Note Everything pode ser extremamente útil para quem precisa de um software enxuto e que permita criar notas em forma de texto, som, imagens ou simplesmente desenhando com seu dedo na tela do smartphone ou tablet.

Se escrever estiver complicado, tente desenhar sua ideia (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Como outros programas do gênero, o Note Eveything também possui um plano pago com funções exclusivas. Neste caso, ao assinar o serviço, você também poderá proteger suas notas com senhas e fixar lembretes importantes na barra de status do sistema. Além disso, o aplicativo também permite que você faça uma cópia de suas notas pelo aplicativo do Dropbox, caso seja necessário.

E então? Já decidiu qual vai usar?

Cupons de desconto TecMundo: