Cientistas detectaram explosão cósmica 100 vezes maior que o sistema solar

Imagem de: Cientistas detectaram explosão cósmica 100 vezes maior que o sistema solar
Imagem: Getty Images

Recentemente, uma equipe de astrônomos da Universidade de Southampton, no Reino Unido, observou a maior explosão cósmica já descoberta até o momento, cerca de dez vezes mais brilhante que qualquer supernova que conhecemos. Conhecida como AT2021lxw, a explosão foi foco de um estudo publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Enquanto a maioria das supernovas são visíveis por apenas alguns meses, o sinal da AT2021lwx permaneceu visível por três anos e aconteceu a quase oito bilhões de anos-luz de distância do planeta Terra — o sinal da explosão continua sendo detectado por alguns telescópios. Os cientistas acreditam que o evento ocorreu quando o universo tinha cerca de seis bilhões de anos.

Além de ser a maior explosão cósmica já detectada pela humanidade, os cientistas afirmam que ela tem cerca de 100 vezes o tamanho do sistema solar e é dois trilhões de vezes mais brilhante que o Sol — mesmo quando a nossa estrela de fogo está emitindo o máximo de calor.

Ilustração de um quasar, a principal hipótese do motivo da explosão AT2021lwx.Ilustração de um quasar, a principal hipótese do motivo da explosão AT2021lwx.Fonte:  NASA/ESA/J. Olmsted (STScI)

“Chegamos a isso por acaso, pois foi sinalizado por nosso algoritmo de pesquisa quando estávamos procurando por um tipo de supernova. A maioria dos eventos de supernovas e perturbações de marés dura apenas alguns meses antes de desaparecer. Para algo ser brilhante por mais de dois anos foi imediatamente muito incomum”, disse o principal autor do estudo, Dr. Philip Wiseman.

Maior explosão cósmica detectada

A explosão AT2021lwx foi detectada em 2020, na constelação de Vulpecula, a partir dos projetos de observação astronômica Zwicky Transient Facility (ZTF) e Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS).

Os cientistas sugerem que a explosão pode ter acontecido por um quasar supercarregado, um tipo de nuvem de gás ou poeira que já passou por um buraco negro supermassivo.

Até o momento, os únicos eventos tão brilhantes quanto o AT2021lwx são buracos negros supermassivos que possuem um fluxo constante de gás, conhecidos como quasares.Até o momento, os únicos eventos tão brilhantes quanto o AT2021lwx são buracos negros supermassivos que possuem um fluxo constante de gás, conhecidos como quasares.Fonte: Getty Images

Em outras palavras, eles acreditam que pedaços dessa nuvem pode ter caído em um buraco negro e essa reação enviou ondas de choque para o resto da nuvem, causando a explosão. De qualquer forma, os astrônomos devem realizar mais observações para entender a verdade e descobrir o que de fato causou a explosão.

É importante destacar que a explosão não foi a mais brilhante já detectada, pois, em 2022, astrônomos observaram a explosão de raios gama GRB 221009A com um nível de brilho impressionante. Contudo, a explosão durou pouquíssimo tempo, apenas uma fração da duração da AT2021lwx.

As novas instalações de telescópios que estão sendo construídas em todo o mundo, como o Vera Rubin Observatory’s Legacy Survey of Space and Time, ajudarão a equipe a entender mais sobre esses eventos raros. Os cientistas acreditam que esse processo de alta energia é a chave para entender como o centro das galáxias mudam ao decorrer de milhares de anos.