Medições de supernova sugerem nova taxa de expansão do universo

Imagem de: Medições de supernova sugerem nova taxa de expansão do universo
Imagem: NASA

A constante de Hubble, que é uma medida da taxa de expansão do universo, tem sido um tema de muito debate e pesquisa no campo da astrofísica. Observações recentes de uma supernova lançaram uma nova luz sobre essa importante constante cosmológica.

O estudo, publicado na revista Science, usou dados do Telescópio Espacial Hubble e do Observatório Keck para observar um tipo particular de supernova, conhecida como Refsdal. Medindo o brilho e o desvio da supernova, os pesquisadores conseguiram calcular sua distância da Terra e a velocidade com que ela se afastava de nós.

Essas medições permitiram que os pesquisadores calculassem a constante de Hubble com precisão sem precedentes e encontraram um valor ligeiramente superior às estimativas anteriores. Isso sugere que a taxa de expansão do universo pode estar acelerando mais rápido do que se pensava anteriormente.

A supernova Refsdal é um evento astronômico raro que ocorreu em 2014 no aglomerado de galáxias MACS J1149.5+2223, localizado a cerca de 5 bilhões de anos-luz da Terra.

Aparições da supernova Refsdal capturadas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA. (Divulgação: NASA, ESA, and P. Kelly (University of California, Berkeley)).Aparições da supernova Refsdal capturadas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA. (Divulgação: NASA, ESA, and P. Kelly (University of California, Berkeley)).Fonte:  NASA/Hubble

O que a torna tão especial é que ela foi observada através do fenômeno da lente gravitacional, que ocorre quando a luz de uma galáxia ou estrela distante é curvada pela gravidade de uma galáxia, ou aglomerado de galáxias que está no caminho. Nesse caso, a luz da supernova foi curvada por um aglomerado de galáxias que está entre nós e a supernova, criando quatro imagens ampliadas da supernova ao redor do aglomerado.

A descoberta tem implicações importantes para nossa compreensão do universo e sua evolução ao longo do tempo. Poderia ajudar a resolver questões de longa data sobre a natureza da energia escura, uma força misteriosa que se acredita ser responsável pela expansão acelerada do universo.

No geral, o novo estudo representa um avanço empolgante em nossa compreensão do universo e de suas propriedades fundamentais. Ele ressalta a importância da pesquisa contínua neste campo, à medida que buscamos desvendar os segredos do cosmos e nosso lugar dentro dele.