Buracos negros podem esconder segredo da gravidade quântica, diz estudo

2 min de leitura
Imagem de: Buracos negros podem esconder segredo da gravidade quântica, diz estudo
Imagem: GettyImages

A gravidade é uma das forças mais misteriosas do universo, já que a física quântica ainda não consegue explicá-la — e sim, trata-se da mesma gravidade que mantém o planeta Terra como ele é. Em dois estudos publicados nas revistas científicas Physical Review X e Physical Review Letters, cientistas explicam que estão procurando por sinais da gravidade quântica por meio de 'sons' de buracos negros.

Conforme as pesquisas explicam, os 'tons musicais' causados por essas colisões sugerem que a gravidade não está exatamente alinhada com o que as teorias atuais explicam. Eles acreditam que a resposta está na teoria da gravidade quântica, que tenta unificar a relatividade geral com a física quântica.

Por isso, os autores desenharam um novo método para os astrofísicos buscarem por uma melhor explicação da teoria, por meio de ondas gravitacionais produzidas durante eventos cataclísmicos, como colisões entre estrelas de nêutrons ou de buracos negros.

No primeiro estudo, os pesquisadores descrevem uma nova equação sobre como os buracos negros reagiriam sob diferentes teorias da gravidade; no segundo, eles usaram a equação e descreveram como ela pode filtrar os ruídos de fundo e ser aplicada aos dados adquiridos por observatórios, como o Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (LIGO).

Desde 2015, o LIGO detecta ondas gravitacionais geradas por colisões de buracos negros, permitindo a observação das estruturas e das ondulações no espaço-tempo causada por buracos negros.Desde 2015, o LIGO detecta ondas gravitacionais geradas por colisões de buracos negros, permitindo a observação das estruturas e das ondulações no espaço-tempo causada por buracos negros.Fonte:  Caltech 

“Quando dois buracos negros se fundem para produzir um buraco negro maior, o buraco negro final soa como um sino. A qualidade do toque, ou seu timbre, pode ser diferente das previsões da relatividade geral se certas teorias da gravidade quântica estiverem corretas. Nossos métodos são projetados para buscar diferenças na qualidade dessa fase de ringdown, como os harmônicos e harmônicos, por exemplo”, disse um dos autores de ambos os estudos, Yanbei Chen.

Gravidade explicada

A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza, sendo as outras o eletromagnetismo e as forças nucleares forte e fraca. Infelizmente, até o momento, a gravidade não pode ser explicada como as outras forças. Por exemplo, o eletromagnetismo pode ser descrito como uma força transportada por fótons e responsável por criar campos elétricos e magnéticos.

A melhor explicação para a gravidade é a teoria da relatividade geral de Albert Einstein, contudo, alguns especialistas acreditam que a teoria é falha em alguns contextos. Inclusive, por muitas décadas, cientistas tentam descreveram a força por uma partícula elementar hipotética chamada gráviton, mas a teoria não é tão aceita.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.