A ciência por de trás do sal no café

3 min de leitura
Imagem de: A ciência por de trás do sal no café
Imagem: Getty Images

Muitas pessoas preferem não adicionar nada ao café, contudo, há quem goste de colocar uma pitada de açúcar para aproveitar uma bebida mais doce. Agora, uma nova dica viral na internet aponta que adicionar uma colher de sal no café pode ajudar a remover parte do amargor tradicional e realçar os outros sabores da bebida. Mas será que isso é verdade?

Apesar de não parecer uma informação verdadeira, o sal de cozinha, também chamado de cloreto de sódio, é conhecido por ajudar a suprimir o amargor em alimentos e bebida. Desde a descoberta do sal, os humanos utilizam o mineral para reforçar os sabores dos alimentos, incluindo a redução dos sabores amargos.

A cafeína representa cerca de 15% do amargor do café, mas são dois compostos derivados do ácido clorogênico que dão o verdadeiro sabor amargo. Conhecidos como lactonas de ácido clorogênico e fenilindanos, eles são produzidos durante a torra do café. Contudo, a bebida também pode se tornar mais amarga por diferentes processos durante o tratamento dos grãos.

Superaquecer a água do café também pode deixá-lo mais amargo, por isso, o sal está ajudando aqueles que não gostam de sentir o gosto puro da bebida. Os íons de sódio no sal são os responsáveis por neutralizar parte do sabor amargo, aguçando o dulçor e os outros sabores presentes.

Muitos militares da Marinha dos Estados Unidos usavam sal para reduzir o amargor do café durante e após a Segunda Guerra Mundial.Muitos militares da Marinha dos Estados Unidos usavam sal para reduzir o amargor do café durante e após a Segunda Guerra Mundial.Fonte: Getty Images

Uma pitada de sal no café

Em um livro de culinária do chef Alton Brown, ele indica adicionar um quarto de uma colher de chá de sal para cada oito colheres comuns de pó de café. Conforme o livro explica, o amargor será reduzido com a adição do mineral, inclusive, é possível ver a receita do café de Brown em um vídeo publicado no YouTube — em 2015, ele atualizou sua dica e disse é melhor usar a mesma quantidade de sal para cada seis colheres de café.

“A adição de sal no café amortece o amargor sem o uso de outros aditivos. O sal realça naturalmente a doçura do café e mantém os aromas agradáveis. Se as pessoas são sensíveis ao amargor, mesmo em cafés especiais, adicionar sal é uma boa alternativa ao uso de leite e açúcar”, disse a chefe do centro público norte-americano de sabor do The Coffee Excellence Center, Sara Marquart.

É importante destacar que os especialistas não acreditam que a dica do sal seja tão funcional em cafés de alta qualidade, já que eles não costumam ser tão amargos quanto as versões tradicionais.

Sal no café faz mal?

O café já é conhecido por oferecer diversos nutrientes, como potássio, magnésio, antioxidantes, entre outros benefícios à saúde. Contudo, adicionar açúcar, adoçantes e outros ingredientes calóricos pode remover alguns desses benefícios. Inclusive, o sal pode ser uma opção mais saudável e menos calórica para reduzir o amargor e aguçar os dulçores do café — mesmo assim, é importante destacar que o café não ficará doce.

Como é um diurético natural, beber café em excesso também pode reduzir a quantidade de sódio no corpo humano, por isso, adicionar um pouco de sal no café ajudará a impedir a redução de sódio.

Benefícios do sal

  • Equilibra a quantidade de água no corpo e previne a desidratação;
  • Ajuda no funcionamento do sistema nervoso;
  • Fonte de sódio;
  • Fonte de iodo;
  • Reduz risco de pressão baixa;
  • Antibacteriano natural.

Porém, algumas pessoas necessariamente devem evitar o uso do sal no café. A adição de sal pode aumentar significativamente a quantidade geral de sódio no corpo e isso pode ser um problema grave para pessoas com doenças renais e cardiorrespiratórias. Além disso, o excesso de cloreto de sódio pode causar inflamações no estômago, aumento da pressão arterial, entre outras consequências.

Malefícios do uso excessivo de sal

  • Aumento da pressão arterial;
  • Problemas cardíacos;
  • Prejudica a saúde renal e facilita o aparecimento de pedras nos rins;
  • Favorece o inchaço;
  • Dor de cabeça;
  • AVC;
  • Demência;
  • Maior risco de osteoporose.

Em muitas regiões, como no Vietnã, o sal no café é uma iguaria e pode até ser usado com outros ingredientes, como o leite condensado; na Turquia, é uma bebida tradicional durante cerimônias pré-matrimoniais informais; na Escandinávia, a bebida é consumida há décadas. Ou seja, não é algo novo e, provavelmente, o sal continuará fazendo parte do consumo de café em diversas regiões do mundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.