De onde vem todo o ouro da Terra? A ciência responde!

4 min de leitura
Imagem de: De onde vem todo o ouro da Terra? A ciência responde!
Imagem: Getty Images

Os astecas acreditavam que o ouro chegava na Terra após cair do Sol, pois o metal precioso era o ‘suor da nossa principal estrela’. É claro que isso é apenas uma antiga lenda asteca. Mas no fundo dessa história, eles estavam parcialmente corretos; o ouro não é suor e nem vem do Sol, contudo, ele também não é da Terra. Os cientistas modernos teorizam que o metal realmente veio do espaço e chegou em nosso planeta por meio de meteoritos.

E não é apenas o ouro, outros elementos pesados também foram formados nos 'corações das estrelas’, como a platina e o urânio, e chegaram depois em nosso planeta. Muitos desses elementos foram criados a partir do processo de fusão nuclear em estrelas, fundidos sob temperaturas e pressões altíssimas.

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Bristol, no Reino Unido, cientistas analisaram amostras de algumas das rochas mais antigas da Terra. Eles descobriram que muitos dos metais preciosos que existem na Terra chegaram por meio de meteoritos mais de 200 milhões de anos após a formação do planeta, incluindo o ouro.

"Extrair tungstênio das amostras de rocha e analisar sua composição isotópica com a precisão necessária foi extremamente desafiador devido à pequena quantidade de tungstênio presente nas rochas. O nosso trabalho mostra que a maioria dos metais preciosos, nos quais se baseiam as nossas economias e muitos processos industriais importantes, chegaram ao nosso planeta por uma feliz coincidência quando a Terra foi atingida por cerca de 20 bilhões de toneladas de material de asteroides”, disse um dos autores do estudo, Dr. Matthias Willbold.

Para explicar um pouco mais sobre a origem do ouro na Terra, o TecMundo reuniu informações de cientistas e especialistas na área. Confira!

De onde vem o ouro da Terra?

De acordo com alguns cientistas, enquanto a Terra estava se formando a milhões de anos atrás, os metais preciosos chegaram em meteoritos e 'afundaram' no centro do planeta; isso teria auxiliado a formação do seu núcleo.

Ouro e platina também fazem parte da formação do núcleo, inclusive, alguns cientistas afirmam que existem tantos metais preciosos no núcleo que se os removêssemos seria possível cobrir toda a Terra com uma camada de quatro metros desses elementos.

O ouro é um dos metais preciosos mais raros na Terra.O ouro é um dos metais preciosos mais raros na Terra.Fonte:  GettyImages 

Mas começaremos a história do ouro um pouco antes disso tudo. Alguns milhões de anos após o Big Bang, as primeiras estrelas começaram a queimar seu combustível interno e começaram a fundir elementos mais pesados, como carbono, azoto e oxigênio, até chegar ao ferro. Quando elas não têm mais nada para queimar em seu núcleo, essas estrelas explodiram como supernovas e liberaram uma quantidade de energia massiva no universo.

A partir daí, algumas camadas exteriores dessas estrelas foram enviadas para regiões distantes do universo e começaram a se expandir e esfriar, até formarem nuvens de gás e poeira e se transformarem em nebulosas. É justamente dentro dessas nebulosas que alguns elementos pesados, como o ouro, se desenvolveram por meio do processo de captura de nêutrons.

Quando a nuvem de gás e poeira começa a esfriar, os nêutrons nela se combinam para formar elementos mais pesados. Esse processo pode acontecer diversas vezes e, assim, formar ouro e outros metais mais pesados. Para alguns cientistas, é estimado que existem cerca de 50 bilhões de toneladas de ouro em todo o universo, formados por meio desse processo natural.

Algumas curiosidades sobre o ouro:

  • O ouro não enferruja e não se desgasta facilmente;
  • O ouro é extremamente maleável, por exemplo, muitas empresas fabricam folhas de ouro;
  • O ouro é comestível e costuma ser utilizado em comidas e bebidas de alto custo;
  • Apesar de existir toneladas de ouro na Terra, não é tão fácil de minerá-lo e não seria possível coletar a parte que está presente no núcleo do planeta;
  • O ouro já foi utilizado como moeda de câmbio em muitos países.

O ouro chegou na Terra por meio de meteoritos que continham esse e outros tipos de metais responsáveis por formar o corpo celeste que chamamos de casa. Os pesquisadores estimam que a Terra possui cerca de 30 gramas para cada 150 bilhões de toneladas, ou seja, aproximadamente 197 mil toneladas de ouro em relação ao peso do planeta.

Em resumo, é teorizado que o ouro tem uma origem cósmica.Em resumo, é teorizado que o ouro tem uma origem cósmica.Fonte: Getty Images

Outra teoria sugere que a formação do ouro aconteceu após a colisão de duas estrelas de nêutrons. A partir de uma explosão de raios gamas, a energia emitida seria suficiente para formar o ouro e outros elementos mais pesados.

O ouro é considerado o metal mais procurado da Terra, pois é um ativo seguro. Por isso, diversos países fazem uma reserva de valor em ouro; não é à toa que, no passado, o metal precioso desempenhou um papel importante e era comumente utilizado como uma forma de câmbio. Além do seu valor significativo, atualmente, o ouro é utilizado para diferentes aplicações em diversos setores, como na odontologia, em eletrônicos e em outros setores.

Gostou do conteúdo? Fique por dentro de mais curiosidades sobre mecânica quântica aqui no TecMundo. Se desejar, conheça os planetas com chuvas de rubis, safiras e diamantes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.