Imagens de 30 anos atrás revelam atividade vulcânica em Vênus

Imagem de: Imagens de 30 anos atrás revelam atividade vulcânica em Vênus
Imagem: NASA/JPL-Caltech

Cientistas descobriram evidências de atividade vulcânica em Vênus usando a análise de imagens capturadas pela sonda Magalhães (Magellan, no inglês), há 30 anos. O estudo com as observações foi publicado na revista Science, e dá uma nova perspectiva para a missão VERITAS.

A sonda Magellan (Magalhães) foi a primeira missão ao espaço profundo lançada em um ônibus espacial, em 1989. Em 5 anos de operação, ela fez diversas imagens da superfície de Vênus, até seu mergulho final na atmosfera do planeta.

Agora, 30 anos depois, em preparação para o lançamento de outra missão ao "gêmeo mal-humorado da Terra", os cientistas se debruçaram novamente nos dados dessa missão de sucesso.

Analisando as imagens produzidas pela Magalhães, os cientistas observaram mudanças estruturais no planeta que indicam a atividade vulcânica em Vênus.

As imagens A e B representam a mesma região, fotografadas com 8 meses de diferença.As imagens A e B representam a mesma região, fotografadas com 8 meses de diferença.Fonte:  Robert Herrick/UAF/NASA

Robert Herrick, professor da Universidade do Alaska em Fairbanks e membro da equipe científica da nova missão a Vênus, revisitou os arquivos e comparou imagens da região de Atla Regio, onde se encontram os maiores vulcões de Vênus: Maat Mons e Ozza Mons.

Ele notou que no intervalo de oito meses, o solo próximo de Maat Mons havia sofrido uma modificação bastante significativa com o alargamento da boca do vulcão, que ficou disforme, e mudanças no solo ao redor.

Modelo 3D do vulcão venusiano Maat Mons.Modelo 3D do vulcão venusiano Maat Mons.Fonte:  NASA/JPL-Caltech

O estudo de vulcões é essencial para se compreender se ainda há atividade no núcleo dos planetas, e como ele interage e modifica a crosta ao longo dos anos.

Essas pistas vulcânicas podem ajudar a explicar como um planeta tão semelhante à Terra se tornou um ambiente tão inóspito e tóxico, por exemplo.

Vênus é conhecido como o irmão gêmeo da Terra por características como tamanho e formação rochosa.Vênus é conhecido como o irmão gêmeo da Terra por características como tamanho e formação rochosa.Fonte:  NASA/JPL-Caltech

O legado da sonda Magalhães abre novas portas de pesquisa e observação para a próxima missão ao planeta: VERITAS, que irá desbravar os mistérios de Vênus.