Como acelerar o metabolismo? Confira 7 dicas!

4 min de leitura
Imagem de: Como acelerar o metabolismo? Confira 7 dicas!
Imagem: Pexels

O destino de toda energia que consumimos através da alimentação é a realização das reações químicas essenciais para o funcionamento do corpo. Se estimulamos o metabolismo, ou seja, o conjunto desses processos, sobra menos para o nosso organismo, que passa a recorrer às nossas reservas.

Exercícios físicos, dieta equilibrada e noites de sono são o segredo não tão bem guardados assim da perda de peso (Fonte: Pexels/Victor Freitas)Pexels Exercícios físicos, dieta equilibrada e noites de sono são o segredo não tão bem guardados assim da perda de peso (Fonte: Pexels/Victor Freitas)

É a taxa metabólica quem dá a medida desse gasto. Ela pode estar regular, lenta ou, ideal para quem quer queimar gorduras, acelerada. Uma forma de contornar o acúmulo de gordura é acelerando o nosso metabolismo. Pensando nisso, saiba como acelerar o metabolismo a partir de 8 dicas surpreendentes!

1. Praticar exercícios físicos regularmente

Atividades físicas de alta intensidade são ótimas para queimar gordura, mas quem quer emagrecer de maneira definitiva deve se preocupar com os efeitos a longo prazo, e para isso não há nada melhor do que a prática regular de exercícios.

Aqui vale, principalmente, a estabilidade. Seja uma caminhada leve ou uma pedalada longa, o mais importante é praticar no mínimo duas vezes por semana por meses e até anos. Trinta minutinhos já é um excelente começo!

Quem puder, pode optar por exercícios cardiovasculares, como corrida ou ciclismo, porque são atividades que demandam muito oxigênio e sangue, forçando um gasto extra de energia. Mas quem não tem hábito de praticar, deve começar com atividades mais leves para não correr o risco de sofrer lesões. Na dúvida, é uma boa buscar um profissional de educação física.

2. Comer alimentos termogênicos

Emagrecer tem tudo a ver com a dieta e, como não podia ser diferente, é preciso prestar atenção no nosso prato. Para acelerar o metabolismo, existem alimentos ditos termogênicos – que contêm compostos capazes de estimular o sistema nervoso central.

Pimenta, canela, gengibre e café são alguns deles, que contém capsaicina, cinamaldeído, gingerol e cafeína, respectivamente. Incorporando apenas um deles na rotina alimentar, já é possível colher os benefícios, mas também vale variar entre eles.

Exageros, entretanto, devem ser evitados, já que essas substâncias, em excesso, podem trazer desconfortos para o organismo. Comece aos poucos e veja com qual seu corpo se adapta melhor.

3. Criar uma rotina alimentar

Seja por meio de jejum intermitente ou comer de três em três horas, o que essas dietas têm em comum é um aspecto chave: uma rotina alimentar. Comer com hora certa e de maneira equilibrada é um grande segredo para o bom funcionamento do nosso organismo.

Aqui não tem fórmula certa. Cada pessoa deve ver quantas refeições cabem na sua própria rotina e como o corpo se adapta a elas. Quem quer conciliar as refeições com uma dieta equilibrada e personalizada pode recorrer à ajuda de um nutricionista.

4. Proteínas

Uma dieta voltada para a aceleração do metabolismo não pode deixar de fora um elemento essencial: as proteínas. Esses nutrientes são muito mais difíceis de digerir do que carboidratos e gorduras, e por isso exigem mais energia do nosso corpo.

As carnes, sejam vermelhas ou brancas, são as principais fontes de proteínas para nós seres humanos, mas os vegetarianos não precisam se preocupar: grãos como feijão, lentilhas ou grão-de-bico também são ricos nessas substâncias e podem ser consumidos à vontade.

5. Praticar musculação

Se você já ouviu que só exercício cardiovascular serve para perder gordura, esqueça. A musculação também ajuda no emagrecimento, apesar de funcionar de forma diferente. Quando levantamos peso na academia estamos cultivando mais massa muscular no nosso corpo.

Acontece que os músculos são órgãos que custam um preço energético muito alto. Portanto, quanto mais forte, mais energia o corpo gasta apenas para se manter intacto e ativo. Combinar aeróbicos com algumas séries de musculação é a receita certa para o emagrecimento.

6. Beber mais água

Toda e qualquer reação química no nosso corpo envolve água. Portanto, um corpo hidratado é imprescindível para que elas se processem de forma adequada. Entre dois e três litros por dia costuma ser o ideal para a maioria das pessoas – a quantidade certa depende do corpo e da rotina de cada um.

Além disso, no verão é recomendado aumentar a ingestão de líquidos, já que perdemos mais água pelo suor. De quebra, essa bebida preciosa ajuda a eliminar toxinas do organismo e a limpar os rins.

7. Dormir bem

Para ter um corpo saudável é preciso ter uma rotina saudável. Isso inclui a qualidade do nosso sono. Dormir de 7 a 9 horas é essencial para regular as funções metabólicas e manter a queima de calorias nos melhores patamares possíveis.

Além disso, a privação de sono desacelera o organismo de forma geral. Quem já teve uma noite mal dormida sabe como nossos reflexos podem ficar lentos e a mente nublada – reflexos da baixa taxa metabólica.

Para emagrecer e manter o metabolismo ativo não existem grandes segredos: levar uma rotina saudável é a chave. Mais fácil que na teoria do que na prática, educadores físicos e nutricionistas são profissionais que podem nos ajudar nessa caminhada.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo para não perder nenhuma matéria sobre ciência, tecnologia e entretenimento!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.