Valentina Tereshkova: a primeira mulher a ir ao espaço

3 min de leitura
Imagem de: Valentina Tereshkova: a primeira mulher a ir ao espaço
Imagem: Unplash

Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a ir para o espaço – feito conquistado em 1963 quando pilotou a missão Vostok 6. Até hoje sua história de pioneirismo serve de inspiração, principalmente para garotas do seu país, a Rússia.

Ficou interessado e quer saber um pouco mais sobre a vida da profissional? Então, acompanhe o conteúdo que preparamos!

Quando e onde nasceu Valentina Tereshkova?

Em 6 de março de 1937, em pleno regime soviético, uma família humilde de camponeses ganhou uma nova integrante. A menina, batizada como Valentina, nasceu em uma pequena vila, chamada Bol'shoe Maslennikovo, a 4 horas de Moscou.

Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a ir ao espaço (Fonte: Wikimedia/RIA Novosti)Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a ir ao espaço (Fonte: Wikimedia/RIA Novosti)Fonte:  Wikimedia 

O pai morreu dois anos depois. Motorista de trator, desapareceu na Guerra de Inverno, contra a Finlândia. Depois da tragédia, a garota se mudou com a mãe e os dois irmãos para a cidade mais próxima, Yaroslavl.

Aos 8 anos, a futura astronauta começava os seus estudos, e com 18 começou a trabalhar em fábricas de tecidos para ajudar com as despesas de casa. Nessa mesma época ela começou a praticar paraquedismo.

Valentina chegou a criar e presidir o Clube de Paraquedismo da sua fábrica. O contexto geopolítico da época era de plena Guerra Fria, durante o qual Estados Unidos e União Soviética competiam pela hegemonia mundial sem, de fato, entrarem em conflitos.

Valentina com o presidente Nikita e os cosmonautas Pavel Popovich e Yuri Gagarin (Fonte: Wikimedia/V. Malyshev)Valentina com o presidente Nikita e os cosmonautas Pavel Popovich e Yuri Gagarin (Fonte: Wikimedia/V. Malyshev)Fonte:  Wikimedia 

As duas potências mediam forças na corrida espacial, isto é, no desenvolvimento de tecnologias para a exploração da atmosfera terrestre e além, com o envio de satélites, foguetes e missões tripuladas.

Valentina viu aí uma oportunidade. Em 1961 começou a estudar para se qualificar como cosmonauta. Nesse mesmo ano, a URSS estabeleceu o objetivo de colocar a primeira mulher no espaço antes dos americanos. Os astros se alinhavam!

Porque Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a ir ao espaço?

No ano seguinte, Valentina – agora com 25 anos – já tinha feito mais de 120 saltos. Ela e milhares de mulheres se inscreveram à vaga recém-anunciada para cosmonauta. O processo seletivo foi secreto e durou meses.

No final, a jovem foi selecionada com mais 4 colegas. Entre as finalistas, Tereshkova era a única sem educação superior. Por outro lado, era a paraquedista mais experiente.

Foi assim que iniciaram as fases seguintes das seletivas. Todas as candidatas aprenderam a pilotar jatos, passaram por experiências em centrífugas e de isolamento completo e entrevistas com membros do partido.

Valentina em seus trajes espaciais (Fonte: Wikimedia/SDASM)Valentina em seus trajes espaciais (Fonte: Wikimedia/SDASM)Fonte:  Wikimedia 

No final, duas candidatas prevaleceram. Tereshkova era filha de um herói de guerra. Na época, também já era filiada e militante do Partido Comunista, o que pode ter contado pontos a favor da sua candidatura.

Além disso, a origem humilde e o trabalho nas fábricas de tecido aproximam sua imagem aos ideais soviéticos. Nikita Kruschev, primeiro-ministro do país, deu a ela a alcunha de "Nova Mulher Soviética".

As duas selecionadas pilotariam as missões Vostok 5 e 6. Mas, em uma mudança de última hora, Ponomaryova, que era piloto, cientista, engenheira, desbocada e fumava, foi deixada de lado – muitos defendem que suas visões feministas, mal vistas na época, contribuíram para o afastamento.

Qual missão foi tripulada por Valentina Tereshkova?

Valentina Tereshkova terminou a cargo da missão Vostok 6, lançada em 16 de junho de 1963 a partir da cidade de Baikonur, atualmente no território do Cazaquistão. Nesse dia histórico ela se tornou a primeira mulher a entrar em órbita.

Durante as 71 horas seguintes, a cosmonauta sofreu com náuseas, vômitos e dores de cabeça – consequências da qualidade da comida disponível, ela afirmaria depois. Durante quase três dias, o voo completou 48 voltas em torno do planeta.

Na maior parte do percurso, a espaçonave operou sob piloto automático. Mas os cálculos dos engenheiros tinham um erro que estava jogando a nave para fora de órbita e, por isso, Valentina teve que assumir o controle para ajustar a trajetória.

Hoje, Valentina é deputada federal pelo seu país (Fonte: Wikimedia/duma.gov.ru)Hoje, Valentina é deputada federal pelo seu país (Fonte: Wikimedia/duma.gov.ru)Fonte:  Wikimedia 

Três dias depois, famílias de agricultores na fronteira do Cazaquistão com a Rússia, espantados, receberam uma visitante inesperada descendo do céu em trajes espaciais. Era Valentina, que ejetou a 6 mil metros de altura e enfrentou fortes ventos na descida.

Ela ainda jantou com os moradores até ser resgatada pelas autoridades soviéticas. Foi condecorada como heroína do seu país e recebeu homenagens. Até hoje seu pioneirismo é reconhecido no mundo todo.

Nos anos seguintes, casou-se duas vezes, teve uma filha e entrou para a política. O feito abriu portas e ela pode também viajar para diversos países. Hoje é deputada no seu país e vive entre Moscou e Yaroslavl, cidade onde cresceu.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo e fique por dentro de outras matérias sobre ciência, tecnologia e entretenimento!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.