Cientistas estudam o 'eco' da origem do Universo

Imagem de: Cientistas estudam o 'eco' da origem do Universo
Imagem: Getty Images

Em artigo publicado na revista Physics Review, pesquisadores discutem sobre a origem das ondas gravitacionais. Seriam elas o eco da origem do universo? As ondas gravitacionais foram "ouvidas" pela primeira vez em 2023. Durante todo esse ano, conjecturas sobre a fonte de origem desse som, têm sido feitas. Qual origem, de onde elas vêm, o que elas são?

Brevemente, ondas gravitacionais são ondulações no espaço-tempo, oriundas de um objeto ou perturbação no cosmos, que se propaga do evento para sua orla exterior.  Em um experimento simples, é como se você jogasse uma pedra ou batesse com uma varinha em uma bacia cheia de água. Essa ação irá gerar ondas que se propagaram do centro da agitação até a borda da bacia.

E aqui está a pegadinha, várias fontes podem ser a origem das ondulações captadas por nós!

Existem algumas possibilidades para a origem das ondas. Mas qual seria a certa?Existem algumas possibilidades para a origem das ondas. Mas qual seria a certa?Fonte:  Getty Images

Para os pesquisadores, uma opção inicial essas ondas seriam o eco da colisão de buracos negros supermassivos. Se essa for a opção certa, poderíamos rastrear suas massas e suas posições no espaço. Mas existem outras três possibilidades, sendo que duas delas, remontariam à criação da nossa via-láctea, com eventos logo após o Big Bang.

O som do gênesis

As outras opções cogitadas para a origem das ondulações pelo espaço-tempo são as cordas cósmicas, fases de transição e as paredes de domínio. Os pesquisadores afirmam ser difícil distinguir a origem das ondas por todos os eventos conseguirem produzir efeitos muito similares.

No entanto, conseguir essa distinção pode auxiliar para que outros campos da astronomia possam ter explicações mais concretas, como, por exemplo, a matéria escura. Ainda não se sabe ao certo o que ela é e como se forma. A energia e a matéria escura compõem 95% do cosmos, mas ainda não se tem uma explicação concreta sobre seu funcionamento, como é formada ou como se propaga.

Para isso, os pesquisadores planejam lançar, nos próximos anos, instrumentos com base em lasers para perscrutar o universo e obter mais dados desses componentes tão abundantes no universo.

Uma descoberta consegue dar continuidade ou mudar completamente os rumos de uma pesquisa.Uma descoberta consegue dar continuidade ou mudar completamente os rumos de uma pesquisa.Fonte:  Getty Images

Entre os projetos para a próxima década estão o LIGO (Observatório de ondas gravitacionais com Interferômetro Laser, em tradução livre), LISA (Antena Espacial de Interferômetro Laser) e AEDGE (Experimento Atômico para Exploração de Matéria Escura e Gravidade).

Aos poucos as peça do quebra-cabeça do universo vão se apresentando e a obra de arte do mundo vai ficando mais clara. Com o avanço da tecnologia no desenvolvimento de novos equipamentos para coleta e análise dos dados, podemos esperar novidades singulares para as próximas décadas.

Quer saber mais sobre as curiosidades sobre universo? Confia! Da 'ruga' do Universo a cosmologia: as descobertas para uma nova física. Para mais conteúdo sobre ciência, continue acompanhando o TecMundo.