O manto da Terra pode conter um tesouro de 'metais verdes', diz estudo

2 min de leitura
Imagem de: O manto da Terra pode conter um tesouro de 'metais verdes', diz estudo
Imagem: Getty Images

Uma pesquisa liderada por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, apresentou uma nova abordagem para “sequestrar enxofre em sua forma oxidada de sulfato, bem como metais básicos e preciosos” das profundezas do manto interior da Terra. Fundidos a baixas temperaturas e ricos em carbono, esses materiais podem conter um tesouro em “metais verdes”.

Não é novidade para ninguém que a implantação global de soluções energéticas sustentáveis passa naturalmente pela disponibilização dos metais essenciais para elaboração de componentes de baterias, painéis solares, veículos elétricos, entre outras tecnologias “verdes”.

Publicado na Science Advances, o estudo mostra como a equipe liderada pela Dra. Isra Ezad, petróloga experimental da Macquarie, conseguiu criar pequenas quantidades de carbonato fundido, muito parecidas com as existentes a 90 quilômetros de profundidade, por meio de experimento de alta pressão e temperatura.

Como os cientistas extraíram metais verdes do manto da Terra?

Rochas carbonáticas foram derretidas em laboratório.Rochas carbonáticas foram derretidas em laboratório.Fonte: Getty Images 

O manto terrestre, camada rochosa abaixo da crosta e acima do núcleo, é composta por rochas silicatadas (compostas de silício e oxigênio), como parte da lava que sai dos vulcões.  Porém, cerca de 1% dessas rochas profundas contem carbono e água, que permitem que essas rochas possam ser derretidas as temperaturas mais baixas que as outras porções.

O que os cientistas fizeram foi simular em laboratório o derretimento de rochas carbonáticas em condições semelhantes ao do manto da Terra. Em seguida, mediram a quantidade de metais e enxofre presentes no líquido derretido e, finalmente, compararam seus resultados com estudos de rochas vulcânicas formadas quando o magma sobe do manto para a superfície.

Embora soubessem de antemão que derretimentos de carbonatos continham terras raras, a nova pesquisa foi além. “Mostramos que essa rocha derretida contendo carbono absorve enxofre na sua forma oxidada, ao mesmo tempo que dissolve metais preciosos e básicos —metais ‘verdes’ do futuro — extraídos do manto”, diz Ezad.

Explorando metais verdes no núcleo da Terra

Micrografia eletrônica mostra enxofre, platina, irídio, ferro e níquel nas rochas.Micrografia eletrônica mostra enxofre, platina, irídio, ferro e níquel nas rochas.Fonte:  Fonte da Imagem: Isra Ezad et al. 

Segundo a Dra. Ezad, a questão da pesquisa foi a dificuldade cada vez maior em se encontrar fontes confiáveis de metais essenciais para o desenvolvimento de baterias para as tecnologias eólica e solar. A superação desse desafio é considerada essencial na transição dos combustíveis fósseis para fontes limpas de energia.

Nesse sentido, o estudo indica que a nova abordagem permitiria compreender a redistribuição de metais em grande escala e a própria formação de minério na Terra ao longo dos tempos. Os novos dados permitiriam explorar os depósitos de derretimentos de carbonato como uma fonte até agora inexplorada de minerais básicos e preciosos.

“Os derretimentos de carbono-enxofre parecem dissolver e concentrar esses metais em regiões discretas do manto, movendo-os para profundidades crustais mais rasas, onde processos químicos dinâmicos podem levar à formação de depósitos de minério”, conclui a autora.

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria. Até mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.