Buracos de minhoca podem estar ‘escondidos’ em buracos negros, diz estudo

Imagem de: Buracos de minhoca podem estar ‘escondidos’ em buracos negros, diz estudo
Imagem: Getty Images

De acordo com um estudo publicado em 2022 por cientistas da Universidade de Sófia, na Bulgária, os buracos de minhoca, também conhecidos como pontes de einstein-rosen, podem estar 'escondidos' em buracos negrosA pesquisa foi publicada na revista científica Physical Review D, em que os físicos apresentam a possibilidade que outros cientistas já haviam teorizado ao longo dos últimos anos.

Mas afinal, o que é um buraco de minhoca? Trata-se de uma teoria baseada nas equações de Albert Einstein na teoria da relatividade geral; nela, o físico explica que o espaço-tempo é curvado pela presença de massa e energia.

Dessa forma, seria possível criar uma conexão entre dois pontos distantes do universo, como um túnel que serviria de atalho entre regiões distantes do espaço — o fenômeno é tão incrível que possibilitaria viagens interestelares entre regiões extremamente distantes.

O buraco de minhoca, ou ponte de einstein-rosen, ainda é uma teoria. Ou seja, a ciência ainda não conseguiu provar sua existência.O buraco de minhoca, ou ponte de einstein-rosen, ainda é uma teoria. Ou seja, a ciência ainda não conseguiu provar sua existência.Fonte:  Getty Images

Por meio de um modelo computacional desenvolvido pela equipe da universidade, os físicos sugerem que a radiação dos discos de matéria que giram ao redor do buraco minhoca pode ser praticamente impossível de distinguir da radiação que rodeia um buraco negro. Por isso, eles acreditam que alguns desses objetos cósmicos massivos, como Sagitário A*, na realidade, podem ser pontes de einstein-rosen.

“Há dez anos, os buracos de minhoca estavam completamente na área da ficção científica. Agora, eles estão avançando para as fronteiras da ciência e as pessoas estão ativamente pesquisando. Se você estivesse por perto, descobriria tarde demais. Você saberá a diferença quando morrer ou passar [por um buraco negro]”, disse a líder do estudo e associada da Universidade de Sofia, Petya Nedkova, em mensagem ao site New Scientist.

Buraco negro ou buraco de minhoca?

Segundo os dados do modelo computacional, a polarização emitida pelo buraco negro e buraco de minhoca são diferentes em apenas 4%. Os cientistas até sugeriram que novas tecnologias poderão distinguir detalhadamente entre os dois fenômenos, contudo, é importante destacar que a ponte de einstein-rosen ainda é apenas uma teoria.

Atualmente, não existe nenhum tipo de tecnologia para observar buracos negros diretamente, então, esse caso ainda deve demorar para ser resolvido.

A descoberta de a existência de buraco de minhoca poderia proporcionar um novo futuro para a ciência espacial, especialmente considerando que esses eventos cósmicos possibilitariam viagens interestelares. De qualquer forma, ainda faltam muitos dados para começarmos a compreender um pouco mais sobre o assunto, afinal, sabemos muito pouco sobre os próprios buracos negros.

“Com as observações atuais, não é possível distinguir um buraco negro ou um buraco de minhoca — pode haver um buraco de minhoca lá, mas não podemos dizer a diferença. Então, estávamos procurando por algo mais lá no céu que pudesse ser uma forma de distinguir buracos negros de buracos de minhoca", Nedkova complementa.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo e aproveite para descobrir como buracos de minhoca podem permitir viagem no tempo.