Entenda mais sobre o padrão 'atleta de fim de semana'

Imagem de: Entenda mais sobre o padrão 'atleta de fim de semana'
Imagem: Getty Images

Este texto foi escrito por um colunista do TecMundo; saiba mais no final.

Você faz atividade física? Se faz, com qual regularidade? A recomendação mundial de atividade física para adultos é de pelo menos 2,5 horas (150 minutos) por semana, em uma intensidade moderada (aquela que você consegue falar durante) ou 75 minutos em intensidade vigorosa (aquela que fica difícil falar durante).

O Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido recomenda espalhar a quantidade de maneira uniforme em 4 ou 5 dias, ou mesmo todos os dias. Já no Brasil, em documento publicado pelo Ministério da Saúde, em 2021, não há menção em relação à frequência semanal de atividade aeróbia, exceto para fortalecimento muscular (mínimo 2 dias). Na prática, o que se vê sendo prescrito por profissionais de saúde são 30 minutos por dia, em uma frequência de 5 dias por semana.

Segundo o estudo, realizar alguma atividade física 1 ou 2 vezes por semana traz benefícios para a saúde. Segundo o estudo, realizar alguma atividade física 1 ou 2 vezes por semana traz benefícios para a saúde. Fonte:  Getty Images

Pessoas fisicamente ativas, ou seja, aquelas que atingem essa recomendação adotam padrões diferentes para isso: baixa ou alta frequência (número de dias) semanal.

A ciência tem buscado entender se há diferenças em relação aos benefícios da atividade física sobre a saúde e risco de mortalidade entre padrões diferentes adotados pelas pessoas.

Pesquisadores de Boston, Massachussets (EUA), descobriram que um padrão comum entre as pessoas foi de atingir a recomendação semanal de atividade física em 1 ou 2 dias na semana e que isso confere benefícios similares no âmbito cardiovascular, comparado a pessoas com atividade física distribuída em mais dias.

O estudo recém-publicado (18 de julho), na renomada revista científica JAMA (The Journal of the American Medical Association), investigou através de uma coorte (que faz acompanhamento), atividade física com medidas diretas via acelerômetros, que foram acoplados no punho de quase 90 mil pessoas, durante uma semana, no período de junho de 2013 a dezembro de 2015.

A maioria das pessoas (42%) fez pelo menos metade de suas atividades físicas em apenas 1 ou 2 dias na semana, que são chamadas na literatura de “weekend warriors”, em tradução livre: guerreiros de fim de semana. O que no Brasil popularmente chamamos de “atletas de fim de semana”. As pessoas que distribuíram suas atividades em mais dias corresponderam a 24%, enquanto 33% foram classificadas como inativas fisicamente, pois não atingiram a recomendação.

Os resultados mostraram que ambos os padrões de atividade física são associados a menores riscos de problemas cardíacos, como fibrilação atrial, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca, comparados aos inativos fisicamente. Os riscos foram igualmente menores entre quem fez atividade física 1 ou 2 vezes na semana e quem fez em mais dias.

Mas quem faz atividade física concentrada em 1 ou 2 dias não tem maior risco de lesões? Isso não foi observado na pesquisa, com riscos semelhantes entre os grupos ativos.

Esses achados se juntam a uma série de outros, confirmando que para benefícios à saúde e redução de risco de mortalidade, a atividade física pode ser acumulada ao longo da semana, de diferentes formas, sendo a flexibilidade nos dias de prática aspecto importante para que mais pessoas alcancem a quantidade recomendada.

Um ponto de vista publicado na mesma revista, no mesmo dia, destaca: Cada minuto conta para atividade física para saúde.

Seja uma caminhada, ou o futebol com os amigos o importante é se movimentar. Seja uma caminhada, ou o futebol com os amigos o importante é se movimentar. Fonte:  Getty Images

Para sua saúde, mesmo pouco movimento é melhor do que nada. Considerando nosso estilo de vida atual caracterizado por elevado comportamento sedentário, pois ficamos muito tempo do dia sentado em diversas ocupações, aliado à inatividade física, que corresponde ao não cumprimento das recomendações de atividade física, é urgente considerar que cada passo, movimento e atividade física conta no combate às doenças decorrentes desses comportamentos.

Resultados de pesquisas como essa são importantes para elaboração de políticas públicas que estimulem, mesmo que nos finais de semana, a população a fazer atividades físicas, seja possibilitando pistas para ciclismo, caminhada e corrida, além de eventos públicos que gerem movimento. Mesmo se você tiver apenas 1 ou 2 dias na semana apenas para atividades físicas, faça, pois vale a pena.

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar o artigo com os seus amigos.

Fábio Dominski é doutor em Ciências do Movimento Humano e graduado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professor universitário e pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE/CEFID/UDESC). É autor do livro Exercício Físico e Ciência - Fatos e Mitos, e apresenta o programa Exercício Físico e Ciência na rádio UDESC Joinvile (91,9 FM); o programa também  está disponível em podcast no Spotify