Ancestrais da humanidade chegaram perto da extinção há cerca de 900 mil anos

Imagem de: Ancestrais da humanidade chegaram perto da extinção há cerca de 900 mil anos
Imagem: Getty Images

Conforme é descrito em um novo estudo publicado na revista científica Science, há quase um milhão de anos, um evento catastrófico quase exterminou os nossos antepassados. Conduzida por uma equipe de cientistas da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade Normal da China Oriental, a pesquisa sugere que a população da época foi reduzida a apenas 1.280 indivíduos.

Após comparar analisar dados genômicos (DNA) de 3.154 humanos modernos, os cientistas descobriram que o número populacional dos nossos ancestrais reduziu de 100 mil para apenas 1.280 indivíduos reprodutores ou seja, há aproximadamente 900 mil anos, ocorreu um declínio de 98,7% da população da época.

Como só sobraram pouco mais de mil 'hominídeos', um período que durou por cerca de 117 mil anos e quase levou ao fim da humanidade como conhecemos. Inclusive, os cientistas acreditam que a descoberta pode ajudar a explicar uma misteriosa lacuna no registro fóssil humano durante o período Pleistoceno.

A redução populacional quase levou à extinção dos ancestrais da humanidade, mas os cientistas acreditam que o evento contribuiu para formação do cromossomo 2 do genoma humano.A redução populacional quase levou à extinção dos ancestrais da humanidade, mas os cientistas acreditam que o evento contribuiu para formação do cromossomo 2 do genoma humano.Fonte:  Shanghai Institute of Nutrition and Health/CAS

“Os resultados sugerem que os nossos antepassados sofreram um grave gargalo populacional que começou há cerca de 930 mil anos e durou quase 120 mil anos. Estima-se que isso tenha reduzido o número de indivíduos reprodutores para cerca de 1.300, aproximando nossos ancestrais da extinção”, os pesquisadores descrevem na introdução do estudo.

Ancestrais quase extintos

Os cientistas chegaram ao resultado a partir de um novo método chamado processo coalescente rápido em tempo infinitesimal (FitCoal), responsável por apresentar o acúmulo de erros que podem surgir ao investigar sobre eventos catastróficos que ocorreram no passado. O método analisou dados genômicos de 10 populações africanas e 40 não africanas, para compreender o gargalo populacional que aconteceu há quase um milhão de anos.

A imagem acima apresenta os resultados do estudo.A imagem acima apresenta os resultados do estudo.Fonte:  Science

O gargalo populacional é um termo utilizado para se referir as reduções significativas de um grupo, inclusive, não é exatamente incomum na história da Terra. O último evento que causou um gargalo populacional ocorreu há aproximadamente sete mil anos, quando a população humana do Hemisfério Norte passou por uma redução significativa.

A redução populacional que quase extinguiu ancestrais da humanidade aconteceu entre 930 mil e 813 mil anos. Aparentemente, o gargalo também contribuiu para a fusão de cromossomos importantes do genoma humano: a formação do cromossomo 2.

“Essas descobertas são apenas o começo. Os objetivos futuros com este conhecimento visam pintar um quadro mais completo da evolução humana durante este período de transição do início ao Pleistoceno Médio, que por sua vez continuará a desvendar o mistério que é a ancestralidade e evolução humana inicial”, disse um dos autores do estudo e geneticista da Academia Chinesa de Ciências, Haipeng Li.

Mantenha-se sempre atualizado sobre as últimas descobertas da ciência aqui no TecMundo! Se desejar, leia sobre o fóssil de macaco que viveu na Europa e pode mudar história da evolução.