De onde vem o petróleo? A ciência responde!

4 min de leitura
Imagem de: De onde vem o petróleo? A ciência responde!
Imagem: Getty Images

Um subproduto da natureza, o petróleo que já foi responsável por milhares de discussões, mortes e guerras. Não é à toa que, até hoje, alguns países protegem suas reservas de petróleo com 'unhas e dentes', mesmo sabendo que ele é um dos grandes responsáveis pelo avanço das mudanças climáticas. Inclusive, em muitas regiões do mundo, os investidores do setor chamam o subproduto natural de 'ouro negro’.

O petróleo é um dos combustíveis fósseis mais populares no mercado, mas há ainda carvão, gás natural, entre outros tipos. Atualmente, é verdade que se essas fontes de energia deixassem de existir de um dia para o outro, a maioria dos carros não serviria para nada, muitas redes elétricas deixariam de funcionar e diversas indústrias entrariam em colapso. Por isso, a humanidade ainda precisa possibilitar mais recursos que envolvem os diferentes tipos de energias limpas e renováveis.

Mas um dia as contas chegarão, e o petróleo deixará de existir devido à extração e ao uso dos seres humanos. Afinal, para a natureza produzir o material, é necessário que recursos naturais passem por um processo extremamente complexo e que pode demorar alguns milhões de anos.

Muitas pessoas acreditam que o petróleo é um combustível fóssil que surgiu diretamente a partir de fósseis de dinossauros. Contudo, não é exatamente assim que funciona o processo bioquímico da Terra; ele depende realmente de fósseis naturais, mas saiba que você não está abastecendo o seu veículo com ‘dinossauro liquido’ em forma de gasolina.

Para explicar um pouco melhor de onde vem o petróleo, o TecMundo reuniu informações de cientistas e especialistas da área. Confira!

De onde vem o petróleo?

De acordo com informações históricas, o petróleo já era utilizado desde o início das grandes civilizações; por exemplo, no Egito, os humanos já utilizavam o material para a pavimentação de estradas, lubrificação, iluminação, entre outros usos. Apesar disso, a grande indústria só começou a utilizar o petróleo como conhecemos após o processo de refinamento, em meados do século 19 — as primeiras produções nos Estados Unidos só começaram em 1859.

No Brasil, os primeiros depósitos de petróleo só foram descobertos em 1939, na Bahia. A partir de 1954, a Petrobras começou a operar e explorar a indústria nacional à base do material. Em 2010, os brasileiros começaram a utilizar o pré-sal, um tipo de reserva de petróleo localizada abaixo de uma espessa camada de sal.

Como já foi explicado, o petróleo não é formado a partir de fósseis de dinossauro; essa informação é praticamente um mito. Para se tornar o que é, o combustível fóssil passa por um longo processo natural que envolve a decomposição de matéria orgânica, como algas, bactérias, plantas e plânctons, que já morreram há milhões de anos e se acumularam em camadas abaixo da superfície. 

Ao decorrer desse longo período, os materiais orgânicos decompostos são soterrados por rochas e sedimentos e ficam presos por centenas de milhões de anos. Durante esse processo, o baixo teor de oxigênio, a alta temperatura e pressão do núcleo do planeta ‘cozinham’ esses materiais e, finalmente, o resultado é o que conhecemos como petróleo.

Depois que os materiais orgânicos se acumularem abaixo de camadas sedimentares, o calor e a pressão criarão uma substância chamada de querogênio. Com o passar do tempo, o querogênio se dividirá em moléculas compostas por carbono e hidrogênio, até surgir o líquido viscoso e escuro que possibilita a gasolina.

O Brasil está no ranking dos 15 maiores produtores de petróleo em todo o mundo.O Brasil está no ranking dos 15 maiores produtores de petróleo em todo o mundo.Fonte:  Getty Images 

"Por alguma razão estranha, a ideia de que o petróleo vem de dinossauros ficou na mente de muitas pessoas. No entanto, o petróleo provém de trilhões de pequenas algas e plânctons. Quando algas e plânctons no mar morreram, afundaram até o fundo do mar… Parece legal dizer que o petróleo é uma espécie de sopa de dinossauro, mas isso é pura fantasia", disse o geólogo da Universidade de Oslo, Reidar Müller, em uma publicação no site Science Norway.

Segundo o geólogo William Thomas da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, pode até ser que os restos de alguns dinossauros façam parte dessa camada orgânica do petróleo, mas isso é extremamente raro. 

Para que serve o petróleo?

A indústria petrolífera retira o material em reservatórios naturais em diversas regiões em todo o mundo. A maioria das descobertas de reservas acontece em bacias sedimentares, onde o petróleo surge abaixo de espessas camadas de sedimentos. Contudo, ele também pode ser encontrado em regiões submarinas próximo das costas continentais, como é o caso da Bacia de Campos, no Brasil. De qualquer forma, é importante destacar que a humanidade já encontrou depósitos em desertos, selvas e em outras áreas.

Mas o material não simplesmente surge no quintal de alguém, pois ele precisa ser extraído por meio de grandes operações de perfuração do solo. Após as perfurações, o petróleo começará a ‘jorrar’ da Terra e, assim, poderá ser refinado para diferentes usos.

O petróleo não é um material que podemos utilizar diretamente para abastecer carros e maquinários industriais, por isso, ele precisa passar por um processo de refinamento. Após o refino ser realizado em diferentes etapas de melhoramento com processos químicos, como hidrotratamento, craqueamento e alquilação, o petróleo é transformado em diversos tipos de combustíveis fósseis.

Combustíveis fósseis refinados a partir do petróleo:

  • Gasolina;
  • Diesel;
  • Querosene;
  • Óleo combustível;
  • Nafta;
  • Gás de petróleo;
  • Óleos lubrificantes;
  • Outros.

Além de ser ativamente utilizado na produção de combustíveis fósseis, muitas indústrias também utilizam o material para fabricar borrachas, plásticos, solventes, tintas, entre outros produtos. Ou seja, existem dezenas de usos para o petróleo.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de outras curiosidades da ciência e tecnologia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite entender como a 'gasolina sintética' sem petróleo pode dar sobrevida a carros comuns.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.