Tempestades Solares podem ser a causa dos terremotos na Terra?

Imagem de: Tempestades Solares podem ser a causa dos terremotos na Terra?
Imagem: Getty Images

Os terremotos são um dos fenômenos naturais mais problemáticos, principalmente para a espécie humana. Em muitas regiões do mundo, esses desastres naturais podem afetar cidades inteiras, deixando pessoas desabrigadas e causando estragos que podem ser irreversíveis.

Os terremotos ocorrem comumente por falhas geológicas e outras causas terrestres, mas será que o Sol pode afetar em alguma coisa?

Sabemos que o movimento das placas tectônicas são os principais responsáveis por quase todos os terremotos que acontecem no mundo, mas existem algumas outras poucas possibilidades. Por exemplo, as atividades vulcânicas em certos pontos da Terra também podem originar tremores intensos, assim como algumas atividades humanas envolvendo a exploração de áreas no subsolo.

Na última sexta-feira, dia 5, um terremoto de magnitude 4,8 atingiu a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, por volta das 11h23. Apenas um dia antes, um tremor de magnitude 6 ocorreu na costa do Japão, em Honshu. Em Taiwan, um forte terremoto de magnitude 7,4 foi registrado no início da mesma semana em que ocorreram os outros mencionados.

“Os grandes terremotos em todo o mundo não são distribuídos uniformemente… existe alguma correlação entre eles. Testamos a hipótese de que a atividade solar pode influenciar a [ocorrência de terremotos] em todo o mundo. Este teste estatístico da hipótese é muito significativo. A probabilidade de observarmos isso apenas por acaso é muito, muito baixa — menos de 1 em 100.000”, disse o diretor de investigação do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Roma, Giuseppe De Natale, e autor de um estudo sobre o tema.

De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), as erupções solares e as tempestades magnéticas podem causar diferentes efeitos na Terra; contudo, ainda não foi identificada nenhuma grande relação com os terremotos.

Em um estudo publicado na revista científica Scientific Reports, um grupo de cientistas argumenta que existe uma primeira evidência sugerindo que as erupções solares poderosas podem ser uma das causas dos terremotos na Terra.

Explosões no Sol e a possível relação com tremores de Terra

Na maioria das vezes, as erupções solares são inofensivas para os humanos na Terra, mas nem sempre é assim. Não é à toa que os cientistas estão com medo de que os satélites deixem de funcionar durante o máximo solar do ciclo atual, previsto para acontecer entre 2024 e 2025 — a internet, GPS, redes de comunicações, entre outros serviços, podem enfrentar uma grande perda de conexão por um período.

Até então, poucos pesquisadores oferecem dados que sugerem qualquer conexão das erupções solares com os terremotos na Terra, mas um novo estudo sugere que esses fenômenos solares realmente podem desencadear fortes terremotos. Conforme os cientistas explicam, há um padrão em alguns dos grandes terremotos que acontecem em todo o planeta, algo que pode estar relacionada aos efeitos das ejeções de massa coronal.

A partir de dados coletados durante 20 anos do satélite Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) e Agência Espacial Europeia (ESA), os pesquisadores perceberam que os terremotos tendem a ser detectados em grupos; o padrão sugere que um único fenômeno poderia estar desencadeando o movimento das falhas geológicas.

O artigo comparou os dados do SOHO com o Catálogo Instrumental Global de Terremotos do ISC-GEM, um tipo de lista com os terremotos mais fortes que ocorreram na Terra. Assim, os cientistas descobriram que tremores mais fortes aconteceram quase ao mesmo tempo que as partículas solares carregadas (prótons) chegavam na atmosfera do planeta.

Para entender se as tempestades solares podem ser a causa dos terremotos na Terra, os cientistas estudaram sobre as partículas carregadas que vêm do Sol.Para entender se as tempestades solares podem ser a causa dos terremotos na Terra, os cientistas estudaram sobre as partículas carregadas que vêm do Sol.Fonte:  Getty Images

"Neste artigo, analisamos dados de 20 anos de densidade e velocidade de prótons, registrados pelo satélite SOHO, e a sismicidade mundial no período correspondente, conforme relatado pelo catálogo ISC-GEM. Um modelo provisório que explica tal correlação também é proposto, em termos do efeito piezoelétrico reverso induzido pelo campo elétrico aplicado relacionado à densidade do próton. Este resultado abre novas perspectivas nas interpretações sismológicas, bem como na previsão de terremotos", o artigo descreve.

Conforme os pesquisadores explicam, a relação entre o fluxo de prótons solares e os terremotos poderosos, é um efeito chamado de piezoelétrico reverso.

Em outros estudos, foi revelado que a compressão do quartzo pode resultar em um pulso elétrico, por isso o efeito foi chamado de piezoelétrico; alguns investigadores acreditam que a reação seja causada pelos terremotos.

A nova possibilidade foi nomeada de efeito piezoelétrico reverso porque os cientistas do novo estudo sugerem que as anomalias eletromagnéticas são a causa dos terremotos, e não o contrário. Ou seja, quando os prótons solares colidem com a magnetosfera, um tipo de bolha magnética protetora da Terra, eles poderiam criar correntes eletromagnéticas que se propagariam em pulsos, comprimiriam o quartzo e causariam os tremores.

De qualquer forma, os autores do artigo precisam de mais dados para compreender se o efeito citado é realmente responsável pelos terremotos da Terra; portanto, ainda não há nenhuma confirmação.

Em 2013, outra equipe publicou um artigo sobre o tema e não encontrou nenhuma evidência entre os efeitos do Sol e os tremores terrestres. A desconfiança sobre a possibilidade é antiga, pois em 1856, o astrônomo suíço Rudolf Wolf já tentava compreender a relação.

Gostou do conteúdo? Fique atualizado com mais curiosidades sobre terremotos aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender o ciclo solar e por que o campo magnético do Sol vai se inverter.