Para cientistas, dados de GPS podem ajudar a prever próximos terremotos

2 min de leitura
Imagem de: Para cientistas, dados de GPS podem ajudar a prever próximos terremotos
Imagem: Getty Images

Até o momento, os cientistas não encontraram nenhuma forma de detectar terremotos, inclusive, alguns teorizam que é algo impossível. Entretanto um novo estudo publicado na revista científica Science, uma equipe de pesquisadores afirma que talvez seja possível detectar terremotos por meio de medições realizadas por GPS.

O maior problema da detecção de terremotos é que ainda não conseguimos registrar uma 'impressão digital' do exato momento antes dele realmente acontecer. Os cientistas chamam esse sinal de precursor, contudo, muitos especialistas afirmam que a humanidade nunca encontrará tal sinal.

Segundo os dois franceses autores do estudo, Quentin Bletery e Jean-Mathieu Nocquet, talvez seja possível registrar o sinal precursor por meio de dispositivos GPS. Eles coletaram dados de estações de GPS em todo o mundo e afirmam que, a partir dessas informações, talvez seja possível detectar até os movimentos mais leves que reverberam no solo da Terra — os dados são mantidos pela Universidade de Nevada, nos Estados Unidos.

Atualmente, ainda não existe nenhuma forma de prever terremotos, mas os cientistas que o GPS pode ser a resposta para essa questão.Atualmente, ainda não existe nenhuma forma de prever terremotos, mas os cientistas que o GPS pode ser a resposta para essa questão.Fonte:  Getty Images 

"Conceitualmente, isso indica que é possível fazer isso. É um grande passo. Essa é uma enorme lacuna tecnológica. Nós simplesmente não temos a tecnologia ainda para fazer isso", disse o sismólogo do Institut de Recherche pour le Développement e da Université Côte d'Azur, na França, Quentin Bletery.

Como o GPS pode detectar terremotos?

Durante o estudo, os cientistas analisaram se os possíveis sinais precursores de GPS batiam com a magnitude dos terremotos reais; ao todo, foram analisados 90 terremotos com a partir de 7 de magnitude. Eles descobriram que, aproximadamente duas horas antes de alguns destes terremotos, o solo começou a se alinhar inesperadamente e se intensificou mais até o momento do tremor. 

Os resultados apontam que pode existir uma esperança para a detecção de terremotos na tecnologia GPS, contudo, ainda é muito cedo para afirmar que o estudo encontrou o sinal precursor. Por isso, os pesquisadores apontam que ainda é necessário realizar mais pesquisas na área para compreender se o GPS pode ajudar.

“Nossa abordagem revela uma aceleração exponencial de deslizamento de aproximadamente 2 horas antes das rupturas, sugerindo que grandes terremotos começam com uma fase precursora de deslizamento, cujas melhorias na precisão e densidade da medição poderiam detectar e possivelmente monitorar com mais eficácia”, os pesquisadores explicam na conclusão do estudo.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe a matéria em suas redes sociais e fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.