Robô russo em desenvolvimento pode ser capaz de explorar Vênus

1 min de leitura
Imagem de: Robô russo em desenvolvimento pode ser capaz de explorar Vênus
Imagem: NASA/JPL-Caltech

Vênus é um dos planetas que possuem as condições climáticas mais adversas que já conhecemos: altas temperaturas, muita pressão e um ambiente ácido. Isso tudo prejudica as pesquisas que cientistas tentam realizar ali.

Mas um grupo de estudantes da Bauman Moscow State Technical University desenvolveu um protótipo de robô adequado para explorar as condições do planeta.

LEIA TAMBÉM:

O robô não só poderá explorar Vênus, como também vai ser capaz de viajar pelo planeta por distâncias de até 500 metros com saltos.

O planeta Vênus (Divulgação: NASA)O planeta Vênus (Divulgação: NASA)Fonte:  NASA 

“Após analisar vários projetos, decidimos que o melhor a fazer era fazer um veículo inercial, ou seja, um veículo planetário que se move devido ao movimento das massas internas. É uma esfera hermética. Dentro dela está um equipamento científico. A esfera é a melhor forma de existir em um ambiente de alta pressão. Ela pode ser impulsionada por uma massa interna em movimento", disse Georgy Scheglov, primeiro vice-chefe do Departamento de Sistemas Aeroespaciais da Bauman Moscow State Technical University.

LEIA TAMBÉM:

Os cientistas utilizaram um atuador pneumático com gás comprimido para impulsionar o robô. Algumas estações de pesquisa semelhantes já foram enviadas para Vênus anteriormente, mas elas sempre ficavam estacionadas na superfície do planeta, e esse robô, agora, será capaz de se mover na direção correta para explorá-lo.

Recentemente, a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciaram planos de novas missões para explorar Vênus, mas ainda não se sabe se o robô construído fará parte dessas missões.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.